Fernando Morgado

Fernando Morgado

Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) Brazil

Followers:
8
Votes:
30
Comments:
2
Published articles:
4

A Communication Expert professional, professor specialist in Comunicação, marketing e design, with 12 years of experience. I work at Radiodifusão. I practice teaching at Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Areas of interest: Audiovisual Design, Graphic Design, Advertising, Communication, Marketing, Branding, Motion Graphics

Idioma:
ES
Title:

El diseño en la TV brasileña: la herencia de Manchete

Synopsis:

Los 80 fueron especiales porque la tecnología, la TV y el diseño cambiaron. En Brasil, hubo una revolución en el «broadcast design». Manchete (1983-1999) tiene mucho que ver con eso.

Share:
Idioma:
ES
Title:

El futuro de la radio

Synopsis:

Los medios son aliados y la tecnología no es el fin, sino una herramienta de cambio constante.

Share:
Idioma:
PT
Title:

O design na TV brasileira: a herança da Manchete

Synopsis:

Os anos 1980 foram especiais. Mudaram a tecnologia, a TV e o design. No Brasil, houve uma revolução no «broadcast design». A Rede Manchete teve muito a ver com isso.

Share:
Idioma:
ES
Title:

Marcas de TV generalistas: retos, temas y soluciones

Synopsis:

Propuesta de clasificación para marcas de canales pensadas para todos los públicos.

Share:

Especialista en Gestión Empresarial y Mercadotecnia y licenciado en Diseño de la Comunicación Visual y Mercadotecnia por ESPM-Rio. Investigador de medios y comunicación, conferencista y escritor. Trabaja en el sector de inteligencia de negocios de Sistema Globo de Radio. Profesor invitado de la Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco (UAM-X), de la ESPM-Rio y del Instituto de Estudos de Televisão. Actuó en proyectos de marca para empresas de comunicación. Articulista, autor y coautor de libros. Mantiene un sitio web premiado.

 

*   *   *

 

Fernando Morgado é pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing e graduado em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing pela ESPM-Rio. Pesquisador de mídia e comunicação, jornalista (MTB 35.910/RJ) e professor convidado da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-X) do México, da ESPM-Rio e do Instituto de Estudos de Televisão. Atua na área de inteligência de mercado do Sistema Globo de Rádio.

É autor do livro Televisionado: artigos sobre os principais nomes da TV (Multifoco, 2009), um dos autores do As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (Instituto Moreira Salles, 2013) e colaborador do Rádio: teoria e prática, de Luiz Artur Ferraretto (Summus, 2014), e Av. Paulista, 900: a história da TV Gazeta, de Elmo Francfort (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010).

Palestrante,Fernando Morgado já se apresentou para empresas e instituições como SBT, Grupo de Mídia, ESPM, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Paraná. Foi também um dos professores da cátedra Rádio Globo, na PUC-Rio.

Pela agência Tecnopop, trabalhou no reposicionamento de marca da Rádio Globo, CBN, BEAT98, BHfm e SGR, além de ter gerenciado o projeto estratégico de marca da casa editorial Zahar.

Apresentou, no Festival Internacional de Televisão 2014, a homenagem ao programa A grande família, com a presença de Marieta Severo, Tonico Pereira, Evandro Mesquita, Lucio Mauro Filho, Adriana Falcão, Mauro Wilson, Luis Felipe Sá e Patricia Pedrosa, e o painel «A quarta era da telenovela no Brasil», com a participação dos autores João Ximenes Braga, Duca Rachid e Izabel de Oliveira.

Fernando Morgado é comentarista da Rádio MEC, no quadro educativo «O rádio faz história», do programa Todas as vozes, e cronista do portal Caros Ouvintes. Tem artigos publicados por veículos de comunicação do Brasil e do exterior.

Com a direção do Prof. Dr. Mauro Alencar, consultor da TV Globo, reconstituiu a abertura da primeira versão da novela Os Ossos do Barão (1973). A emissora não possuía mais este registro, que foi perdido ainda durante a década de 1970.

Seu site, fernandomorgado.com.br , foi um dos ganhadores do 1º Prêmio Top Blog, promovido pelo Grupo Objetivo/Universidade Paulista em parceria com a TV Vanguarda, afiliada Rede Globo. Dentre os 73 mil inscritos, ele ficou entre os cem blogs profissionais mais votados na categoria comunicação e, ao final, foi escolhido como um dos três melhores do Brasil pelo júri da premiação.

8

Mar 2016 My opinion in the article Para persuadir hay que saber argumentar

Felicitaciones, Alejandro, por su texto brillante. Son conceptos obligatorios para todos que quieren trabajar (y/o defender su trabajo) mejor.

0
8

May 2015 I like the article:

8

May 2015 I like the comment of Denisse Salinas in the article El futuro de la radio

8

Apr 2015 My reply on the dialogue started by Gustavo Benitez in the article El futuro de la radio

Muchas gracias por sus palabras, Gustavo. Estoy deacuerdo contigo.

0
8

Apr 2015 I like the comment of Gustavo Benitez in the article El futuro de la radio

8

Apr 2015 Following:

Bruno Porto

Professional, Professor with 27 years of experience.
8

Mar 2015 Following:

Iliana Soriano

Professional with 7 years of experience.
8

Mar 2015 Article published in FOROALFA:

8

Mar 2015 Article published in FOROALFA:

8
8

Aug 2013 Following:

Rique Nitzsche

Professional, Professor with 49 years of experience.
8

Aug 2013 Following:

Alejandro Tapia

Professor with 31 years of experience.
8

Aug 2013 Following:

André Stolarski

Professional with 24 years of experience.
Bruno Porto

Bruno Porto

Apr 2015

Iliana Soriano

Iliana Soriano

Mar 2015

Rique Nitzsche

Rique Nitzsche

Aug 2013

Alejandro Tapia

Alejandro Tapia

Aug 2013

André Stolarski

André Stolarski

Aug 2013

Jhoselyn Lopez

Jhoselyn Lopez

Oct 2015

Bruno Ferreira

Bruno Ferreira

Sep 2015

Bruno Porto

Bruno Porto

Apr 2015

Micahel Pinedo

Micahel Pinedo

Apr 2015

Wesley Pinto

Wesley Pinto

Mar 2014

Iliana Soriano

Iliana Soriano

Jan 2014