Diálogo Nº 47015
Diálogo iniciado en el artículo Toda marca debe ser...
O artigo é interessante e bastante didático, mas fiquei curioso por saber de onde saíram - ou quem formulou - as máximas dogmáticas listadas (uma fonte bibliográfica, referência, postagem, etc). Trocaria todo esse esforço por uma única colocação: toda recomendação deve ser ponderada ao contexto e à luz do conhecimento, e toda situação deve ser analisada particularmente. A maioria dos clássicos mitológicos propostos não é equivocada - apenas não devem ser tomadas como verdades inflexíveis e absolutas. Entendi que a proposta do artigo era convidar os designers a agirem de forma questionadora, optando sempre por refletir a respeito de normas e regras de conduta (no lugar de segui-las cegamente). Mas eu tomaria o cuidado de não desmontar alguns dogmas (que contém orientações gerais bastante pertinentes) através da remontagem de outros dogmas, baseados apenas em exceções de mercado. Por aqui dizemos que são exceções que confirmam as regras... ;-)