Suzana Dias

Suzana Dias

Trofa (Porto) Portugal

Followers:
0
Votes:
1
Comments:
7

An Educator professor specialist in Design de comunicação, with 22 years of experience. I am attending Curso de Doutoramento em Arte e Design Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. I work at Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). I practice teaching at Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Areas of interest: Audiovisual Design, Graphic Design, Industrial Design, Web Design, Advertising, Communication, Illustration, Branding, Technology

 

Designer de Comunicação, docente a tempo integral no ensino superior (IPCA) e investigadora no 1º ano de Doutoramento em Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Licenciada, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [1996] – Design Gráfico; mestre pela Universidade Católica Portuguesa [2002] – Curso de Som e Imagem,  com a tese intitulada “e-dentidade, do Analógico ao Digital na Construção da Identidade Contemporânea”.

 

De 1994 a 2002, professora de Artes Visuais no ensino básico e secundário. De 2001 a 2009, docente na Escola Superior Artística do Porto (ESAP), no curso de Arte e Comunicação e no curso de Design e Comunicação Multimédia. Desde 2006, lecciona na escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, nos cursos de Design Gráfico e Design Industrial. De 1996 a 2001, exerceu a actividade de designer editorial em regime de freelance na Porto Editora.
Co-autora do manual de Teoria do Design: Desígnio, Porto Editora, 2001.

Membro da organização do evento anual: DIA D, conversas sobre design (IPCA)

Diversos artigos publicados e participação em várias Comunicações Científicas.

 

Alguns artigos que podem ser consultados online:

•Era uma vez... A filosofia da Narrativa no Design de Comunicação (2010)

http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/66

• Alunos da ESAP fizeram design para “Conversas de Rua” (2010)

http://www.tipografos.net/cadernos/cadernos-de-tipografia-2010.html

•Identidade no Acto Criativo (2009)

http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/69

• Tecnologias da Comunicação e Identidade  (2004)

http://www.interact.com.pt/memory/interact10/ensaio/ensaio4.html

0

3 months ago Following:

Joan Costa

Professional, Professor
0

One year ago I like the article:

0

Jan 2015 I like the article:

0

Jul 2014 My opinion in the article La marca más poderosa del mundo

Torna-se fundamental no processo de branding existir uma história baseada em ações consistentes e relevantes, mais do que apenas na construção de aparências.

0
0

Aug 2013 I like the article:

0

Aug 2013 My opinion in the article Cambio de paradigma: la Comunicación Visual

Un Saluto a Joan Costa.

Pergunto: não estaria mais completa a designação se fosse: Design da Comunicação Visual ?

Parece-me que o termo ʼdesignʼ não me prende necessáriamente à ʼburbuja profesionalʼ, mas aponta a uma função e a um conjunto de conhecimentos para efetivar melhor a comunicação.

A comunicação gestual - linguagem gestual - não é igualmente Comunicação Visual?

Muito obrigada por esta reflexão.

0
0

Jan 2013 Following:

Jorge Frascara

Professional, Professor with 55 years of experience.
0

Jan 2013 Following:

Alvaro Magaña

Professional, Professor with 27 years of experience.
0

Jan 2013 My opinion in the article Coisas do design e dos designers que me incomodam

Caro Álvaro.

O seu artigo é contundente, e visceral, como diz.

Gostaria de ver nele apontadas algumas reflexões suas relativamente a «qual melhor modelo educativo para a formação profissional de um designer» .

Talvez ajudasse a desenvolver algumas reflexões nesse sentido!

1
0

Sep 2011 My opinion in the article Todo es diseño

Nelson,

Se tudo é Design, fará então sentido referir que existem diferenças de postura? Ou a frase de Paul Rand não é absoluta ( e já sabemos que não existem verdades absolutas); ou então não faz sentido falar no dilema é design/não é design através da postura entre um designer e um executante, porque assim estamos a negar que ʼtudo é designʼ. Não sei... Quer comentar?

0
0

Sep 2011 I like the article:

Nelson Meléndez

Todo es diseño

45
0

Apr 2011 My opinion in the article Lo intuitivo en el diseño

Gostei muito deste artigo.

Gostaria de poder explorar mais sobre Orgonomia e a sua relação com o Design de Comunicação. Poderia indicar-me livros ou investigações sobre este assunto?

0
0

Apr 2011 I like the article:

0

Apr 2011 My opinion in the article El proceso de diseño, por sobre el objeto de diseño

Durante muitos anos ensinei design de comunicação através de um forte enfoque no processo e nos conceitos. Ensino agora teoria do design e importo para a sala de aula o mesmo sentido - a aprendizagem tem de ser feita através de uma participação activa do aluno. Contudo reconheço que no sistema de bolonha e no mercado de trabalho actual este tipo de ensino se encontra DESAJUSTADO. Existe o deslumbre pelo ʼerotismo formalʼ e pelo imediato porque dá uma ilusão de qualidade e realização de objectivos. A prática sai a ganhar à teoria. O que fazer mais para mostrar que ambas são complementares?

0
0

Feb 2011 I like the article:

0

May 2010 My opinion in the article ¿Existe un lenguaje del color?

A cor é um dos elementos mais fortes da comunicação visual. Através dela criam-se sensasões imediatas sem que seja preciso utilizar uma única palavra. A cor consegue destruir ou negar a mensagem que foi organizada pela tipografia, icone e até composição. Tem um forte simbolismo cultural (tanto global quanto local). Nesse sentido o designer tem de conhecer muito bem para que público vai dirigir a sua mensagem. O sucesso da comunicação visual está muito dependente de um conhecimento profundo de todas as dimensões da cor, quer técnicas, compositivas ou simbólicas.

0
Joan Costa

Joan Costa

3 months ago

Jorge Frascara

Jorge Frascara

Jan 2013

Alvaro Magaña

Alvaro Magaña

Jan 2013