Design para o homem espiritual

O Design deve ajudar a alcançar o equilíbrio entre o homem material e o espiritual nesse novo seculo.

Marcio Dupont São Paulo
Followers:
53
Comments:
1
Votes:
9
Compartir:

Nesse novo século o design deve se reinventar. Existir a partir de outra perspectiva, e não mais enfatizar e valorizar tanto o lado material do homem, como tem feito até agora, dando atenção ao homem espiritual, desde a criação de  uma nova realidade material de produção, consumo e descarte de acordo com os princípios do respeito, da cultura e da educação. Um universo que inclua o planeta Terra e todo os seus habitantes.

O design em uma futura situação ideal deveria equilibrar o homem material e espiritual. Porém, atualmente a tecnologia é ao mesmo tempo escrava e dona do homem material, nos dando a falsa idéia de sermos uma raça inteligente e em progresso constante.

Será o design atual reflexo externo do caos interno, da pobreza espiritual e moral do ser humano?

Esse caos se traduz em um contexto desequilibrado, que é o contexto do material e não do espiritual. Sendo assim as atuais crises ecológicas e financeiras são apenas uma exteriorização da pobreza espiritual do homem e da sua falta de respeito por toda e qualquer vida, inclusive a dele. Nós designers somos construtores de realidades, de estilos de vida, geramos novos paradigmas, por isso, podemos criar uma nova consciência e educar por meio do design!

A obrigação moral do designer

Temos a obrigação moral de propor, inovar e desenhar com uma nova visão, criando design com benefícios significativos e essenciais.

Podemos gerar serviços no longo prazo para uma determinada comunidade, sendo o homem espiritual o novo centro de atenção e, partir dele propor uma nova realidade sustentável de projeto, manufatura, consumo e descarte. Uma realidade com ênfase no emocional e na experiência do consumidor. O aspecto emocional deve ser o propulsor de novos conceitos a partir dos quais o aspecto tecnológico e material somente ajudará a materializar esse novo mundo.

A percepção sobre o design será diferente quando esse tiver um novo significado e for entendido por todos, trazendo qualidade de vida para uma maioria. Como exemplo temos o «design sustentável» em uma nova atitude para com o design da qual o homem faz parte de algo maior e não apenas isolado em sua suposta grandeza. É uma relação constante e consciente com o seu contexto. Não é possível continuar projetando produtos e serviços de modo inconsciente para o homem material, esquecendo de que sempre há uma ação-reação ainda que não seja visível imediatamente ou que produza efeitos em local distante de sua utilização.

Design, um direito de todos

Até agora o design não está disponível em massa para aqueles que não podem «con$umi-lo» quando deveria ser um direito básico e tão essencial quanto a educação, alimentação, saúde, ainda que estes últimos sejam escassos também em alguns países.

O design deve ter sempre uma participação com benefícios mais positivos, não apenas como um produto para ser consumido. Desenhar para o homem espiritual significa respeitar o planeta Terra e a natureza, otimizando o nosso entorno material, visível e invisível, criando qualidade de vida para todos.

É urgente uma regeneração moral e material acelerada do Homem, o planeta Terra não pode esperar e nós muito menos. O homem material deve dar o seu lugar ao homem espiritual e assim construiremos uma nova realidade material de acordo com o século 21, por meio de uma nova educação, cultura e principalmente pela paz do homem consigo mesmo.

Editor: Ana Bossler Porto Alegre
Followers:
53
Comments:
1
Votes:
9
Compartir:

1 Comments

Comment

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 10/10/2013.

Marcio Dupont

More articles by Marcio Dupont in Portuguese

Idioma:
PT
Title:

O Design: pensamento estratégico para a inovação

Synopsis:

O design aplicado como pensamento estratégico na empresa gerando vantagens competitivas na forma de novos modelos de negócios, serviços e experiências.

Share:
Idioma:
PT
Title:

Design Thinking não é Design

Synopsis:

Há uma febre de Design Thinking no mundo, levando a uma visão errada sobre a profissão do Design. O artigo questiona, não o Desing Thinking, mas a sua aplicação superficial.

Share:
Idioma:
PT
Title:

Clara Porset, a cubana que reinventou o design no México

Synopsis:

Este artigo é uma homenagem a Clara Porset Dumas, desenhista industrial cubana pouco conhecida no Brasil e até em Cuba, responsável por construir um novo México através do Design.

Share:

You may be interested

Marcio Dupont
Idioma:
ES
Author:

Marcio Dupont

Title:

Design Thinking no es Diseño

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
65
Comments:
54
Followers:
53
Marcos Beccari
Idioma:
PT
Author:

Marcos Beccari

Title:

O designer solipsista

Share:
Interactions:
Votes:
9
Followers:
42
Jesús Mª Pineda-Patrón
Idioma:
ES
Author:

Jesús Mª Pineda-Patrón

Title:

Usuario vs. diseñador

Share:
Interactions:
Votes:
44
Comments:
24
Followers:
18
Joan Costa
Idioma:
ES
Author:

Joan Costa

Title:

Book: 100 hitos del diseño

Share:
Interactions:
Votes:
49
Comments:
1
Followers:
2161
Dosve
Idioma:
ES
Author:

Dosve

Title:

Creatividad en movimiento para un canal infantil

Share:
Interactions:
Votes:
63
Comments:
35
Followers:
7
André Ricard
Author:

André Ricard

Title:

From the Useful-object to the Object-tool

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
1
Followers:
433
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

0
Nana Monteiro
Oct 2013

Parabéns por este artigo.

0
Reply

Upcoming online courses

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
6 Agosto

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019