Marcio Dupont

Design para o homem espiritual

O Design deve ajudar a alcançar o equilíbrio entre o homem material e o espiritual nesse novo seculo.

Nesse novo século o design deve se reinventar. Existir a partir de outra perspectiva, e não mais enfatizar e valorizar tanto o lado material do homem, como tem feito até agora, dando atenção ao homem espiritual, desde a criação de  uma nova realidade material de produção, consumo e descarte de acordo com os princípios do respeito, da cultura e da educação. Um universo que inclua o planeta Terra e todo os seus habitantes.

O design em uma futura situação ideal deveria equilibrar o homem material e espiritual. Porém, atualmente a tecnologia é ao mesmo tempo escrava e dona do homem material, nos dando a falsa idéia de sermos uma raça inteligente e em progresso constante.

Será o design atual reflexo externo do caos interno, da pobreza espiritual e moral do ser humano?

Esse caos se traduz em um contexto desequilibrado, que é o contexto do material e não do espiritual. Sendo assim as atuais crises ecológicas e financeiras são apenas uma exteriorização da pobreza espiritual do homem e da sua falta de respeito por toda e qualquer vida, inclusive a dele. Nós designers somos construtores de realidades, de estilos de vida, geramos novos paradigmas, por isso, podemos criar uma nova consciência e educar por meio do design!

A obrigação moral do designer

Temos a obrigação moral de propor, inovar e desenhar com uma nova visão, criando design com benefícios significativos e essenciais.

Podemos gerar serviços no longo prazo para uma determinada comunidade, sendo o homem espiritual o novo centro de atenção e, partir dele propor uma nova realidade sustentável de projeto, manufatura, consumo e descarte. Uma realidade com ênfase no emocional e na experiência do consumidor. O aspecto emocional deve ser o propulsor de novos conceitos a partir dos quais o aspecto tecnológico e material somente ajudará a materializar esse novo mundo.

A percepção sobre o design será diferente quando esse tiver um novo significado e for entendido por todos, trazendo qualidade de vida para uma maioria. Como exemplo temos o «design sustentável» em uma nova atitude para com o design da qual o homem faz parte de algo maior e não apenas isolado em sua suposta grandeza. É uma relação constante e consciente com o seu contexto. Não é possível continuar projetando produtos e serviços de modo inconsciente para o homem material, esquecendo de que sempre há uma ação-reação ainda que não seja visível imediatamente ou que produza efeitos em local distante de sua utilização.

Design, um direito de todos

Até agora o design não está disponível em massa para aqueles que não podem «con$umi-lo» quando deveria ser um direito básico e tão essencial quanto a educação, alimentação, saúde, ainda que estes últimos sejam escassos também em alguns países.

O design deve ter sempre uma participação com benefícios mais positivos, não apenas como um produto para ser consumido. Desenhar para o homem espiritual significa respeitar o planeta Terra e a natureza, otimizando o nosso entorno material, visível e invisível, criando qualidade de vida para todos.

É urgente uma regeneração moral e material acelerada do Homem, o planeta Terra não pode esperar e nós muito menos. O homem material deve dar o seu lugar ao homem espiritual e assim construiremos uma nova realidade material de acordo com o século 21, por meio de uma nova educação, cultura e principalmente pela paz do homem consigo mesmo.

Author
Marcio Dupont São Paulo
Edition
Ana Bossler Porto Alegre

Published on 10/10/2013

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/design-para-o-homem-espiritual) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Related

Illustration:
FOROALFA
Author:

FOROALFA

Title:

Debate: Nueva Scoopy de Honda: ¿mejor o peor?

Synopsis:

La nueva versión del famoso scooter de Honda es polémica. Vinçon ha seleccionado la plataforma de FOROALFA para debatir el nuevo diseño. ¿Usted qué opina?

Votes:
61
Comments:
66
Followers:
536
Idioma:
ES
Illustration:
Alfredo Gutiérrez Borrero
Author:

Alfredo Gutiérrez Borrero

Title:

Forum, “Fuero” and “Foras”!

Synopsis:

On the shared construction of a design without geographical, academic or professional boundaries.

Translations:
Read in spanish Read in portuguese
Followers:
281
Illustration:
Oskar Santamaría
Author:

Oskar Santamaría

Title:

La sostenibilidad como clave para la democratización del diseño

Synopsis:

La corriente sostenible en el diseño puede ser un método para dar acceso a experiencias gratificantes para todos.

Votes:
28
Comments:
2
Followers:
4
Idioma:
ES
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2017