Diálogo Nº 29435
Diálogo iniciado en el artículo Las personas son más creativas en ambientes creativos
![Retrato de Joaquín Eduardo Sánchez Mercado](https://foroalfa.org/imagenes/perfiles/48/261/261654.jpg)
Un ambiente más participativo no necesariamente quiere decir un ambiente más creativo, todo depende de que tan «creativos» y talentosos sean unos y otros. Un grupo de seres mediocres o neófitos tal vez no logren mucho, o tal vez lo que logren sea porque no son genios, pero son muchos. También me parece que lugares luminosos, con sillones apoltronados y decorados, no son siempre motivadores de la creatividad, grandes obras de grandes genios surgieron en lugares deprimentes y en condiciones adversas. Habría que ver que es un ambiente «más creativo».
![Retrato de Rique Nitzsche](https://foroalfa.org/imagenes/perfiles/48/85/85746.jpg)
Minha empresa havia criado uma metodologia que, quando comparada em Stanford com a do design thinking (em 2007), descobrimos muitos mindsets e ferramentas em comum. A metodologia da IDEO e ensinada em Stanford chamava-se design thinking e funcionava na prática, assim como a minha (a qual chamávamos de design estratégico). Tomamos então duas atitudes: aprender como melhorar a nossa própria metodologia e assumir o nome (DT) que parecia ter um caminho internacional e irreversível. Nossa experiência mostrava que não adianta brigar contra o que já existe fixado dentro da mente das pessoas. Nossa equipe já realizou dezenas de projetos bem sucedidos através da abordagem do DT. Acredite, funciona. Assim como funcionaria se tivesse outro nome, como «banana», uma sugestão bem humorada do escritor Bruce Nussbaum. Portanto, não estou preocupado com o nome da metodologia, mas com seu funcionamento na prática. Também não quero mudar o seu ponto de vista. Continue com ele.