Júlio Carlos De Souza Van Der Linden

Júlio Carlos De Souza Van Der Linden

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Brasil

Seguidores:
0
Votos:
0
Opiniones:
2

docente con 41 años de trayectoria. Ejerce la docencia en Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Áreas de interés: Diseño Industrial

0

Feb 2011 Me gusta el artículo:

0

Ene 2010 Mi opinión en el artículo ¿Existe un método para diseñar bien?

Completando, os métodos utilizados no processo de design são frutos de experiências humanas. Alguns são baseados em preceitos da Lógica, outros de relações de negócio (são empíricos). A Universidade, como ambiente de produção de conhecimento, deve confrontá-los, com o objetivo de aumentar o repertório de cada desenhador e não de encontrar O MÉTODO. Como vários afirmam nesta discussão, deve-se buscar uma metodologia própria. E metodologia significa tanto estudo de métodos (que todos devem fazer), como conjunto de métodos (que todos devem ter).

0
0

Ene 2010 Mi opinión en el artículo ¿Existe un método para diseñar bien?

Creio que o problema do método processo de design merece uma discussão que considere três níveis, pelo menos. O primeiro está no indivíduo e corresponde a estilo cognitivo e processo criativo. O segundo refere-se ao que é feito nas empresas ou na relação entre profissional e cliente. O terceiro corresponde à reflexão que a profissão, como uma disciplina do conhecimento, deve fazer e, com ela, construir a sua identidade.

O maior problema está em desejar UM método que seja de utilização geral, válido para todos em todas as situações. Os problemas são diferentes; e mais, todos somos diferentes.

0