Santiago sobre Tejer pensamiento (25890)
Diálogo iniciado por Mario Santiago en el artículo Tejer pensamiento

Cara Angélica, «congratulaciones» pela lucidez da sua convocação para uma coletividade de tecedores de pensamento, num tempo em que tudo se pauta pela submissão aos ditames do individualismo. A tua experiência me levou a lembrar, imediatamente, do belo poema Tecendo o amanhã, do grande poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto. Leia-o através deste enlace: Enlace

Mario, eu li o poema e me faz pensar não só no artigo de Angélica, se não também nos diferentes elos que são criados em um grupo de pessoas para desenvolver projetos diferentes, refiro-me a isso porque no meu projeto de grupo de pesquisa grau da Universidade Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, chamado Noesis (perceber ou conceber uma idéia intelectualmente) pensava que as redes de tecer tornar-se um cérebro coletivo que ajuda a pensar em projectos diferentes todos e cada um de nós, desenvolver atingir da melhor maneira possível. Mas para fazer todos precisamos uns dos outros.

Santiago cativando o poema acima banners e transporta-me à idéia apresentada por Raquel pelta de Projetando com as pessoas, ela fala de relacionamento com o cliente - usuário - designer é um relacionamento conectado onde trabalhamos juntos, ossos estão interligados uns com os outros, não hierarquias apenas relações afins, onde todas as partes envolvidas. Estou muito interessado em raízes de meu país como estar em contato com eles, eu me pergunto que tipo de comunidades deste tipo são importantes no Brasil?

Mario, valoro mucho esta poesía ya que me recordó mi visita a la Sierra Nevada de Santa Marta, donde en un árbol, varios pájaros mochileros tejían colectivamente hermosos y resistentes nidos, al igual que las mujeres Arhuacas, quienes tejen sus mochilas en un encuentro colectivo de saberes espirituales. Las analogías de las dinámicas de la naturaleza y el tejido de pensamiento de las comunidades, permiten construir una sociedad igualitaria... Quiero saber si has trabajado con comunidades o proyectos similares para ver si puedes aportarnos un poco más de tus conocimientos y fortalecernos.