A traição do designer gráfico

De quem é a culpa se os salários dos designers gráficos sejam tão baixos?

Italo Fajardo Santiago
Followers:
24
Comments:
1
Votes:
9
Compartir:

Cursava o segundo ano do curso de Design gráfico na universidade quando decidi buscar na internet como andava a oferta de emprego na minha área. Logo percebi — com ingrata surpresa — que o mais comum eram ofertas buscando um recém-formado superdotado, com conhecimentos em todas as plataformas digitais, domínio total dos sistemas de impressão, atenção ao cliente, bilíngue, criativo, com tolerância total à pressão, simpático, responsável e, acima de tudo, que cobre barato!

Minha paixão pela profissão não foi afetada graças a minha convicção de que esta indesejável prática era somente parte do início da atividade e que com o passar dos anos isso não mais aconteceria. Foi assim que me formei e comecei a procurar por aquele trabalho tão sonhado onde faria o que mais amo.

Trabalhei meses por uma miséria de salário sob o pretexto de estar aprendendo e que praticamente eu estava recebendo um favor, quando um dia acordei e começou esse bichinho do questionamento a atacar minha consciência; comecei a me perguntar de quem é a culpa ou quem são os responsáveis da situação. Minha cabeça se iluminou e quase grito: que idiota, a culpa é nossa!

Claro... A culpa é nossa, já que a maioria do profissionais do Design e da Publicidade em algum momento de nossa vida profissional iniciaremos a independência econômica de nosso empregador e começaremos nosso próprio negócio (agência, escritório, etc.) seremos designers semi-exitosos e necessitaremos contratar a outros designers com menos experiências (tal como fomos um dia) para realizar os trabalhos que nós mesmos realizamos alguma vez e passar os conhecimentos adquiridos através da exagerada carga de trabalho.

Aqui se manifesta o momento culminante da traição: este designer chefe oferecerá trabalho a seus colegas confiante em que a disputa está tão acirrada que não será difícil encontrar um garoto com muita vontade de demonstrar que é na área. Selecionará cinco da lista, os convocará para uma entrevista, contará uma melodiosa história dizendo que a agência é quase uma multinacional, fará uma quase promessa de ascensão para breve e que os clientes virão pessoalmente parabenizá-los por cada trabalho realizado.Tudo isso por um salário miserável, um alto nível de estresse, saídas tarde da noite (cuja única recompensa é um sanduíche e um refrigerante) e uma constante insatisfação.

Fica a pergunta: por que o mesmo designer que tanto sofreu em seus primeiros anos por migalhas (sabendo que seu patrão ganhava muito) fará o mesmo com seus colegas novatos? Será uma espécie de teste? Uma força psicológica que o leva a se vingar? Acredita que é a melhor maneira de se tornar profissional na área ou, simplesmente, se transformou com a chegada do dinheiro no que por anos criticou e chegou a odiar?

Honestamente, estou inclinado a acreditar nesta última teoria.

Translated by Luiz Claudio Gonçalves Gomes Campos Dos Goytacazes
Followers:
24
Comments:
1
Votes:
9
Compartir:

1 Comments

Comment

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 14/11/2013.

You may be interested

Carlos Naranjo
Idioma:
ES
Author:

Carlos Naranjo

Title:

El abanico mental

Share:
Interactions:
Votes:
3
Followers:
6
Fabián Bautista
Idioma:
ES
Author:

Fabián Bautista

Title:

La red creativa

Share:
Interactions:
Votes:
16
Comments:
14
Followers:
48
Pablo Porporato
Idioma:
ES
Author:

Pablo Porporato

Title:

Ser o no ser especialista, esa es la cuestión

Share:
Interactions:
Votes:
28
Comments:
13
Followers:
6
Javier Lede
Idioma:
ES
Author:

Javier Lede

Title:

El diseñador, el médico y el cliente

Share:
Interactions:
Votes:
50
Comments:
29
Followers:
3
Josefina Ramirez
Idioma:
ES
Author:

Josefina Ramirez

Title:

Un reality de diseño

Share:
Interactions:
Votes:
78
Followers:
22
Mauricio Arboleda Acosta
Idioma:
ES
Author:

Mauricio Arboleda Acosta

Title:

¡Sé emprendedor!

Share:
Interactions:
Votes:
5
Comments:
2
Followers:
10
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

0
Vinicius Acquesta
Nov 2013

Muito bom! Aqui no Brasil eu sempre pensei que era algo da nossa cultura, ganhar 100% em cima de alguem para fazer o trabalho. Mas concordo, se sujeitamos a ganhar um salário de migalhas, é claro que as empresas vão querer, acho que temos que mudar algo na nossa queria profisão!

1
Reply

Upcoming online courses

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
6 Agosto

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019