Branding Corporativo
Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones
20 horas (aprox.)
1 diciembre
Florianópolis
Santa Catarina
Brasil
Julio Teixeira es diseñador gráfico, profesional, docente, con 23 años de trayectoria. Reside en Florianópolis (Santa Catarina), Brasil. Tiene interés en Diseño Audiovisual, Diseño de Indumentaria, Diseño Gráfico, Diseño Industrial, Publicidad, Comunicación, Ilustración, Branding. Julio está en FOROALFA desde 2009.
Doutorando do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC - Brasil, é Mestre em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2011), possui graduação em Design Gráfico pela UDESC (2005). Atualmente é Bolsista de Pesquisa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e atua como pesquisador. Tem experiência profissional e acadêmica em Design e Gestão principalmente em abordagens relacionadas a Branding, Processos de Desenvolvimento de Projetos, Gestão Visual, Melhoria Contínua, Atendimento Comercial, Projeto Visual e Ilustrações.
Abr. 2014 Mi respuesta en el diálogo iniciado por Yuri Matheus Gomes en el artículo Design Thinking não é Design
Oi Mauricio, vi esta entrevista com Bruce Nussbaum da Parsons sobre DT e achei que poderia interessar, gostei da leitura e indico: Enlace
Abr. 2014 Mi respuesta en el diálogo iniciado por Yuri Matheus Gomes en el artículo Design Thinking não é Design
Marcio, neste ponto eu concordo 100% contigo. Mas a questão é que vejo a situação do DT mais positiva do que negativa. A engenharia aproveita-se da credibilidade que possui com os números para dominar cadeiras estratégicas, sem deixar de fazer engenharia. Se bem administrado o DT pode ser uma ótima oportunidade para mostrarmos o valor do nosso modo de pensar. Isso pode se mostrar muito valioso em certas áreas e situações que não são tradicionalmente do design.
Abr. 2014 Mi respuesta en el diálogo iniciado en el artículo Design Thinking não é Design
Concordo com Bonsiepe. Mas e quando o design, a partir de seu modus operandi (ou de parte dele), inova de forma estratégica? Qdo ele (re)desenha processos, serviços ou identifica público-alvo? Ele passa a atuar em "áreas" que não são tradicionalmente de design (ex. mkt, modelos de negócios, ensino, mapeamento de padrões, pensamento visual..)? A meu ver o design também está atuando sobre as premissas de Bonsiepe, mas numa esfera diferente, e isso tem grande valor! Em outros tempos (tempo dos números) a engenharia também valorizou seu modo de pensar para ganhar maior espaço no meio empresarial.
Abr. 2014 Mi opinión en el artículo Design Thinking não é Design
Marcio,
Quando quando li as primeiras publicações sobre DT tive a mesma impressão. Depois de algum tempo passei a encarar ele como a velha a Gestão de Design (que muitas vezes me reportava as teorias de adm, só que de forma mais superficial e, com mais cores e desenhos). Porém, depois de algum tempo comecei a ver novos livros e artigos que apresentavam ferramentas e processos de design aplicados em outras demandas e realidades, aparentemente distantes do "design tradicional", e com resultados "fora da caixa". Então passei a aceitar que o DT era de fato uma força motriz em processos inovadores.
Jul. 2013 Me gusta el artículo:
Jul. 2013 Tradujo el artículo:
Jun. 2013 Me gusta el artículo:
Sept. 2012 Me gusta el artículo:
Sept. 2012 Mi opinión en el artículo Método simplificado para construção de um sistema de identidade visual
Muito interessante a representação do modelo de processo por meio de infográfico. Inclusive a lógica, serve para outros processos de design e áreas afins. Tens outros materiais, gostaria de citá-lo, também tenho interesse de trocar umas informações... Parabéns pelo texto.
May. 2012 Me gusta el artículo:
Seminarios de actualización para especializarte junto a los que más saben
Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones
20 horas (aprox.)
1 diciembre
Guía analítica y método de trabajo para determinar estrategias de cambio de marca
15 horas (aprox.)
1 diciembre
Cómo construir autoridad profesional y superar el problema de convencer al cliente al presentarle diseños
15 horas (aprox.)
1 diciembre