Vero Orso

Uma metodología criativa para a criação

Lego© Serious Play uma supreendente metodologia que coloca altos executivos e seus colaboradores na busca de soluções para suas empresas. E tudo isso, jogando...

Read in spanish
Una metodología creativa para creativos
Read in english
A Creative Methodology for Creative People

«Se conhece mais uma pessoa em uma hora de jogo que em um ano de conversa».

Platão

Ainda existem chefes que condenam os momentos de lazer? Sim, em muitos lugares ainda continua sendo mal visto dedicar momentos de seu dia de trabalho para pesquisar, ler ou se divertir. Em ambientes de criação como os que trabalhamos, os momentos de espairecimentos são sem dúvida imprescindíveis, pois é aonde se nutre a inspiração. Para os que pensam assim, a metodologia Lego© Serious Play, que está sendo difundida em todo o mundo, chega até nós para  confirmar (algo que muitos já sabiam) que jogando se soluciona.

Lego© Serious Play nasce na própria empresa LEGO a partir da sugestão de um de seus empregados, de usar as peças que eles mesmos construíam para reuniões interativas que já vinham praticando para melhorar o ambiente de trabalho. Quando perceberam que isso dava bons resultados para buscar e encontrar soluções concretas, decidiram dar-lhe um marco formal, registrando-o como uma ferramenta poderosa desenhada para desenvolver competências e inovar dentro das empresas.

Como funciona e como podemos tirar proveito desta dinâmica? Trata-se de uma metodologia que pretende resolver problemas ou desenvolver mudanças empresariais ludicamente. Tem sido comprovado que uma pessoa quando joga baixa sua barreira quanto a crenças, participa muito mais, convive, se comunica melhor, não existem hierarquias e liberam as emoções, pois estando as mãos integralmente conectadas à emoção da pessoa, esta pode transmitir de uma maneira mais clara qual é seu ponto de vista e ao mesmo tempo agregar todo seu conhecimento, e assim mostrar um modelo completo de sua experiência.

Para isso são utilizadas peças Lego e com elas se constrói a solução que cada pessoa dá ao brief emitido. Em seguida, cada um comenta sua experiência e daí é possível fundir conceitos e, principalmente, o mais importante, materializar, por meio de tentativa e erro sem ter ainda o protótipo armado, o qual dá uma grande vantagem ao processo de construção de um projeto.

Se o que a empresa precisa não é a resolução de um problema com solução material, mas algum tipo de crise ou mudança de visão, realizando este exercício surgem conceitos e maneiras de ver o problema com tanta diversidade quanto aos participantes que se integrem à experiência. Isso é o que tem de bom essa metodologia: poder participar se expressando de modo diferente de modo a adaptar-se a qualquer tipo de empresa, projeto e quantidade de pessoas: como todo jogo, não tem limite.

Empresas como Google são as primeiras a implantar este método e utilizá-lo em suas atividades cotidianas; na atualidade cada empregado desta empresa tem uma verba mensal para adquirir peças LEGO para seu trabalho, e têm conseguido resolver problemas com sucesso e rapidez. Assim foi no momento da criação de seu logotipo.

Fica claro que este tipo de implementação nas empresas não somente beneficiam o resultado final de um projeto como também contribuem para gerar um clima mais ameno e de conformidade entre as pessoas, que não somente trabalham com mais empenho mas também se divertem, se sentem parte, sentem que são escutados e eles mesmos podem ver seu próprio potencial.

Compartilho dois vídeos que ampliam esta informação.

Author
Vero Orso Córdoba
Translation
Luiz Claudio Gonçalves Gomes Campos Dos Goytacazes

Published on 16/10/2013

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/uma-metodologia-criativa-para-a-criacao) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Related

Illustration:
Gabriel Simón
Author:

Gabriel Simón

Title:

Por qué el diseño es indispensable para las empresas

Synopsis:

Muchos empresarios ignoran lo que los diseñadores pueden aportarle a sus negocios.

Votes:
119
Comments:
56
Followers:
188
Idioma:
ES
Illustration:
Mijaíl Silva
Author:

Mijaíl Silva

Title:

La Feria de León piratea un símbolo marcario ucraniano

Synopsis:

¿Cuál es el límite entre el plagio y la inspiración?

Votes:
87
Comments:
254
Followers:
11
Idioma:
ES
Illustration:
Joaquín Eduardo Sánchez Mercado
Author:

Joaquín Eduardo Sánchez Mercado

Title:

Dios crea, el hombre diseña

Synopsis:

Pero aunque lo creó todo, Dios no reclama derechos de autor.

Votes:
100
Comments:
62
Followers:
455
Idioma:
ES
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2016