O que você acredita que seja Branding?

Muitos profissionais confundem «branding» com atividades de outras áreas. O texto a seguir surge da discussão sobre o seu significado e com as conclusões sobre o que é branding.

Wesley Pinto São Paulo
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Há certo tempo atrás houve uma discussão no Facebook, e nela as pessoas discutiam o que é branding e também o que não é e em poucas horas surgiram diversos pontos de vista, todos com seus fundamentos, conhecimentos e experiências. Foi impossível apontar quem estava errado, mas paradoxalmente, no fim também se concluiu que ninguém estava certo.

Muitos defendiam o branding como a identidade da marca, ou com aspectos relacionadas a publicidade, e poucos ao planejamento e estratégia. No entanto, talvez o erro foi querer determinar algum caminho específico e imutável para chegar a uma conclusão sobre o seu significado   e também negando o branding como o próprio caminho e por isso negligenciou-se o principal fato de que cada caso é um caso.

Marca é uma percepção que as pessoas possuem de um produto ou serviço. O branding por sua vez se encarrega de gerir que os consumidores percebam uma marca de forma positiva. Branding é a gestão da marca, também a construção, cujo objetivo é posicionar de maneira inteligente e atraente a marca na mente das pessoas.

Posicionamento é a mensagem principal de uma marca e sabendo que branding é então condutor para que a marca seja posicionada adequadamente, compreendemos o motivo de que cada caso é um caso. Enfim, nenhuma boa mensagem/marca se sustenta sem que a empresa seja reconhecida, apreciada e admirada em todos os seus aspectos tangíveis e intangíveis.

Muitas marcas necessitam de melhor infraestrutura, outras devem dar mais valor aos colaboradores e engajá-los, outras precisam se atentar a qualidade do serviço e atendimento ao cliente e obviamente trabalhar a sua identidade e a comunicação de maneira muito mais consistente. O branding define a estratégia e o caminho para a construção dos valores percebidos e almejados pelos clientes.

Valor percebido, de acordo com Kotler (2000) é uma equação composta por qualidade, preço e serviço, onde o consumidor calcula inconscientemente ou conscientemente as vantagens de adquirir certa marca. Branding é então o caminho para construir e evidenciar os valores para a marca.

Se no começo do texto apontou-se que todos na discussão acertaram é porque o branding obrigatoriamente deve estar atento a toda cadeia de valores e atividades da empresa (infraestrutura, recursos humanos, serviços, operações, marketing, comunicação e até possíveis aquisições e oportunidades de extensão de portfólio e mercado).

Finalmente, não existe uma receita definitiva para construir uma marca de valor e bem posicionada. Só existe o constante comprometimento com a qualidade, com a mensagem, com a consistência e com todas as pessoas e recursos ao redor da marca. O branding não é substituto das outras atividades, na verdade ele é uma maneira adicional de olhar o mundo através do viés da marca. O vital é compreender a importância de todos trabalharem juntos alinhados em prol de um objetivo: o sucesso do negócio!

Editor: Marcio Dupont São Paulo
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Bibliografia:

  • KOTLER,Philip.Administraçãode Marketing.SãoPaulo:Prentice Hall, 2000.

Adaptação do texto do blog da Wy Branding também escrito por Wesley Pinto.

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 19/03/2014.

Wesley Pinto

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São tantos ‘brandings’ por aí

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Imagino a dificuldade das empresas para escolherem qual elas vão contratar.

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Branding e foco. Descubra um grupo que necessite muito de algo e alinhe a proposta de valor da marca para eles.

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Alexandre De Bastiani
Apr 2014

Ótimo artigo! Há hoje uma pá de designers, e infelizmente escritórios, que declaram "fazer branding"e não sabem (ou pior, nunca ouviram falar) o que é Brand Equity e/ou não leu Kotler e/ou David A. Aaker.

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Wesley Pinto
Apr 2014

Exatamente Alexandre. Uma coisa é a gestão da marca, o branding, outra é o design que ela carregará. Não vejo mal algum em uma empresa de branding também desenvolver ou conduzir o design, pois elas são "responsáveis" pela marca. O problema é quando o escritório de design usa branding de forma equivocada ou as empresas o usam como desculpa para vender design.

É preciso entender que muitas marcas possuem ótimo design, mas a gestão de marca é ruim, o preço não condiz ao posicionamento, falha na entrega da promessa ou até na existência de uma e assim por diante.

Agradeço o comentário.

Abraços

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Wesley Pinto
Mar 2014

Branding começa com um bom serviço e uma boa cultura empresarial, com colaboradores felizes e comprometidos em fazer o melhor para a empresa. Branding é a gestão da marca, marca a percepção das pessoas pela empresa e seus respectivos produtos e serviços, ou seja, tudo que contribui para a percepção positiva da empresa deve ser considerado pelo branding, afim de entregar a promessa da marca, gerar valor para marca, entregar beneficios para os consumidores e posicionar a marca de forma eficiente no mercado.

Muito obrigado por seu comentário Sandra Cameira

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Sandra Cameira
Mar 2014

O branding é uma atividade plural, multidisciplinar e que pode ser trabalhada em instâncias distintas e por diferentes meios. O problema é que muita gente faz identidade visual corporativa e diz, equivocadamente, que está fazendo "branding". De fato, um trabalho consistente de identidade visual contribui para o branding, visto que uma marca se fortalece quanto possui uma identidade clara e bem construída. Mas não é só isso. A palavra branding virou modismo para justificar um "upgrade" profissional e nem sempre o trabalho entregue ao cliente é branding pra valer.

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Wesley Pinto
Mar 2014

Exatamente Sandra :) Obrigado por comentar o artigo

Isso que defendo no meu dia a dia e é o que oferecemos na Wy Branding. A princípio fazíamos design, ainda fazemos alguns trabalhos de design, mas hoje nosso core é estar ao lado das empresas assessorando nas decisões, estratégia e ações ligadas a marca. Trabalhamos no longo prazo, no curto somos consultoria.

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