Wesley Pinto

O que você acredita que seja Branding?

Muitos profissionais confundem «branding» com atividades de outras áreas. O texto a seguir surge da discussão sobre o seu significado e com as conclusões sobre o que é branding.

Read in spanish
¿Qué crees que es el branding?

Há certo tempo atrás houve uma discussão no Facebook, e nela as pessoas discutiam o que é branding e também o que não é e em poucas horas surgiram diversos pontos de vista, todos com seus fundamentos, conhecimentos e experiências. Foi impossível apontar quem estava errado, mas paradoxalmente, no fim também se concluiu que ninguém estava certo.

Muitos defendiam o branding como a identidade da marca, ou com aspectos relacionadas a publicidade, e poucos ao planejamento e estratégia. No entanto, talvez o erro foi querer determinar algum caminho específico e imutável para chegar a uma conclusão sobre o seu significado   e também negando o branding como o próprio caminho e por isso negligenciou-se o principal fato de que cada caso é um caso.

Marca é uma percepção que as pessoas possuem de um produto ou serviço. O branding por sua vez se encarrega de gerir que os consumidores percebam uma marca de forma positiva. Branding é a gestão da marca, também a construção, cujo objetivo é posicionar de maneira inteligente e atraente a marca na mente das pessoas.

Posicionamento é a mensagem principal de uma marca e sabendo que branding é então condutor para que a marca seja posicionada adequadamente, compreendemos o motivo de que cada caso é um caso. Enfim, nenhuma boa mensagem/marca se sustenta sem que a empresa seja reconhecida, apreciada e admirada em todos os seus aspectos tangíveis e intangíveis.

Muitas marcas necessitam de melhor infraestrutura, outras devem dar mais valor aos colaboradores e engajá-los, outras precisam se atentar a qualidade do serviço e atendimento ao cliente e obviamente trabalhar a sua identidade e a comunicação de maneira muito mais consistente. O branding define a estratégia e o caminho para a construção dos valores percebidos e almejados pelos clientes.

Valor percebido, de acordo com Kotler (2000) é uma equação composta por qualidade, preço e serviço, onde o consumidor calcula inconscientemente ou conscientemente as vantagens de adquirir certa marca. Branding é então o caminho para construir e evidenciar os valores para a marca.

Se no começo do texto apontou-se que todos na discussão acertaram é porque o branding obrigatoriamente deve estar atento a toda cadeia de valores e atividades da empresa (infraestrutura, recursos humanos, serviços, operações, marketing, comunicação e até possíveis aquisições e oportunidades de extensão de portfólio e mercado).

Finalmente, não existe uma receita definitiva para construir uma marca de valor e bem posicionada. Só existe o constante comprometimento com a qualidade, com a mensagem, com a consistência e com todas as pessoas e recursos ao redor da marca. O branding não é substituto das outras atividades, na verdade ele é uma maneira adicional de olhar o mundo através do viés da marca. O vital é compreender a importância de todos trabalharem juntos alinhados em prol de um objetivo: o sucesso do negócio!

Author
Wesley Pinto São Paulo
Edition
Marcio Dupont São Paulo

Bibliografia:

  • KOTLER,Philip.Administraçãode Marketing.SãoPaulo:Prentice Hall, 2000.

Adaptação do texto do blog da Wy Branding também escrito por Wesley Pinto.

Published on 19/03/2014

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/o-que-voce-acredita-que-seja-branding) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Autor:
Wesley Pinto

More articles byWesley Pinto

Article:

Branding, enfoque e sucesso

Article:

São tantos ‘brandings’ por aí

Followers:
24

Related

Illustration:
Remi Vásquez
Author:

Remi Vásquez

Title:

Integración de las comunicaciones en Latinoamérica

Synopsis:

América Latina, a los ojos del mercado global, no está realmente integrada. La Interactividad podría generar nuevas formas de participación con la consiguiente posibilidad de mayor integración regional. ¿Depende de nosotros?

Votes:
3
Comments:
3
Followers:
3
Idioma:
ES
Illustration:
Adrián Pierini
Author:

Adrián Pierini

Title:

La inseguridad social y su influencia en el packaging

Synopsis:

El aumento de la inseguridad da origen a cambios sociales, actitudinales y de consumo.

Votes:
114
Comments:
90
Followers:
423
Idioma:
ES
Illustration:
Vik Arrieta
Author:

Vik Arrieta

Title:

Branding in the street

Synopsis:

Las pintadas de protesta en las paredes de Buenos Aires se han reemplazado por otras que «no reclaman nada». Aparecen como proverbiales plagas que anuncian el fin de los tiempos del arte callejero de paredes convencional.

Votes:
23
Comments:
3
Idioma:
ES
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2016