Mariane Garcia Unanue

O design de ambientes e as novas tecnologias

Assistimos ao surgimento de novos tipos de ambientes e espaços que acompanham mudanças nos hábitos e comportamentos das pessoas. Qual o papel da tecnologia nesse cenário?

Read in spanish
El diseño de ambientes y las nuevas tecnologías

Ao longo dos últimos anos assistimos à emergência de novos tipos de ambientes e espaços, como spas em casa, home cine, cozinha gourmet, varanda gourmet, espaço gourmet...Novos nomes, muitas vezes pomposos, para descrever atividades já praticadas anteriormente de alguma maneira, mas que agora foram agrupadas em ambientes próprios e renomeadas.

Em todos estes novos tipos de ambientes podemos perceber a manifestação de uma mudança cultural ou de mudanças de hábitos, acompanhados de perto por mudanças tecnológicas. Mas o que surgiu primeiro, as necessidades e os desejos das pessoas ou será que são as novas tecnologias que nos empurram para esse futuro-presente?

O modo com que nos comportamos tem relação com o ambiente em que estamos e, naturalmente, se ocorre uma mudança no comportamento ou na cultura também mudaremos a forma de nos relacionarmos com os espaços. Além disso, quando passamos por momentos de acentuada mudança, surgem novos paradigmas, novos conceitos, novos modelos, novas teorias. Com o design de ambientes não é diferente.

Cada vez mais incorporamos ao nosso dia a dia novas tecnologias e novos modos de viver nos espaços que habitamos. A urgência de conectividade em todos os ambientes e lugares nos faz desejar, e consumir, novos gadgets e incorporar aos ambientes soluções de tecnologia para estarmos constantemente conectados. Assim, buscamos equipar a residência com soluções de automação para controlar iluminação, internet, som e equipamentos eletroeletrônicos. Os gadgets passam a habitar nossas casas juntamente conosco!

Ao passo que buscamos inserir a tecnologia em todos os espaços onde vivemos, continuamos a buscar conforto, praticidade e bem-estar. Continuamos a desejar personalizar os espaços, transformá-los como nosso, um lugar no mundo que reflita nossa personalidade e nossas aspirações. Será que isto está na contramão do futuro tecnológico?

No design de ambientes, não. Tanto o design quanto a tecnologia caminham lado a lado na acelerada mudança do mundo e parecem estar sempre à frente propondo soluções que tem por objetivo, antes de tudo, envolver os espaços com significado, transformá-los em lugar que atenda ao bem-estar e às demandas subjetivas das pessoas.

É este casamento entre design e tecnologia que alimenta toda a indústria da construção civil e incentiva a realização de mostras de decoração em todo o mundo. Estas mostras são os lugares mais adequados para vermos, conjuntamente, os resultados aplicados desse casamento, materializados em ambientes que lançam tendências. Ali, podemos ver e experimentar as novas facilidades tecnológicas implementadas nos ambientes através dos materiais utilizados nos revestimentos, no mobiliário e nos equipamentos, além de perceber o impacto dessas novidades sobre os visitantes. No Brasil, todos os anos temos à disposição mostras e eventos como «Revestir», «Casa Cor», «Morar mais por menos», «Master Casa», na Itália, o «Salone del Mobile» e a «​Cersaie», além de outras mostras  ao redor do mundo que nos aguardam para uma visita acolhedora e desafiadora ao mesmo tempo.

Author
Mariane Garcia Unanue Juiz de Fora
Edition
Ana Bossler Porto Alegre

Published on 02/10/2014

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/o-design-de-ambientes-e-as-novas-tecnologias) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Autor:
Mariane Garcia Unanue

More articles byMariane Garcia Unanue

Article:

Arquitetura, marketing e o design nas cidades

Article:

A relação entre as pessoas e os espaços que habitam

Followers:
22

Related

Illustration:
Guillermo Marcucci
Author:

Guillermo Marcucci

Title:

Accesibilidad y diseño para todos en la ciudad

Synopsis:

La discapacidad no depende únicamente de las características físicas o biológicas de las personas. El espacio público también puede dar origen a la discapacidad.

Votes:
19
Comments:
6
Followers:
4
Idioma:
ES
Illustration:
Alfredo Gutiérrez Borrero
Author:

Alfredo Gutiérrez Borrero

Title:

Forum, “Fuero” and “Foras”!

Synopsis:

On the shared construction of a design without geographical, academic or professional boundaries.

Translations:
Read in spanish Read in portuguese
Followers:
282
Illustration:
Boris Alexander Greiff Tovar
Author:

Boris Alexander Greiff Tovar

Title:

Hacia una definición de infografía

Synopsis:

A medio camino entre la visualizacion y la interfaz, la infografia se posiciona como un crisol de tradiciones informativas.

Votes:
72
Comments:
37
Followers:
31
Idioma:
ES
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2016