Branding Corporativo
Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones
20 horas (aprox.)
1 diciembre
Petrópolis
Rj
Brasil
Marcus Dohmann es diseñador gráfico, profesional, docente, con 46 años de trayectoria. Reside en Petrópolis (Rj), Brasil. Trabaja en Imaginativa Comunicação e Design. Ejerce la docencia en Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tiene interés en Diseño Gráfico, Diseño Industrial, Comunicación, Branding, Tecnología. Marcus está en FOROALFA desde 2009.
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), com mestrado em História da Arte e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro é professor Adjunto e fundador/coordenador do Laboratório do Núcleo Gráfico de Comunicação Visual (LabGraf), atuando como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Curso de Desenho Industrial - hab. Programação Visual (Graduação) da EBA/UFRJ. Membro externo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Desenho Industrial - Desenho de Produto da EBA/UFRJ. Acumula experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente na área de design gráfico e de embalagens, com foco de pesquisa em cultura material. Avaliador para reconhecimento de cursos de graduação na área de Design/Desenho Industrial, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP.
Feb. 2012 Mi opinión en el artículo Prova de habilidade para ingresso em cursos de design
A função do exame é revelar o potencial, a criatividade e a capacidade do candidato em lidar com conceitos e conhecimentos básicos considerados pré-requisitos ao aprendizado das disciplinas do curso e essenciais ao próprio desempenho profissional. Não se trata de uma aferição de «estilos artísticos» e, sim, de avaliação da habilidade do candidato em utilizar o desenho como linguagem de expressão, ferramenta básica para disciplinas dos cursos projetuais, como Arquitetura, Desenho Industrial, Comunicação Visual, dentre outros. O desenho é a forma vital para comunicar idéias.
Feb. 2011 Me gusta el artículo:
Dic. 2010 Mi opinión en el artículo ¿Cuánto vale un logotipo?
Penso que não é possível desenvolver uma marca sem projetar suas aplicações. Entendo o desenvolvimento de uma identidade visual como um projeto complexo, que envolve diversas aplicações para o novo sinal gráfico. Para o preço do projeto, sem dúvida, contará a experiência profissional do designer, o que, certamente, fará a diferença na sua aplicação. Contudo, poderá haver uma diferença no preço cobrado por um profissional autônomo, atuando como consultor, e uma grande agência ou escritório de design. O que deve ficar claro é que neste mercado o preço baixo não é sinônimo de bom negócio.
Nov. 2009 Mi opinión en el artículo ¿El docente de diseño debe mostrar modelos a sus alumnos?
Estoy totalmente de acuerdo en compartir mis proyectos a los estudiantes, señalando los aspectos positivos y negativos que influyen en la solución desarrollada. Se trata de un estudio de casos comentados, de gran valor para la enseñanza sistemática.
Seminarios de actualización para especializarte junto a los que más saben
Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones
20 horas (aprox.)
1 diciembre
Guía analítica y método de trabajo para determinar estrategias de cambio de marca
15 horas (aprox.)
1 diciembre
Cómo construir autoridad profesional y superar el problema de convencer al cliente al presentarle diseños
15 horas (aprox.)
1 diciembre