Francisco Providência

Francisco Providência

Porto (Porto) Portugal

An Architect, professional, professor, specialist in Docente design, with 37 years of experience. Working at Providência design, Porto, Portugal. Teaching at Universidade de Aveiro, Portugal.


Followers:
1
Votes:
6
Comments:
6

Francisco Providência (Coimbra, Portugal 1961), formou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal (1985) e no mesmo ano abriu gabinete profissional de design no Porto, Portugal. Foi docente na Faculdade de Belas Artes  e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto; é docente, director do Mestrado em Design na Universidade de Aveiro e investigador em design, co-fundador da Unidade de Investigação ID+ (FCT). Para além de publicar ensaios e orientar investigação científica, tem trabalhado como designer com diversas instituições, empresas e indústrias. Foi premiado com os Prémios Nacionais de Design (comunicação, produto e ambiente) pelo Centro Português de Design (1998-1999) e distinguido com o prémio Red Dot em equipamento de iluminação pública para a marca Larus (2008). Autor de diversas exposições e projectos museográficos, coordenou projecto de design do Museu de Penafiel, nomeado para Melhor Museu Europeu do Ano (2011) e considerado Melhor Museu Português  do Ano, (APOM, 2011). É membro da Comissão Assessora da BID Bienal Ibero-americana de Design.

1

Aug 2013 My opinion in the article Semiótica del objeto: signos excitantes

Gracias Jesús Mª Pineda-Patrón pelo texto:

Sim, inevitavelmente desenhar é produzir (intencionalmente) novos significados, manipulando o usuário (a quem destinamos o que desenhamos), com dor e com prazer. Essa será, também, a maior expressão política e social do Design.

2
1

May 2013 I like the article:

1

Feb 2012 My opinion in the article Una crítica en el diseño

A solução para resolver o divórcio entre a esterilidade da critica e a ingenuidade da prática do Design, está (estará...) na promoção da crítica na própria prática, através do desenho. Esta tem sido a metodologia da escola de arquitectura do Porto (Álvaro Siza, Eduardo Souto Moura,...), oriunda da cultura do desenho da Escola de Belas Artes do Porto e transferida para a formação em Design na Universidade de Aveiro. Uma nova lei, permite hoje em Portugal «doutoramentos em obra», e assim, o reconhecimento da prática como produção de conhecimento.

2
1

Feb 2012 I like the article: