Ignacio Jaén

O que é a narrativa transmídia

Hoje, as marcas se perguntam como envolver seus clientes potenciais contando una historia que defina o produto.

Read in spanish
Qué es la narrativa transmedia

As empresas tentam criar uma narrativa, uma história que dê coerência à sua imagem e à seus produtos. Esta é a parte mais complicada do marketing de conteúdo, pois exige encontrar o elemento que liga o potencial cliente com a marca. A narrativa transmídia é uma maneira de contar a história através de diferentes plataformas de comunicação (web, redes sociais, vídeo, televisão, livros, mídia tradicional, etc.), para um público que pede a sua participação na construção de uma história exclusiva para cada usuário. Não se trata de replicar a mesma história em diferentes plataformas, mas de criar diferentes partes de uma história em cada uma das plataformas, convidar os usuários a consumi-las e participar no seu desenvolvimento. A adaptação de conteúdo para outras plataformas não é narrativa transmídia. A história deve se adaptar à plataforma e à experiência do usuário para fomentar sua participação, usando diferentes formatos e conteúdos que se complementem, como peças de um quebra-cabeça, que darão como resultado um todo muito mais complexo que a soma das partes. O objetivo final do produto transmídia não é que o público consuma o conteúdo, mas que viva uma experiência graças ao conteúdo.

O conceito de Narrativa Transmídia não é novo. Já em 1991 a acadêmica Marsha Kinder, da University of Southern California, utilizou este termo para se referir a uma nova forma de contar histórias envolvendo consumidores. Em 2003 o acadêmico do Massachusetts Institute of Technology, Henry Jenkins usou o termo em seu artigo Transmedia Storytelling, onde defendia que o uso coordenado da narração através de plataformas pode tornar os personagens mais atrativos. O filme The Blair Witch Project (1999) pode ser um bom exemplo de narrativa transmídia.

Independentemente de quando começou ou foi batizado, o que está claro é que são os sistemas atuais de marketing e comunicação, através de plataformas digitais e mídia on-line e off-line, que permitem oferecer uma experiência realmente transmídia

Como fazer narrativa transmídia

Talvez a chave para realizar uma boa narrativa transmídia seja ter uma "contação de história" potente, que conecte com os usuários do produto, que consiga o engagement necessário para implicá-los no desenvolvimento da história e para fazê-los partícipes do conteúdo. Jeff Gómez, especialista em transmedia storytelling e diretor de vários projetos para grandes multinacionais, elaborou a seguinte lista de elementos que influem na forma de fazer narrativa transmídia:

  • Com o objetivo de manter a todo momento o storytelling de nosso projeto, o conteúdo para cada uma das plataformas deve ser supervisionado por uma pessoa que unifique as linhas argumentativas dos conteúdos. Desta forma, evitaremos divisões e incoerências no mundo narrativo.

  • O projeto e o conteúdo devem nascer como transmídia e não surgir do sucesso inesperado.

  • São necessárias ao menos três plataformas para a distribuição de conteúdo transmídia.

  • O conteúdo não se replica em cada plataforma, cria-se um novo conteúdo, diferente e adaptado às características da plataforma. Cada plataforma oferecerá aos usuários uma experiência distinta e um enfoque diferente para construir a história.

  • O sucesso de uma história transmídia depende da implicação de todos os atores que intervêm no desenvolvimento argumentativo, na produção, no patrocínio ou na distribuição.

  • É fundamental a participação dos usuários na construção e desenvolvimento da narrativa transmídia. Sem sua participação não há construção de novos espaços, novos argumentos, novas linhas de desenvolvimento e não há implicação emocional.

Em suma, devemos considerar que para uma história transmídia tenha sucesso deve oferecer ao usuário uma experiência memorável através da plataforma, da estética da mise en scène, da história em si – que deve ser atraente – e a possibilidade de participar no desenvolvimento da narrativa.


Neste vídeo, Jacqueline Sánchez Carrero explica com exemplos como funciona a narrativa transmídia.
Author
Ignacio Jaén Madrid
Translation
Luiz Claudio Gonçalves Gomes Campos Dos Goytacazes

Uma versão deste artigo foi publicada previamente em Le damos al Branding.

Published on 17/08/2017

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/o-que-e-a-narrativa-transmidia) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Related

Illustration:
Enrique Vidal Pacheco
Author:

Enrique Vidal Pacheco

Title:

El diseño gráfico como objeto de estudio y sus significados

Synopsis:

Comprender la función del diseño gráfico en la actualidad, involucra a diversas áreas del saber, en la indagación de un entramado fenomenológico de difícil interpretación.

Votes:
23
Comments:
7
Followers:
30
Idioma:
ES
Illustration:
David Espinosa
Author:

David Espinosa

Title:

Respeto, ese desconocido

Synopsis:

¿Qué hace falta para dignificar una profesión?

Votes:
14
Comments:
5
Followers:
46
Idioma:
ES
Illustration:
Norberto Chaves
Author:

Norberto Chaves

Title:

Design and message credibility

Synopsis:

Communicates' design as a mean to the conquest of plausibility: sender and referent transparency.

Translations:
Read in spanish
Votes:
10
Followers:
2869
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2017