Desatinos em nome do Branding

Repleto de equívocos lamentáveis em forma e conteúdo, o artigo de Beto Lima erra rude ao denegrir a imagem de uma associação profissional.

Bruno Porto, autor AutorBruno Porto Seguidores: 39

Os equívocos no lamentável artigo Branding definitivamente não é só identidade visual são tantos que dá até para pular os básicos — como chamar a Adegraf de «Associações» (sic) dos Designers Gráficos do Distrito Federal e as construções confusas em que pontuação parece ser apenas um acessório opcional — e se concentrar naquele em que o autor polemiza.

Na descrição do que seria a forma como a Adegraf apresenta sua tabela referencial de preços, ele omite que após a descrição de Branding constam valores específicos (nas categorias micro, pequena, média e grande empresas) praticados no Distrito Federal para este serviço, dando a entender — ao escrever simplesmente «E logo abaixo segue a tabela com os itens de: Programa de Identidade Visual, Marcas, Manual de uso de Marcas, Papelaria, Nome e etc. Está nitidamente claro aqui o problema de conceitos, ou seja: o que é branding? O que é identidade visual? Sinalização? Marcas? Nome?» — que os profissionais associados à entidade que desenvolveram a tabela não distinguem alhos e bugalhos.

Da mesma forma grossa e arrogante — parafraseando o próprio autor, que escreve que «De que adianta vocês conhecerem pessoas super bem vestidas e cheirosas, se elas no dia a dia forem grossas e arrogantes?" — ele dá a entender que a associação promove uma cultura de «que gestão de marcas só pode ou tem que (sic) ser feita exclusivamente por um designer». Isto sim, quem diria, é que é de uma monstruosa ignorância. O que, aliás, parece ser a especialidade do autor quando se trata de contextos de mercado do Distrito Federal.

Em um texto em que não se furta a promover seu próprio curso de Branding, é curioso que não seja oferecida nenhuma definição de Branding melhor — não vou nem me arriscar a dizer «própria» — ao criticar a que é apresentada pela associação (que ele ainda consegue reproduzir de forma errada, mesmo podendo abusar do Ctrl C + Ctrl V). Como podem conferir no link do texto para a página 8 da tabela da Adegraf, esta tem Branding como «É a gestão da marca», elencando em seguida aspectos PRAGMÁTICOS (visto ser esta uma tabela referencial para o mercado local, e não um daqueles textos de venda encontrados nos sites de agências com termos subjetivos que nada esclarecem ao leigo) do que costuma ser desenvolvido dentro da realidade do Distrito Federal quando da execução de um projeto de Branding.

Dono da verdade — mesmo que sua comparação «Criar um elo de relacionamento, escutar seu público, interagir com ele, antecipar seus desejos são muitos mais importantes num projeto de branding do que simplesmente um projeto de identidade visual», tenha o mesmo valor de «Meu pai é mais forte que o seu» — o autor diz ter enviado «um e-mail para (sic) ADEGRAF, sugerindo algumas alterações na tabela, como por exemplo, adicionando (sic) as verdadeiras ferramentas do branding...». Fico aliviado que esta lista de «verdadeiras ferramentas» não tenha sido encaminhada — pelo menos até este 1º de abril — ao Conselho Consultivo da Adegraf (do qual orgulhosamente faço parte) por obra de algum filtro ou erro, humanos ou não. Além de fugirem da premissa principal desta tabela — em sua quinta edição, um espelho do que se é praticado no Distrito Federal — boa parte das «verdadeiras ferramentas» tampouco cumpririam com outra de suas funções: a de esclarecer, no sentido de educar, o mercado. O que do alto de uma aparente confusão de prioridades e desagradável esnobismo, o autor parece ter ignorado.


Votos:
20

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao espanhol Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano

Este texto foi publicado apenas como artigo pelo fato do sistema FOROALFA não permitir comentários com mais de 1000 caracteres ou postagens seguidas.

Código QR para acesso ao artigo Desatinos em nome do Branding

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 09/04/2015

Baixar PDF

Lhe poderiam interessar

Ilustração principal do artigo A cultura do improviso
Fabio Lopez, autor Fabio Lopez A cultura do improviso O improviso como heroísmo cotidiano e o planejamento como solução definitiva: confusões típicas de uma nação em desenvolvimento.
Ilustração principal do artigo Pensamento tipológico
Norberto Chaves, autor Norberto Chaves Pensamento tipológico Um requisito fundamental para saber avaliar e desenhar corretamente signos gráficos marcários.
Ilustração principal do artigo Marca cromática e semântica da cor
Norberto Chaves, autor Norberto Chaves Marca cromática e semântica da cor A significação da cor motivada pela associação do signo com códigos pré-existentes e a significação da cor pela progressiva convencionalização da relação arbitrária.
Ilustração principal do artigo 10 Principios do Design
Gabriel Simón, autor Gabriel Simón 10 Principios do Design Dez principios que, sem ser mandamentos para serem cumpridos à ferro e fogo, o designer deve tomar em conta na hora de encarar o exercicio profissional.
Ilustração principal do artigo Nascimento e evolução da marca em 7 passos
Joan Costa, autor Joan Costa Nascimento e evolução da marca em 7 passos A marca comercial nasceu à 3500 anos. Primeiro foi um signo, depois um significado, logo uma história televisiva de 30 segundos. Hoje, um fenómeno social e transmedia complexo.
Ilustração principal do artigo Toda marca deve ser...
Norberto Chaves, autor Norberto Chaves Toda marca deve ser... Doze normas supostamente «universais» do design de marcas gráficas.

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 horas (aprox.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 horas (aprox.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 horas (aprox.)
1 junio