Desatinos em nome do Branding

Repleto de equívocos lamentáveis em forma e conteúdo, o artigo de Beto Lima erra rude ao denegrir a imagem de uma associação profissional.

Bruno Porto Brasília
Followers:
32
Votes:
20
Compartir:

Os equívocos no lamentável artigo Branding definitivamente não é só identidade visual são tantos que dá até para pular os básicos — como chamar a Adegraf de «Associações» (sic) dos Designers Gráficos do Distrito Federal e as construções confusas em que pontuação parece ser apenas um acessório opcional — e se concentrar naquele em que o autor polemiza.

Na descrição do que seria a forma como a Adegraf apresenta sua tabela referencial de preços, ele omite que após a descrição de Branding constam valores específicos (nas categorias micro, pequena, média e grande empresas) praticados no Distrito Federal para este serviço, dando a entender — ao escrever simplesmente «E logo abaixo segue a tabela com os itens de: Programa de Identidade Visual, Marcas, Manual de uso de Marcas, Papelaria, Nome e etc. Está nitidamente claro aqui o problema de conceitos, ou seja: o que é branding? O que é identidade visual? Sinalização? Marcas? Nome?» — que os profissionais associados à entidade que desenvolveram a tabela não distinguem alhos e bugalhos.

Da mesma forma grossa e arrogante — parafraseando o próprio autor, que escreve que «De que adianta vocês conhecerem pessoas super bem vestidas e cheirosas, se elas no dia a dia forem grossas e arrogantes?" — ele dá a entender que a associação promove uma cultura de «que gestão de marcas só pode ou tem que (sic) ser feita exclusivamente por um designer». Isto sim, quem diria, é que é de uma monstruosa ignorância. O que, aliás, parece ser a especialidade do autor quando se trata de contextos de mercado do Distrito Federal.

Em um texto em que não se furta a promover seu próprio curso de Branding, é curioso que não seja oferecida nenhuma definição de Branding melhor — não vou nem me arriscar a dizer «própria» — ao criticar a que é apresentada pela associação (que ele ainda consegue reproduzir de forma errada, mesmo podendo abusar do Ctrl C + Ctrl V). Como podem conferir no link do texto para a página 8 da tabela da Adegraf, esta tem Branding como «É a gestão da marca», elencando em seguida aspectos PRAGMÁTICOS (visto ser esta uma tabela referencial para o mercado local, e não um daqueles textos de venda encontrados nos sites de agências com termos subjetivos que nada esclarecem ao leigo) do que costuma ser desenvolvido dentro da realidade do Distrito Federal quando da execução de um projeto de Branding.

Dono da verdade — mesmo que sua comparação «Criar um elo de relacionamento, escutar seu público, interagir com ele, antecipar seus desejos são muitos mais importantes num projeto de branding do que simplesmente um projeto de identidade visual», tenha o mesmo valor de «Meu pai é mais forte que o seu» — o autor diz ter enviado «um e-mail para (sic) ADEGRAF, sugerindo algumas alterações na tabela, como por exemplo, adicionando (sic) as verdadeiras ferramentas do branding...». Fico aliviado que esta lista de «verdadeiras ferramentas» não tenha sido encaminhada — pelo menos até este 1º de abril — ao Conselho Consultivo da Adegraf (do qual orgulhosamente faço parte) por obra de algum filtro ou erro, humanos ou não. Além de fugirem da premissa principal desta tabela — em sua quinta edição, um espelho do que se é praticado no Distrito Federal — boa parte das «verdadeiras ferramentas» tampouco cumpririam com outra de suas funções: a de esclarecer, no sentido de educar, o mercado. O que do alto de uma aparente confusão de prioridades e desagradável esnobismo, o autor parece ter ignorado.

Followers:
32
Votes:
20
Compartir:

Este texto foi publicado apenas como artigo pelo fato do sistema FOROALFA não permitir comentários com mais de 1000 caracteres ou postagens seguidas.

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 09/04/2015.

Bruno Porto

More articles by Bruno Porto in Portuguese

Idioma:
PT
Title:

Juan Carlos Darias (1961-2015)

Synopsis:

Faleceu o designer e professor venezuelano Juan Carlos Darias na noite de sábado 17 de janeiro de 2015 em Caracas, aos 53 anos, vítima de um infarto fulminante.

Share:

You may be interested

Jorge Montana
Idioma:
ES
Author:

Jorge Montana

Title:

Diseño, psicología y comunicación

Share:
Interactions:
Votes:
37
Comments:
13
Followers:
130
Norberto Chaves
Idioma:
ES
Author:

Norberto Chaves

Title:

Toda marca debe ser...

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
470
Comments:
168
Followers:
2975
Lilian Pérez
Idioma:
ES
Author:

Lilian Pérez

Title:

El rol social del diseñador gráfico en México

Share:
Interactions:
Votes:
44
Comments:
16
Followers:
47
Marcelo Palacios Solórzano
Idioma:
ES
Author:

Marcelo Palacios Solórzano

Title:

El diseñador y el publicista: ¿quién es quién?

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
38
Comments:
37
Followers:
11
Ricardo Pedraza Mena
Idioma:
ES
Author:

Ricardo Pedraza Mena

Title:

¿Diseño = Arte?

Share:
Interactions:
Votes:
33
Comments:
41
Followers:
13
Carolina Cádiz
Idioma:
ES
Author:

Carolina Cádiz

Title:

La investigación-acción en diseño

Share:
Interactions:
Votes:
37
Comments:
25
Followers:
13

Upcoming online courses

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo se planifica, construye y gestiona la marca de empresas e instituciones

4 weeks
21 Mayo

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
25 Junio

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
6 Agosto

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero