Corpo Tipográfico

Apresentação do primeiro livro da Série LTA – Laboratório de Tipografia do Agreste – da editora brasileira Serifa Fina.

Buggy Costa, autor AutorBuggy Costa Seguidores: 11

Lucas Monteiro Rocha Faria, editor EdiçãoLucas Monteiro Rocha Faria Seguidores: 7

Ilustração principal do artigo Corpo Tipográfico

Depois de assistir a palestra do designer mexicano Miguel Guerrero no Encuentro Latinoamericano de Diseño 2011 (em Palermo) e tomar conhecimento das dificuldades que o camarada enfrentava para realizar seu trabalho, decidi mudar minha forma de ensinar ao voltar para casa. Eu deveria ir além do que estava fazendo nas disciplinas de História e Desenho Tipográfico. Logo, propus-me a ministrar outras duas novas disciplinas: Tipografia Básica e Tipografia Experimental, ambas norteadas por uma abordagem mais leve e interativa. Dessa forma, foi possível reunir, durante o primeiro semestre de 2011, três turmas do Curso de Graduação em Design do Campus de Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, em torno de um mesmo propósito: produzir um livro sobre tipografia.

Projeto gráfico, diagramação e finalização, bem como as negociações junto às gráficas e à editora, ficaram a cargo dos alunos das duas turmas de Tipografia Básica. Já a produção de conteúdo correu por conta da turma de Tipografia Experimental. Dentre os vários trabalhos desenvolvidos nessa última disciplina, selecionei os que trataram das relações entre a tipografia e o corpo humano para compor a obra. Incumbi grupos de até cinco alunos para produzir, dirigir e executar dois ensaios fotográficos: um capaz de apresentar possibilidades plásticas e poéticas resultantes da interação entre as representações de formas tipográficas e o corpo, e outro capaz de fazer o mesmo com a representação de formas tipográficas expressas no corpo.

Ao todo quatorze ensaios fotográficos foram selecionados para compor o livro Corpo Tipográfico, seis ocuparam-se de representações tipográficas no corpo humano e oito de representações tipográficas com o corpo humano.

Os ensaios que trabalharam as representações tipográficas no corpo humano foram regidos por um único tema, fantasia. As interpretações deste tema foram as mais diversas possíveis, indo desde a fantasia carnavalesca a fantasia sexual. Já os ensaios que trabalharam as representações tipográficas com o corpo humano não se submeteram a tema algum, apenas comprometeram-se com as formas das letras do alfabeto e com a plasticidade de suas representações gráficas.

A complexidade da proposta constituiu um grande desafio. Mas, o empenho e perseverança de todos os envolvidos foi fundamental para o sucesso do projeto. O resultado obtido superou as expectativas da editora, a Serifa Fina, e de muitos designers, o que nos tem deixado bastante orgulhosos do trabalho desenvolvido pelos professores e alunos envolvidos na produção deste livro. Acreditamos que conseguimos organizar uma obra bilíngue – português e espanhol – capaz de retratar bem o momento vivido pela tipografia praticada em Caruaru, cidade de 250.000 habitantes do interior do estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.

Livro na mão, vamos iniciar uma série de viagens à várias cidades da América Latina para fazer chegar ao maior número de colegas possível nosso trabalho. Sairemos em busca de ampliar os horizontes da construção coletiva do design que estamos experimentando adicionando novos temperos e colecionando novos sotaques.

Saiba mais

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
12
Votos:
17

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo Corpo Tipográfico

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 31/10/2014

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Retrato de Manuel Guerrero
82
Nov. 2014

parabéns Buggy.

1
Retrato de Buggy Costa
11
Nov. 2014

Hola Manolo, tu opinión acerca del ʼCuerpo Tipográficoʼ es muy importante para nosotros. Su conferencia en el Encuentro Latinoamericano de Diseño, hace años, fue reveladora e inició un cambio importante en mi forma de enseñar. Me encantaría mucho presentar este trabajo para usted y sus estudiantes. Saludos,

0
Retrato de Manuel Guerrero
82
Nov. 2014

Buggy, que gusto saludarte. Conservo en un lugar especial el material que tan gentilmente me regalaste. Sería todo un gusto conocer tu trabajo. saludos.

0
Responder
Retrato de Cristiana Serpa Ferreira
0
Nov. 2014

Muito bom! Gostaria muito de ver o livro. Como é possível?

1
Retrato de Buggy Costa
11
Nov. 2014

Oi Cristiana, obrigado. Você pode ter acesso ao livro através do site da Serifa Fina (Enlace).

0
Responder
Retrato de Nivia Bellos
0
Nov. 2014

Olá,

Parabéns pela iniciativa - não só se desenvolver este espaço tipográfico como também envolver os alunos nesta tarefa.

Como posso ver o resultado final?

Até,

Nívia

1
Retrato de Buggy Costa
11
Nov. 2014

Oi Nivia, obrigado. Fico feliz que tenhamos conseguido lhe inspirar. Você pode ter acesso ao livro através do site da Serifa Fina (Enlace). Abraços,

0
Responder
Retrato de Roberto Marques
0
Roberto Marques
Out. 2014

Além de todos os assuntos ligados à tipografia se mostrarem muito importantes, acho também bastante pertinente o caminho da "experimentação tipográfica", aliás a experimentação é o alarme que dispara a criatividade dentro de um universo já tão sobrecarregado de informações visuais. Ir além da expressão tipográfica convencional, no uso do computador e do desenho, estimula e diversifica o processo criativo. Os resultados podem ser imprevisíveis, mas a trilha já fica descoberta.

1
Retrato de Buggy Costa
11
Nov. 2014

Oi Roberto, sou um entusiasta da experimentação. Como você, acredito que este caminho sirva muito bem ao propósito da descoberta de formas de expressão capazes de gerar mais empatia entre pessoas. Neste caminho a criatividade passeia livre flertando com a diversão.

0
Responder
Retrato de Gisela Abad
1
Out. 2014

parabéns!

1
Retrato de Buggy Costa
11
Nov. 2014

Valeu querida ;)

0
Responder
Retrato de Alan Neves
1
Jan. 2015

Olá Buggy, sou admirador do seu trabalho e posso dizer um dos seus seguidores, mesmo que de longe... Aplico o MECOTIPO em minhas aulas, e é sempre surpreendente os resultados. Agora esta nova proposta que gostaria de trocar mais ideais com vc.

Forte abraço.

E vamos combinar uma palestra sua aqui em nossa instituição (IFF) / Campos - RJ.

1

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 horas (aprox.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 horas (aprox.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 horas (aprox.)
1 junio