Luiz Claudio Gonçalves Gomes

Book: Fundamentos do Design

Do desenho ao projeto. Da arte à técnica. Do real ao imaginário. Da função à estética. Do preto ao branco. Esta obra oferece uma visão panorâmica sobre aprender e praticar design.

Read in spanish
Fundamentos do Design

Em nosso cotidiano estamos cercados por imagens, máquinas, ferramentas, mobiliários e vários outros objetos que servem para as mais diferentes finalidades. Todas as coisas que conhecemos e que não são frutos da natureza foram projetadas pelo homem e esta é uma demanda que vem crescendo com o tempo.

Nem sempre existiram os artefatos, produtos e todos os bens materiais produzidos pela indústria, tal qual conhecemos nos dias atuais. Muito embora, vários dos produtos que conhecemos hoje sejam frutos de design, nem sempre foi assim.

Com a introdução da máquina a vapor foi possível investir em uma produção muito superior àquela até então realizada tradicionalmente por meios artesanais. Assim, a partir da Revolução Industrial várias tentativas foram realizadas para que fosse conciliado o trabalho do artista com o do artesão por meios industriais; ela também implementou nas sociedades europeias forte impulso na produção de bens e produtos com finalidades específicas. Somente em 1919 surge a Bauhaus, um marco na história do design. Essa escola sustentou normas e padrões sobre aquilo que hoje conhecemos como design. É possível afirmar que a profissão foi concebida dentro dela.

Com a modernização das sociedades movida por uma sucessão de progresso e avanços tecnológicos surgem demandas das mais variadas e a comunicação passa a ser imprescindível, com isso os meios de comunicação impressa se desenvolvem e um novo ramo do design emerge. É o design gráfico, servindo à comunicação visual e se adaptando às novas modalidades de impressão concomitantemente com o surgimento da fotografia, que se torna um novo e importante aliado.

Mas afinal o que é design? A pergunta é breve, mas a resposta requer um tempo maior para ser elaborada e ajustar-se a cada realidade e tempo, ou seja, em seu contexto social, conforme veremos ao longo desta obra. De qualquer forma, é possível antecipar uma resposta universal dizendo que o design é uma ideia projetada ou um plano para solucionar um determinado problema. O design corporifica essa ideia por meio da linguagem material e para tal, desenhos, modelos e projetos são utilizados para que a solução do problema se torne visualmente representada.

Entre as diferentes áreas do design destacamos como principais o design de produto, design gráfico, design de ambientes e design de moda. Advém destes o design de embalagem, de calçados, de móveis e de joias. Porém, é importante ressaltar que com a recente revolução causada pela indústria da informática surgiram novas modalidades como web design e design de games. Esse movimento fez também com que muitas outras atividades, incluindo a publicidade e o marketing, se apropriassem da expressão design devido à sua importância crescente. A prática do design tem passado por mudanças importantes, sobretudo provocadas pela informática e internet, com o surgimento de projetos digitais, home offices, portfólios on-line, a proliferação de trabalhos em série e de bancos de imagens. Diante desse cenário, o presente livro apresenta orientações práticas e importantes sobre os vários campos de atuação do designer e com isso pretende oferecer uma ampla visão da profissão.

Encontraremos nos últimos capítulos temas relacionados ao processo criativo do designer, noções de ergonomia aplicada ao projeto e um capítulo dedicado ao mundo das máquinas que permitirá estudantes e profissionais conhecer os processos produtivos utilizados para a fabricação de produtos de modo criativo e inovador juntamente com a transformação de diferentes materiais.

Por fim, o livro também traz uma reflexão sobre o design socialmente comprometido, pois entendemos que a qualidade de vida e um mínimo de conforto não estão a serviço da individualidade e tão pouco existe em meio à desarmonia. Devemos compreender que o bem-estar é um direito que devemos promover em nós, mas, sobretudo, enquanto projetistas, temos por base atender aos anseios de um coletivo.

More information
Author
Luiz Claudio Gonçalves Gomes Campos Dos Goytacazes

Published on 14/01/2016

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/fundamentos-do-design) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Autor:
Luiz Claudio Gonçalves Gomes

More articles byLuiz Claudio Gonçalves Gomes

Article:

Composição dos elementos gráficos corporativos

Followers:
36

Related

Illustration:
Mario Balcázar
Author:

Mario Balcázar

Title:

El canon de Vignelli

Synopsis:

Aunque son muchos los diseñadores de quienes podemos aprender, pocos han dejado un legado tan claro y visible.

Translations:
Read in english
Votes:
103
Comments:
20
Followers:
493
Idioma:
ES
Illustration:
Guillermo Dufranc
Author:

Guillermo Dufranc

Title:

Problemas de pareja entre el packaging y el contenido

Synopsis:

El contenedor y el contenido tienen una relación ineludible en la que ambas partes se complementan e influyen una sobre la otra.

Votes:
85
Comments:
25
Followers:
349
Idioma:
ES
Illustration:
Julio Broca
Author:

Julio Broca

Title:

Image as idea, graphic and message

Synopsis:

What is an image? How is it conceived? How is it part of a message?

Translations:
Read in spanish
Followers:
13
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2016