An Industrial Designer, professional, professor, with 35 years of experience. Working at Instituto Federal Fluminense. Teaching at Instituto Federal Fluminense.
Areas of interest: Architecture, Graphic Design, Industrial Design, Advertising, Communication, Illustration, Technology
Doutor e Mestre em Educação, Especialista em Tecnologia Educacional, Licenciado em Desenho e Bacharel em Desenho Industrial; Prof. do curso de Design do Instituto Federal Fluminense; Pesquisador de temas que envolvem a cultura material; o Design enquanto categoria fetichizada que envolve e influencia o comportamento de nossa sociedade; a relevância do vetor social desta categoria profissional; e os aspectos fenomênicos que metamorfoseam a atividade do Design em mercadoria.
Jul 2019 My opinion in the article Qué es el diseño lento o «slow design»
Perfeito e muito atual as ponderações expostas no artigo. Ainda há muito a se fazer, como designers pensantes, nesse nosso mundo tão artificial. Pode parecer óbvio para alguns que o Design está intimamente associado ao "humanismo projetual", usando expressão de Gui Bonsiepe. Alguns diriam que é desnecessário dizer isso. Mas não é o que se parece no mundo projetual. Tenho percebido que há um esquecimento da teleologia do Design. Parabenizo o autor por sua exposição acerca desse relevante tema.
Feb 2019 My opinion in the article No cualquier cosa es una marca
Muito boas as suas reflexões. E altamente necessárias de serem expostas, nessa nossa líquida "era irracional" e esquizofrênica. Gracias mais uma vez!
Aug 2014 My opinion in the article 10 Principios do Design
Excelente! Exposto de forma clara, simples e, atual. Especialmente, quando reitera o caráter de "simplicidade" aos projetos, o domínio da técnica, o aprender sempre, a experimentação. Aspectos que não se observa muito, hoje em dia. Parabéns!
Sep 2013 I like the article:
Sep 2013 My opinion in the article O design na sociedade do espetáculo
Excelente reflexão. Concordo plenamente. Basta de vivermos o «mito da caverna» de Platão. O Design precisa ser reconhecido para o qual foi desenvolvido. Cabe, ao menos, às instituições formadoras de designers incluir, ou intensificar um pensamento filosófico acerca dessa profissão e sua contradições de base.
Jun 2011 My opinion in the article El diseño del inconsciente
Muito pertinente. Congratulo o autor. Hoje, se faz necessária uma reflexão acerca dos apelos simbólicos e da inflexão que vem sofrendo a área do Design, principalmente no último quartel do século passado.
Jun 2011 I like the article: