Branding Corporativo
Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones
20 horas (aprox.)
1 diciembre
Campos Dos Goytacazes
Rio de Janeiro
Brasil
Marcos Esquef es diseñador industrial, profesional, docente, con 42 años de trayectoria. Reside en Campos Dos Goytacazes (Rio de Janeiro), Brasil. Ejerce la docencia en Instituto Federal Fluminense. Tiene interés en Arquitectura, Diseño Gráfico, Diseño Industrial, Publicidad, Comunicación, Ilustración. Marcos está en FOROALFA desde 2006.
Oct. 2011 Mi opinión en el artículo La ideología de los signos
Pertinente reflexão. O Design configura-se dentre as atividades projetivas em materializar conceitos, ideias abstratas e subjetivas em forma de objetos e representações. Ele é um locus que põe significados em grande parte da totalidade da comunicação visual e dos objetos que convivem conosco em nosso dia a dia. Considerando a sua origem industrialista, portanto, sua teleologia a dar lucro, o Design não é destituído de uma formulação neutra e inofensiva do ponto de vista ideológico. Vai depender, certamente, dos fins a que se prestam no contexto das relações sociais aí produzidas.
Oct. 2011 Me gusta el artículo:
Jun. 2011 Mi opinión en el artículo Reconfiguraciones para diseñar e innovar
Bom tema para um grande artigo. Não somente compartilho das ideias expostas, como penso que deveriam ser também mais publicizadas e debatidas nas instâncias de formação em Design. Muito pertinente para uma reflexão projetual nesse mundo pós-moderno.
Jun. 2011 Me gusta el artículo:
Abr. 2011 Mi opinión en el artículo ¿Diseño al servicio del capitalismo?
O texto vem em boa hora. Mas é preciso tomar cuidado com certas ponderações. O tema Design&Capitalismo é muito instigante. Demandaria um espaço muito maior para reflexão. Acho que há algumas contradições no texto. Concordo em não confundir Design com Publicidade, mas não considerar a forte inserção e inflexão que o marketing se põe onde poderíamos chamar de «domínios do Design», é, sob minha ótica, preocupante. Sugiro refletir sobre alguns textos críticos do renomado historiador Giulio Carlo Argan, como também de Gui Bonsiepe.
Abr. 2011 Me gusta el artículo:
Feb. 2011 Me gusta el artículo:
Jul. 2010 Mi opinión en el artículo Educar diseñadores integrales
Concordo. Os homens para se comunicarem entre si, utilizam do processo da linguagem. Isto nos leva a certificar o Design também como uma forma de comunicação, e, portanto, uma linguagem. O processo de projetar comporta vários fatores, dentre eles, focar-se nas reais necessidades socioeconômicas e culturais do público-alvo, bem como sua melhor interface com o mundo artificial. Ademais, devemos, como docentes e profissionais da área, cultivar o caráter inter e multidisciplinar do processo de projetar em Design. Portanto, pelo exposto no artigo, temos um grande desafio no ensino do Design.
May. 2010 Mi opinión en el artículo Qué puede hacer el diseñador en la empresa
Ao considerarmos como uma das resultantes do processo de Design numa empresa é tornar pública sua imagem, cultura, missão etc., cumpre notar que, o profissional envolvido tenha condições de poder exercer tal papel. Para tanto, numa linha inter e multidisciplinar, penso que os designers devem ter em sua formação conhecimentos de gestão, mais aprofundados. Cada vez mais somos solicitados a resolver problemas nas empresas, que antes não estavam aflorados. Assim, repensemos e busquemos compreender qual é o «novo» papel dos designers neste nosso mundo pós-moderno.
May. 2010 Mi opinión en el artículo ¿Existe un lenguaje del color?
Considerando que 75% de nossa percepção vem da esfera visual, é prudente afirmar que o fator cor é de relevante importância na comunicação visual. Há na literatura específica, vários fundamentos elaborados por autores sobre os aspectos perceptivos relacionados à cor.
Desse modo, buscar estudar, conhecer e compreender sob os fenômenos da cor em nossa percepção, é tarefa sine qua non para qualquer sujeito que queira se enveredar pela área do Design (principalmente, na esfera gráfica).
Não obstante tais ponderações, cumpre notar que, ela (cor) não é tudo num projeto de comunicação visual.
Seminarios de actualización para especializarte junto a los que más saben
Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones
20 horas (aprox.)
1 diciembre
Guía analítica y método de trabajo para determinar estrategias de cambio de marca
15 horas (aprox.)
1 diciembre
Cómo construir autoridad profesional y superar el problema de convencer al cliente al presentarle diseños
15 horas (aprox.)
1 diciembre