Viana Do Castelo
Portogallo
José Da Cruz Lopes è un architetto, insegnante, con 16 anni di esperienza. Vive a Viana Do Castelo (Viana Do Castelo), Portogallo. Si specializza in Geodesign. Insegna in Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Si interessa di Architettura, Graphic Design, Web Design, Urbanistica, Illustrazione, Landscaping, Branding. José è in FOROALFA dal 2012.
Por contexto profissional o design cruzou-se comigo e passou a influenciar os saberes e os labores na área dos estudos ambientais produzidos e transmitidos em comunidade educativa. A transversalidade do design é o seu ponto mais interessante e ao mesmo tempo um desafio constante e um horizonte para novos entendimentos do conhecimento na atualidade.
O design ambientalmente responsável é uma atitude, uma cultura contemporânea e um projeto em construção ...
Ott 2014 La mia opinione nell’articolo Qual é a diferença entre arte e design?
DESIGN É ARTE APLICADA, SEMPRE ... e "comandada" pelo génio qualificado ou criativo de cada ser humano!
Lug 2014 La mia opinione nell’articolo Uma nova marca para os Correios do Brasil
Uma nota explicativa da Marca «Correios do Brasil» bem estruturada e fundada no sentir e no ser cidadão brasileiro; simples e dinâmica, que dá a imagem gráfica de envolvência, de aproximar "grandezas" ou encurtar distâncias entre Estados, ...; que se esboça, pela sua geometria e volumetria, em imagem mental associada a encomenda que esperamos receber, a "caixa postal das surpresas"!
Feb 2014 La mia opinione nell’articolo Qual é a diferença entre arte e design?
Excelente artigo de um profissional que está comunicando o seu sentir do design neste mundo e em formação ao longo da vida. É o seu lumen naturale sedimentado no corpus habilitado de cada um de nós, com as suas "coisas boas " e os seus "pecados".
Duas ideias-fortes que relevo: arte é design; e a criatividade é uma acção natural.
Aquilo que liga estas duas ideias é já bastante antiga, quando na antiguidade se afirmava de que toda a Arte é imitação da Natureza (Sêneca).
Parabéns e venham mais ... ideias e objectos de design.
Lug 2013 Mi piace l’articolo:
Lug 2013 La mia opinione nell’articolo O Sétimo Mandamento
Sem criatividade não há design(er) funcional e essa criatividade, tem uma génese, tem autor(es). E a isto chama-se propriedade autoral porque esta suporta-se nos princípios latinos do jus utendi, do jus fruendi e do jus abutendi.
Há uma ética natural, uma moral positiva associada ao design e ao seu autor.
O autor da obra/projecto de design será defendido se cada pessoa se guiar pela moral daquilo que é seu e daquilo que não lhe pertence.
Mas também se aplicar com deontologia profissional a sequência da cultura projectual contida no processo de past up e nos seus trabalhos práticos.
Mag 2013 Mi piace l’articolo:
Mag 2013 La mia opinione nell’articolo A especificidade do design
Li, com interesse, o «sentido» de pensamento do autor sobre o design como âmbito de projecto específico e ancorado na realidade humana e dos seus sistemas de objectos culturais. Só faltou mencionar que a ciência do artificial está contida no universo do conceito de Vernandsky - a noosfera, como sistema global dos artefactos gerados pela inteligência humana. Parabéns pela partilha de ideia(s)!
Apr 2013 Mi piace l’articolo:
Apr 2013 La mia opinione nell’articolo 10 objetos fundamentais para o designer
Porquê aos dez e não a meia-dúzia ...? É só um pretexto para dar este comentário pessoal; poderia ser um velocípede sem motor ou então eléctrico ou fotovoltaico para sustentar (mais e melhor) a nossa mobilidade do quotidiano ou de fim-de-semana. Ora aqui vão onze e deixo a outros colegas novas ideias para completar a tal dúzia de objectos de design fundamental na nossa vida hodierna. Abr e bjs da lusitânia.