Julio Teixeira

Julio Teixeira

Florianópolis
Santa Catarina
Brazil

Julio Teixeira is a graphic designer, professional, professor, with 23 years of experience. Lives in Florianópolis (Santa Catarina), Brazil. Is interested in Audiovisual Design, Clothing Design, Graphic Design, Industrial Design, Advertising, Communication, Illustration, Branding. Julio is in FOROALFA since 2009.


Followers:
9
Votes:
13
Comments:
9

More information about Julio Teixeira

Doutorando do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC - Brasil, é Mestre em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2011), possui graduação em Design Gráfico pela UDESC (2005). Atualmente é Bolsista de Pesquisa CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e atua como pesquisador. Tem experiência profissional e acadêmica em Design e Gestão principalmente em abordagens relacionadas a Branding, Processos de Desenvolvimento de Projetos, Gestão Visual, Melhoria Contínua, Atendimento Comercial, Projeto Visual e Ilustrações.

Recent activity of Julio Teixeira

Julio Teixeira
9

Apr 2014 My reply on the dialogue started by Yuri Matheus GomesYuri Matheus Gomes in the article Design Thinking não é DesignDesign Thinking não é Design

Oi Mauricio, vi esta entrevista com Bruce Nussbaum da Parsons sobre DT e achei que poderia interessar, gostei da leitura e indico: Enlace

Julio Teixeira
9

Apr 2014 My reply on the dialogue started by Yuri Matheus GomesYuri Matheus Gomes in the article Design Thinking não é DesignDesign Thinking não é Design

Marcio, neste ponto eu concordo 100% contigo. Mas a questão é que vejo a situação do DT mais positiva do que negativa. A engenharia aproveita-se da credibilidade que possui com os números para dominar cadeiras estratégicas, sem deixar de fazer engenharia. Se bem administrado o DT pode ser uma ótima oportunidade para mostrarmos o valor do nosso modo de pensar. Isso pode se mostrar muito valioso em certas áreas e situações que não são tradicionalmente do design.

Julio Teixeira
9

Apr 2014 My reply on the dialogue started in the article Design Thinking não é DesignDesign Thinking não é Design

Concordo com Bonsiepe. Mas e quando o design, a partir de seu modus operandi (ou de parte dele), inova de forma estratégica? Qdo ele (re)desenha processos, serviços ou identifica público-alvo? Ele passa a atuar em "áreas" que não são tradicionalmente de design (ex. mkt, modelos de negócios, ensino, mapeamento de padrões, pensamento visual..)? A meu ver o design também está atuando sobre as premissas de Bonsiepe, mas numa esfera diferente, e isso tem grande valor! Em outros tempos (tempo dos números) a engenharia também valorizou seu modo de pensar para ganhar maior espaço no meio empresarial.

Julio Teixeira
9

Apr 2014 My opinion in the article Design Thinking não é DesignDesign Thinking não é Design

Marcio,

Quando quando li as primeiras publicações sobre DT tive a mesma impressão. Depois de algum tempo passei a encarar ele como a velha a Gestão de Design (que muitas vezes me reportava as teorias de adm, só que de forma mais superficial e, com mais cores e desenhos). Porém, depois de algum tempo comecei a ver novos livros e artigos que apresentavam ferramentas e processos de design aplicados em outras demandas e realidades, aparentemente distantes do "design tradicional", e com resultados "fora da caixa". Então passei a aceitar que o DT era de fato uma força motriz em processos inovadores.

Julio Teixeira
9

Jul 2013 I like the article:

Julio Teixeira
9

Jul 2013 Translated the article:

Julio Teixeira
9
Julio Teixeira
9

Muito interessante a representação do modelo de processo por meio de infográfico. Inclusive a lógica, serve para outros processos de design e áreas afins. Tens outros materiais, gostaria de citá-lo, também tenho interesse de trocar umas informações... Parabéns pelo texto.

There are 9 followers of Julio Teixeira

Portrait of Marcio Dupont
Marcio Dupont Apr 2014
Portrait of Rafael Rudnicki
Rafael Rudnicki Mar 2014
Portrait of Carlos Sánchez
Carlos Sánchez Jul 2013
Portrait of Nelly Doña
Nelly Doña Jun 2013
FOROALFA logo
FOROALFA May 2013
Portrait of Luciano Cassisi
Luciano Cassisi May 2013

Upcoming online seminars (in Spanish)

Refreshing courses to specialize with the best

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 hours (approx.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 hours (approx.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 hours (approx.)
1 junio