O design de ambientes e as novas tecnologias

Assistimos ao surgimento de novos tipos de ambientes e espaços que acompanham mudanças nos hábitos e comportamentos das pessoas. Qual o papel da tecnologia nesse cenário?

Mariane Garcia Unanue, autor AutorMariane Garcia Unanue Seguidores: 22

Ana Bossler, editor EdiçãoAna Bossler Seguidores: 71

Ilustração principal do artigo O design de ambientes e as novas tecnologias

Ao longo dos últimos anos assistimos à emergência de novos tipos de ambientes e espaços, como spas em casa, home cine, cozinha gourmet, varanda gourmet, espaço gourmet...Novos nomes, muitas vezes pomposos, para descrever atividades já praticadas anteriormente de alguma maneira, mas que agora foram agrupadas em ambientes próprios e renomeadas.

Em todos estes novos tipos de ambientes podemos perceber a manifestação de uma mudança cultural ou de mudanças de hábitos, acompanhados de perto por mudanças tecnológicas. Mas o que surgiu primeiro, as necessidades e os desejos das pessoas ou será que são as novas tecnologias que nos empurram para esse futuro-presente?

O modo com que nos comportamos tem relação com o ambiente em que estamos e, naturalmente, se ocorre uma mudança no comportamento ou na cultura também mudaremos a forma de nos relacionarmos com os espaços. Além disso, quando passamos por momentos de acentuada mudança, surgem novos paradigmas, novos conceitos, novos modelos, novas teorias. Com o design de ambientes não é diferente.

Cada vez mais incorporamos ao nosso dia a dia novas tecnologias e novos modos de viver nos espaços que habitamos. A urgência de conectividade em todos os ambientes e lugares nos faz desejar, e consumir, novos gadgets e incorporar aos ambientes soluções de tecnologia para estarmos constantemente conectados. Assim, buscamos equipar a residência com soluções de automação para controlar iluminação, internet, som e equipamentos eletroeletrônicos. Os gadgets passam a habitar nossas casas juntamente conosco!

Ao passo que buscamos inserir a tecnologia em todos os espaços onde vivemos, continuamos a buscar conforto, praticidade e bem-estar. Continuamos a desejar personalizar os espaços, transformá-los como nosso, um lugar no mundo que reflita nossa personalidade e nossas aspirações. Será que isto está na contramão do futuro tecnológico?

No design de ambientes, não. Tanto o design quanto a tecnologia caminham lado a lado na acelerada mudança do mundo e parecem estar sempre à frente propondo soluções que tem por objetivo, antes de tudo, envolver os espaços com significado, transformá-los em lugar que atenda ao bem-estar e às demandas subjetivas das pessoas.

É este casamento entre design e tecnologia que alimenta toda a indústria da construção civil e incentiva a realização de mostras de decoração em todo o mundo. Estas mostras são os lugares mais adequados para vermos, conjuntamente, os resultados aplicados desse casamento, materializados em ambientes que lançam tendências. Ali, podemos ver e experimentar as novas facilidades tecnológicas implementadas nos ambientes através dos materiais utilizados nos revestimentos, no mobiliário e nos equipamentos, além de perceber o impacto dessas novidades sobre os visitantes. No Brasil, todos os anos temos à disposição mostras e eventos como «Revestir», «Casa Cor», «Morar mais por menos», «Master Casa», na Itália, o «Salone del Mobile» e a «​Cersaie», além de outras mostras  ao redor do mundo que nos aguardam para uma visita acolhedora e desafiadora ao mesmo tempo.

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
0
Votos:
3

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo O design de ambientes e as novas tecnologias

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 02/10/2014

Baixar PDF

Ilustração principal do artigo Arquitetura, marketing e o design nas cidades
Arquitetura, marketing e o design nas cidades A maneira com que enxergamos nossa cidade depende de como a observamos. Com o projeto dos pontos comerciais não é diferente: eles se comunicam através do design e da arquitetura.

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 horas (aprox.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 horas (aprox.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 horas (aprox.)
1 junio