Logos Cariocas da Gema

Um livro que documentou logos que são a cara da cidade maravilhosa.

Beto Lima, autor AutorBeto Lima Seguidores: 14

Ilustração principal do artigo Logos Cariocas da Gema

O livro teve como objetivo documentar logos que foram criados utilizando, no seu contexto, símbolos que representam a cidade do Rio de Janeiro como, por exemplo: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o calçadão da Praia de Copacabana, o estádio do Maracanã, a Quinta da Boa Vista, a Baía de Guanabara, o Jardim Botânico ou outro símbolo que remeta a associação e que só exista no Rio de Janeiro. O logo deveria ter um desses símbolos e/ou a palavra «Carioca» ou «Rio».

Os logos poderiam ter sidos desenvolvidos para qualquer tipo de finalidade: identidade visual de empresa, de produto, eventos, etc. Além de fazer um registro dos logos e seus pais, o livro também irá registrar a evolução dos logos utilizados pelo governo e pela prefeitura do Rio de Janeiro, desde a sua fundação.

Um hotsite foi criado para que as pessoas pudessem enviar os logos: www.marcas.2ab.com.br. Vítor Barreto, editor da 2AB Editora, explica que o site foi a melhor maneira encontrada para conseguir reunir o maior número de logos possíveis: «Com o hotsite foi possível recebermos marcas de designers de qualquer lugar do Brasil e do Mundo, com muita facilidade», comenta.

Após uma curadoria de Beto Lima e Vítor, entraram nos livros logos que tivessem as características já citadas acima e que também tenham um bom design ou uma característica marcante, que poderia estar na ideia ou no traço.

Este foi o primeiro livro a ter uma coletânea de logos de diversos perfis de clientes, serviços, designers, mas tudo focado num só tema: O Rio de Janeiro. O livro também será um registro histórico da evolução dos brasões/logos da cidade do Rio de Janeiro, até os dias de hoje. Conseguimos reunir nessa primeira edição, 482 logos, não somente criados aqui no Rio, como também em outros estados e para minha surpresa, em outros países, como Grécia e Suécia e já temos mais 70 logos, até o momento, na fila de espera para serem inseridos para a próxima edição, e como se trata de uma obra viva, espero que sempre tenhamos muito mais inspirações para a nossa cidade que tanto amo.

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
8
Votos:
6

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo Logos Cariocas da Gema

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 19/03/2015

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Retrato de Fabio Lopez
64
Mar. 2015

Beto, acho inadequado usar a plataforma FOROALFA para esse fim. Talvez fosse mais interessante escrever algo sobre o trabalho de pesquisa em si - suas conclusões e o que observou desse levantamento - do que criar um artigo que traz apenas uma apresentação publicitária do projeto. Isso abre espaço para transformarmos esse portal em um canal de vendas - e essa não é a proposta. Espero não soar ofensivo, fico no aguardo de novas contribuições. Abs!

1
Retrato de Beto Lima
14
Mar. 2015

Fábio, respeito sua opinão e obrigado por ter partcipado dessa minha obra colaborando com 3 logos :) Tenho mais outros artigo que serão em breves publicados , estão em fila de espera. Não vejo o menor problema em divulgar livros que possam servir de pesquisa para futuros pesquisadores, abçs :)

0
Retrato de Bruno Porto
39
Abr. 2015

Endossando o comentário do Fabio Lopez, aproveito para corrigir que "o primeiro livro a ter uma coletânea de logos de diversos perfis de clientes, serviços, designers, mas tudo focado num só tema: O Rio de Janeiro." foi "O perfil do Rio: grafismo de representação de uma cidade naturalmente gráfica" (Sextante, 1998), de Isabella Perrotta – que aliás teve uma continuação em "O perfil do Rio continua lindo: novas reflexões à luz de mudanças recentes" publicado em 2013, mesmo ano do "Logos Cariocas da Gema".

1
Retrato de Beto Lima
14
Abr. 2015

Interessante mesmo foi a matéria que saiu no Jornal O Globo em 15/03/2013, comigo e com a Isabella com o nosso trabalho sobre a pesquisa e documentação dos logos com perfis cariocas, que pelo menos no meu livro, foram publicados 482 logos(daqui do Brasil e alguns do exterior) e mais a evolução dos logos utilizados pelo Governo e pela Prefeitura do Rio, desde a época dos brasões (onde acabei encontrando um xará meu, Alberto Lima, desenhista e heraldista que foi o diretor da Oficina de Cartografia do Exército, responsável pela criação de centenas de brasões de municípios e regiões brasileiros), todos eles devidamente registrados com seus "pais"/autores de suas "crianças" . Nada como ter pesquisadores e professores agregando e evoluindo num mesmo tema :)

Link da matéria: http://oglobo.globo.com/rio/lo...

0
Responder
Retrato de Manoel Lorena Manoel
0
Mar. 2015

Veio a calhar ... mesmo não sendo o FOROALFA um canal para isso apenas mas também ..... Gostei, vou comprar o livro, vou ler, vou comentar , vou recomendar aos alunos e fazer essa coisa toda girar. Seá que temos logos caipiras da São Paulo, com cara de BAHIA ? .... senão é como em umlivro de arte/design/artesanato brasileiro em que a autora começa com um: - não estudamos na Bauhaus, não falamos alemão, não somos cartesianos, somos essa mistura ..... e por aí vai. Vou lá - eu caipira - me divertir com os logos com jeito carioca ..... o mar e aquelas montanhas de pedra lindas tem seus mistérios....

1
Retrato de Beto Lima
14
Mar. 2015

Manoel Lorena, minha intenção durante os 2 anos que levei para reunir não somente os 482 logos com símbolos cariocas e que foram publicados com seus respectivos autores, foi também, registrar a evolução dos brasões da cidade e do estado do Rio de Janeiro até os dias de hoje. E depois fazer o Logos de Sampa, Logos de Minas, Logos Gaúchos e assim por diante, mas pesquisando com amigos meus designers e acadêmicos, percebemos que São Paulo, por exemplo, não há tantos ícones assim que identifiquem a cidade e que sejam entendidos como símbolos por parte de outras pessoas de outras cidades, pois esse foi o critério básico para o Logos Cariocas. E uma curiosidade, é que o mais natural dos símbolos cariocas, O Pão de Açúcar, é natural, ao contrário de Torre Eiffel em Paris, ou a Estátua da Liberdade em NY, a Torre de Pisa na Itália e o Big Ben em Londres que foram criados pelo homem. Tenho mais 90 logos para entrar na próxima edição, pois se trata de uma obra viva, quem sabem um e-book. Abçs!

0
Responder
Retrato de Cristiana Serpa Ferreira
0
Mar. 2015

Muito bom! Onde compramos o livro?

1
Retrato de Beto Lima
14
Mar. 2015

Cristina, você pode encontrá-lo aqui onde está bem mais em conta aqui @amazonBR http://bit.ly/1p4viyu

0
Responder

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 horas (aprox.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 horas (aprox.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 horas (aprox.)
1 junio