O que você acredita que seja Branding?

Muitos profissionais confundem «branding» com atividades de outras áreas. O texto a seguir surge da discussão sobre o seu significado e com as conclusões sobre o que é branding.

Wesley Pinto, autor AutorWesley Pinto Seguidores: 24

Marcio Dupont, editor EdiçãoMarcio Dupont Seguidores: 70

Ilustração principal do artigo O que você acredita que seja Branding?

Há certo tempo atrás houve uma discussão no Facebook, e nela as pessoas discutiam o que é branding e também o que não é e em poucas horas surgiram diversos pontos de vista, todos com seus fundamentos, conhecimentos e experiências. Foi impossível apontar quem estava errado, mas paradoxalmente, no fim também se concluiu que ninguém estava certo.

Muitos defendiam o branding como a identidade da marca, ou com aspectos relacionadas a publicidade, e poucos ao planejamento e estratégia. No entanto, talvez o erro foi querer determinar algum caminho específico e imutável para chegar a uma conclusão sobre o seu significado   e também negando o branding como o próprio caminho e por isso negligenciou-se o principal fato de que cada caso é um caso.

Marca é uma percepção que as pessoas possuem de um produto ou serviço. O branding por sua vez se encarrega de gerir que os consumidores percebam uma marca de forma positiva. Branding é a gestão da marca, também a construção, cujo objetivo é posicionar de maneira inteligente e atraente a marca na mente das pessoas.

Posicionamento é a mensagem principal de uma marca e sabendo que branding é então condutor para que a marca seja posicionada adequadamente, compreendemos o motivo de que cada caso é um caso. Enfim, nenhuma boa mensagem/marca se sustenta sem que a empresa seja reconhecida, apreciada e admirada em todos os seus aspectos tangíveis e intangíveis.

Muitas marcas necessitam de melhor infraestrutura, outras devem dar mais valor aos colaboradores e engajá-los, outras precisam se atentar a qualidade do serviço e atendimento ao cliente e obviamente trabalhar a sua identidade e a comunicação de maneira muito mais consistente. O branding define a estratégia e o caminho para a construção dos valores percebidos e almejados pelos clientes.

Valor percebido, de acordo com Kotler (2000) é uma equação composta por qualidade, preço e serviço, onde o consumidor calcula inconscientemente ou conscientemente as vantagens de adquirir certa marca. Branding é então o caminho para construir e evidenciar os valores para a marca.

Se no começo do texto apontou-se que todos na discussão acertaram é porque o branding obrigatoriamente deve estar atento a toda cadeia de valores e atividades da empresa (infraestrutura, recursos humanos, serviços, operações, marketing, comunicação e até possíveis aquisições e oportunidades de extensão de portfólio e mercado).

Finalmente, não existe uma receita definitiva para construir uma marca de valor e bem posicionada. Só existe o constante comprometimento com a qualidade, com a mensagem, com a consistência e com todas as pessoas e recursos ao redor da marca. O branding não é substituto das outras atividades, na verdade ele é uma maneira adicional de olhar o mundo através do viés da marca. O vital é compreender a importância de todos trabalharem juntos alinhados em prol de um objetivo: o sucesso do negócio!

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
5
Votos:
18

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano

Bibliografia:

  • KOTLER,Philip.Administraçãode Marketing.SãoPaulo:Prentice Hall, 2000.

Adaptação do texto do blog da Wy Branding também escrito por Wesley Pinto.

Código QR para acesso ao artigo O que você acredita que seja Branding?

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 19/03/2014

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Retrato de Alexandre De Bastiani
1
Alexandre De Bastiani
Abr. 2014

Ótimo artigo! Há hoje uma pá de designers, e infelizmente escritórios, que declaram "fazer branding"e não sabem (ou pior, nunca ouviram falar) o que é Brand Equity e/ou não leu Kotler e/ou David A. Aaker.

1
Retrato de Wesley Pinto
24
Abr. 2014

Exatamente Alexandre. Uma coisa é a gestão da marca, o branding, outra é o design que ela carregará. Não vejo mal algum em uma empresa de branding também desenvolver ou conduzir o design, pois elas são "responsáveis" pela marca. O problema é quando o escritório de design usa branding de forma equivocada ou as empresas o usam como desculpa para vender design.

É preciso entender que muitas marcas possuem ótimo design, mas a gestão de marca é ruim, o preço não condiz ao posicionamento, falha na entrega da promessa ou até na existência de uma e assim por diante.

Agradeço o comentário.

Abraços

0
Responder
Retrato de Sandra Ribeiro Cameira
1
Sandra Ribeiro Cameira
Mar. 2014

O branding é uma atividade plural, multidisciplinar e que pode ser trabalhada em instâncias distintas e por diferentes meios. O problema é que muita gente faz identidade visual corporativa e diz, equivocadamente, que está fazendo "branding". De fato, um trabalho consistente de identidade visual contribui para o branding, visto que uma marca se fortalece quanto possui uma identidade clara e bem construída. Mas não é só isso. A palavra branding virou modismo para justificar um "upgrade" profissional e nem sempre o trabalho entregue ao cliente é branding pra valer.

1
Retrato de Wesley Pinto
24
Mar. 2014

Exatamente Sandra :) Obrigado por comentar o artigo

Isso que defendo no meu dia a dia e é o que oferecemos na Wy Branding. A princípio fazíamos design, ainda fazemos alguns trabalhos de design, mas hoje nosso core é estar ao lado das empresas assessorando nas decisões, estratégia e ações ligadas a marca. Trabalhamos no longo prazo, no curto somos consultoria.

0
Responder
Retrato de Wesley Pinto
24
Mar. 2014

Branding começa com um bom serviço e uma boa cultura empresarial, com colaboradores felizes e comprometidos em fazer o melhor para a empresa. Branding é a gestão da marca, marca a percepção das pessoas pela empresa e seus respectivos produtos e serviços, ou seja, tudo que contribui para a percepção positiva da empresa deve ser considerado pelo branding, afim de entregar a promessa da marca, gerar valor para marca, entregar beneficios para os consumidores e posicionar a marca de forma eficiente no mercado.

Muito obrigado por seu comentário Sandra Cameira

1

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

30 horas (aprox.)
1 abril

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología...

20 horas (aprox.)
1 abril

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

15 horas (aprox.)
1 abril