A Graphic Designer, professional, professor, specialist in Design Gráfico, with 31 years of experience. Working at ID Design Planejamento e Projeto Grafico. Teaching at Centro Universitário Senac SP.
Areas of interest: Graphic Design, Communication, Branding
Designer e Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuei por seis anos como docente na Escola Panamericana de Arte e Design, e atualmente leciono no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Senac SP. Mestre em Design e Arquitetura pela Universidade de São Paulo, com a pesquisa sobre a introdução da metodologia de branding nos escritórios de design brasileiros. Sou sócia-diretora do escritório Id Design em São Paulo, cuja atuação é voltada principalmente para projetos de identidade visual e comunicação corporativa.
Oct 2017 I like the article:
Mar 2016 My opinion in the article Toda marca debe ser...
O artigo me soa muito pertinente e convida à reflexão. Talvez a ocultação da palavra "TODA" ao início de cada item citado eliminasse a polêmica geral. O importante é que a criação do design de uma marca se mantenha sempre avaliado sob tais parâmetros, que podem ou não ser adequados. Creio que isso tenha sido que o grande mestre Norberto Chaves quis evidenciar em seu texto.
Mar 2016 I like the comment of Fabio Lopez in the article
Toda marca debe ser...
Feb 2016 I like the article:
Jul 2015 I like the article:
Jun 2015 My opinion in the article Empresas de comunicação devem flertar com boas práticas em gerência de projetos
Fabrício, concordo plenamente com você. Tanto as agências como os cliente precisam estabelecer seus processos internos para que possam trabalhar em sinergia e obter uma produtividade estimulante e sustentável para ambas. Entendo que a relação agência/cliente precisa ter a cumplicidade de um jogo de frescobol, onde cada um faz o máximo esforço para não deixar a bola cair no chão. Essa é a grande diversão.
May 2015 My opinion in the article El diseño paciente
Muito boa reflexão. Muitos designers precisam aprender a despir-se de seus egos inchados e aceitarem o trabalho colaborativo. O olhar do outro pode ser enriquecedor e contribuir para a melhoria da solução.
May 2015 My reply on the dialogue started in the article A consciência e o design
Sim Fran infelizmente, no Brasil, o campo do design padece com a falta de cultura sobre o tema e também com o uso inapropriado de terminologias inerentes a alguns conceitos e metodologias do design. O próprio conceito de design é banalizado, assim como recentemente vem acontecendo com o conceito de Branding. As palavrinhas entram "na moda" e todo mundo quer usar pra "surfar na onda" da vez.
Apr 2015 I like the reply of Ernesto Harsi in the dialog started by Bruno Porto en el artículo
Branding definitivamente não é só identidade visual
Apr 2015 My opinion in the article A consciência e o design
Excelente reflexão Rique! Concordo plenamente com você. Antes de ser a "palavrinha da moda", design é um processo interno residente em cada um de nós, e cabe a cada pessoa ter o autoconhecimento para saber trazê-lo à tona, a fim de resolver os problemas do dia-a-dia.
Apr 2015 I like the article:
Apr 2015 Started following:
Mar 2015 I like the article:
Mar 2015 Started following:
Mar 2015 I like the article:
Feb 2015 Started following:
Feb 2015 My opinion in the article La voz de su amo
Perfeito Professor Norberto! Com suas competências profissionais nós designers devemos "vestir a camisa" do cliente e sermos o porta-voz de suas mensagens em um único tom de voz: o dele.
Feb 2015 I like the comment of Rodolfo Álvarez in the article
La voz de su amo
Mar 2014 Started following:
Mar 2014 I like the article: