Marcus Dohmann

Marcus Dohmann

Petrópolis (Rj) Brazil

Followers:
1
Votes:
1
Comments:
3

A Graphic Designer professional, professor with 40 years of experience. I work at Imaginativa Comunicação e Design. I practice teaching at Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Areas of interest: Graphic Design, Industrial Design, Communication, Branding, Technology

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), com mestrado em História da Arte e doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro é professor Adjunto e fundador/coordenador do Laboratório do Núcleo Gráfico de Comunicação Visual (LabGraf), atuando como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Curso de Desenho Industrial - hab. Programação Visual (Graduação) da EBA/UFRJ. Membro externo do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Desenho Industrial - Desenho de Produto da EBA/UFRJ. Acumula experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Desenho Industrial, atuando principalmente na área de design gráfico e de embalagens, com foco de pesquisa em cultura material. Avaliador para reconhecimento de cursos de graduação na área de Design/Desenho Industrial, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP.

1

Feb 2012 My opinion in the article Prova de habilidade para ingresso em cursos de design

A função do exame é revelar o potencial, a criatividade e a capacidade do candidato em lidar com conceitos e conhecimentos básicos considerados pré-requisitos ao aprendizado das disciplinas do curso e essenciais ao próprio desempenho profissional. Não se trata de uma aferição de «estilos artísticos» e, sim, de avaliação da habilidade do candidato em utilizar o desenho como linguagem de expressão, ferramenta básica para disciplinas dos cursos projetuais, como Arquitetura, Desenho Industrial, Comunicação Visual, dentre outros. O desenho é a forma vital para comunicar idéias.

1
1

Feb 2011 I like the article:

1

Dec 2010 My opinion in the article ¿Cuánto vale un logotipo?

Penso que não é possível desenvolver uma marca sem projetar suas aplicações. Entendo o desenvolvimento de uma identidade visual como um projeto complexo, que envolve diversas aplicações para o novo sinal gráfico. Para o preço do projeto, sem dúvida, contará a experiência profissional do designer, o que, certamente, fará a diferença na sua aplicação. Contudo, poderá haver uma diferença no preço cobrado por um profissional autônomo, atuando como consultor, e uma grande agência ou escritório de design. O que deve ficar claro é que neste mercado o preço baixo não é sinônimo de bom negócio.

0
1

Estoy totalmente de acuerdo en compartir mis proyectos a los estudiantes, señalando los aspectos positivos y negativos que influyen en la solución desarrollada. Se trata de un estudio de casos comentados, de gran valor para la enseñanza sistemática.

0