Lucilia Alencastro Brancalua

Lucilia Alencastro Brancalua

Curitiba (Paraná) Brasil

Seguidores:
0
Votos:
6
Opiniones:
9

Diseñadora Gráfica profesional, docente con 35 años de trayectoria. Trabaja en empresa propria. Ejerce la docencia en Centro Universitário Curitiba.

Áreas de interés: Arquitectura, Diseño Gráfico, Ilustración, Diseño de Interiores

Ilustradora e Designer de Curitiba/PR - Brasil.Mestre em Comunicação  e Linguagens/ Pós-graduada em Artes Visuais e Cultura/ Formada em Arquitetura; Docente em cursos de Design Gráfico e Design de Interiores

0

Hace 7 meses Me gusta el artículo:

0

Hace 11 meses Mi opinión en el artículo Designer para um pais em crise

Pois é... é um ótimo mercado... Você acha que a tabela de valores da ADEGRAF, de Brasília, é uma referência boa nesse caso? Ela é bem atualizada. Já a da ADG... é de 2004! Ainda assim, alguns clientes pequenos acham os valores muito altos. Bem, eu sempre explico bem direitinho o porque dos preços, o que fazemos, o que estudamos pra chegar até aqui, o quanto um médico cobra, o quanto uma faxineira cobra, blá, blá, blá... Mas que difícil, né?!

2
0

Hace un año Mi opinión en el artículo Está na hora de aposentar a Gestalt?

Eu sempre penso sobre a importância de Gestalt e Proporção Áurea nas ementas de disciplinas de Composição para Design e Arquitetura, mas antes de abandonar tudo, venho me perguntando o que colocaremos no lugar. Abaixo todas as regras, então? Deixamos rolar livre a experimentação? Na dúvida, acho que vale apresentar alguns trabalhos de designers consagrados como Alexandre Wollner e Aluísio Magalhães entre outros que usaram alguns desses princípios em logotipos, por exemplo. Mas concordo com você que os tempos eram outros e as necessidades também. O design era mesmo principalmente 2D e os grids rígidos imperavam. Já hoje, estamos livres de muitos grilhões.

0
0

Concordo quase com tudo. Ainda tenho que mostrar Gestalt e Proporção Áurea, mas deixo claro que são conhecimentos antigos, que podem ou não ser usados e valem sim, como cultura geral da área. O difícil é mudar as esferas superiores e o MEC...

1
0

Feb 2016 Mi opinión en el artículo mini Rio: 100 miniaturas da cidade do Rio de Janeiro

Maravilhoso trabalho!

1
0

Sep 2015 Mi opinión en el artículo Google, melhor ou pior?

Ótimas reflexões. Eu, particularmente, gostei muito do G colorido e do novo logotipo do Google.

No caso da Apple penso que descartaram a maçã multicolorida quando estas cores passaram a fazer parte da simbologia dos grupos gays e militantes da diversidade, já que não era esse o foco da empresa.

1
0

Nov 2013 Mi opinión en el artículo Rara avis: el diseñador que no diseña sus presentaciones

Concordo totalmente.

0
0

Feb 2013 Me gusta el artículo:

0

Feb 2013 Mi opinión en el artículo Menos es menos, más es más

Importante discussão. Penso também que depende mesmo da situação. Cada caso é um caso. Mas em tempo de necessária economia de recursos e escassez de matérias, o Menos é mais ainda está valendo!

0
0

Nov 2012 Me gusta el artículo:

0

May 2012 Mi opinión en el artículo Dez princípios do design gráfico

Sou professora de Composição visual, e portanto, comecei dizendo isto tudo aos meus alunos. No entanto, hoje já não tenho certeza se todos estes princípios são mesmo fundamentais.

Especialmente o item 8, já desconsidero, e penso que se trata de um preconceito «Bahaus/Ulmiano». Hoje o excesso gráfico é compreendido, bem compreendido e bem aceito como linguagem.

1
0

May 2012 Mi opinión en el artículo Pessoas ficam mais criativas em ambientes criativos

Parabéns Professor Rique.

Concordo 100%!

Também sou otimista quanto ao que é possível fazer, porém pessimista quando penso nas enormes montanhas burocráticas que devemos mover até chegarmos onde queremos.

0