João Vasco Matos Neves

João Vasco Matos Neves

Castelo Branco (Castelo Branco) Portugal

Seguidores:
0
Votos:
0
Opiniones:
0

Diseñador Gráfico docente con 20 años de trayectoria. Trabaja en ESART. Ejerce la docencia en Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Áreas de interés: Diseño Gráfico, Diseño Web, Ilustración, Branding

Licenciou-se em Tecnologia e Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar, Escola Superior de Tecnologia.

Obteve o Mestrado em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro, apresentando a dissertação intitulada “O sistema de sinalização vertical em Portugal”.

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com a tese intitulada “Sistema de signos para informação turística: metodologia para o desenvolvimento de sistemas sinaléticos”.

Exerce desde 2002 atividade docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, da qual é subdiretor desde 2010.

Investigador desde 2008 do LID – Laboratório de Inovação em Design do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Integra desde 2003 o CICAV – Centro de Investigação em Comunicação e Artes Visuais da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o qual alterou em 2011 a sua designação para CIMAD – Centro de Investigação em Música, Artes e Design.

Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia de 2009 a 2012.
Membro do Conselho Científico da revista I+Diseño – Revista internacional de investigación, innovación y desarrollo en diseño. Málaga: Universidad de Málaga. ISSN: 1989-3183.
Membro do Conselho Editorial da revista Convergências – Revista de investigação e ensino das artes. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de artes Aplicadas. ISSN: 1646-9054.
Membro fundador do consórcio entre a Seconda Università degli Studi di Napoli (Itália), Università degli Studi di Napoli “Federico II” (Itália), Università degli Studi di Firenze (Itália), Escuela Universitaria Politécnica de Malaga (Espanha), Universidade Técnica de Lisboa e o Instituto Politécnico de Castelo Branco para a lecionação do Doutoramento Internacional em Design e Innovazione, do qual é docente.

Orientação e co-orientação científica de diversas dissertações de mestrado, estágios e projectos de âmbito académico relacionados com wayfinding, design de informação, sinalética e sinalização.

Apresenta regularmente comunicações e publica em revistas científicas, atas de congressos e outras publicações na área do design.

Desde 1998 que desenvolve a atividade de designer gráfico e é sócio (e membro fundador) da Associação Nacional de Designers, exercendo atualmente funções de Secretário da Assembleia Geral.