Fabio Lopez

Fabio Lopez

Rio de Janeiro (Rj) Brasil

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Diseñador Gráfico profesional, docente especialista en Tipografía, con 18 años de trayectoria. Trabaja en Crânio Incrível Design ltda.. Ejerce la docencia en PUC -Rio Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Áreas de interés: Arquitectura, Diseño Audiovisual, Diseño Gráfico, Diseño Industrial, Diseño Web, Diseño Textil, Ilustración, Branding, Tecnología, Diseño de Moda, Motion Graphics

Título:
mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro
Sinopsis:
Un homenaje dedicado: un minucioso ejercicio de diseño gráfico y un divertido paseo por la Ciudad Maravillosa.
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Idioma:
PT
Título:
mini Rio: 100 miniaturas da cidade do Rio de Janeiro
Sinopsis:
Uma homenagem dedicada, um minucioso exercício de design gráfico e um divertido passeio pela Cidade Maravilhosa.
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Idioma:
PT
Título:
A cultura do improviso
Sinopsis:
O improviso como heroísmo cotidiano e o planejamento como solução definitiva: confusões típicas de uma nação em desenvolvimento.
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Fabio Lopez é designer e mestre pela ESDI (UERJ), e professor do departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atualmente integra o conselho curador da Bienal Tipos Latinos, depois de ter sido coordenador técnico e jurado da mostra. Trabalhou durante 5 anos no departamento de design da marca Redley, e atualmente é sócio da empresa Crânio Incrível Design. Desde 2000 atua como designer independente em projetos de identidade visual, tipografia, moda e ilustração. É autor do projeto Mini Rio, homenagem e extenso exercício de representação visual que resultou na criação de mais de 200 pictogramas e padronagens sobre a cidade do Rio de Janeiro. Criou polêmica com os projetos 'War in Rio', 'Bando Imobiliário Carioca' e ‘Batalha na Vala’, que abordam o tema da violência urbana no Rio. Trabalhou na criação da marca Olímpica 'Rio 2016', projeto premiado na 2012 iF Design Awards (categoria Mídia Impressa / Design Corporativo) e destaque na 10ª Bienal de Design Gráfico da ADG-Brasil. Em 2011 venceu o concurso de criação da identidade visual do Centro Carioca de Design – CCD, órgão de fomento ligado à prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Pesquisa design filatélico e desenvolve selos postais para os Correios do Brasil. É palestrante, consultor, caderneiro e articulista.

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Hace un año Mi opinión en el artículo Cuando el plagio no es plagio

Ótimo artigo, Modesto, obrigado por contribuir com uma discussão de alto nível. Juridicamente, para sustentar uma acusação de plágio, é necessário comprovar 3 aspectos fundamentais, sendo: 1. Acesso (o acusado teve acesso ao conteúdo ʼoriginalʼ); 2. Precedência (o conteúdo ʼoriginalʼ é anterior ao suposto plágio) e 3. Semelhança. Ou seja, apenas a semelhança visual entre 2 projetos não atesta nenhum tipo de irregularidade técnica (até pq, quando esta semelhança é exagerada não se trata mais de plágio, porém pirataria). Coincidências são comuns no exercício da profissão, mas não constituem, necessariamente, plágios. São descuidos ou soluções genéricas de baixa qualidade, clichês... mas não plágio. Geralmente, quando a narrativa do processo é frágil e as semelhanças evidentes, as partes envolvidas acabam chegando à algum tipo de acordo, ainda que o termo ʼplágioʼ não possa ser utilizado plenamente. Cabe aos designers uma avaliação de seus pares sempre técnica, cautelosa e profissional.

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Hace un año Mi opinión en el artículo Hora del show

Mr. Spiekermann tem uma produção impressionante e um vasto repertório de bons textos sobre tipografia e design gráfico. Mas esse, definitivamente, não me parece ser um bom exemplo do que acabei de afirmar. Nem tanto por suas colocações naturalmente ácidas e taxativas, mas pela pouca relevância do tema e do conteúdo em si. É pouco para esta plataforma, na minha sincera e não solicitada opinião.

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Hace un año Mi respuesta en el diálogo iniciado por Ana Maria Gutierrez en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Gracias Ana! Sigo trabalhando para viabilizar a publicação, mantenha contato. ;-)

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Hace un año Mi respuesta en el diálogo iniciado por Paulina Aguilar en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Gracias Paulina! Fico feliz que tenha gostado do projeto. o/

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Hace un año Mi respuesta en el diálogo iniciado por Daniela Viramontes en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Gracias Daniela. Compartilhar essa odisseia era uma obrigação. :-)

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Hace un año Mi respuesta en el diálogo iniciado por Rubén Bresan en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Gracias Rubén!

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Hace un año Me gusta la opinión de Ana Maria Gutierrez en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

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Hace un año Me gusta la opinión de Rubén Bresan en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

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Hace un año Me gusta la opinión de Paulina Aguilar en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

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Hace un año Me gusta la opinión de Daniela Viramontes en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

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Hace un año Siguiendo a:

Premios Clap

Profesional con 6 años de trayectoria.
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Jul 2016 Me gusta la respuesta de Claudia El-Moor en el diálogo iniciado por Valter Bispo en el artículo A cultura do improviso

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May 2016 Mi respuesta en el diálogo iniciado por Estela Maria Elgueta en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Gracias Estela!

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May 2016 Me gusta la opinión de Estela Maria Elgueta en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

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May 2016 Mi respuesta en el diálogo iniciado por Adrianna Jr en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Gracias Adriana! É difícil sim, porém trata-se de um exercício cativante. Criei um videogame chamado mini Rio: posso passar horas grudado nos vetores. Compartilhe com seus colegas o projeto, espero que gostem! ;-)

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May 2016 Mi respuesta en el diálogo iniciado por Eduardo Martínez en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Por esse motivo as vezes prefiro me referir ao projeto chamando as imagens de ʼminiaturasʼ no lugar de ʼpictogramasʼ, compreendendo que algumas apresentam bastante complexidade e detalhes quase excedentes. Em alguns casos essa era a única maneira de ʼexplicarʼ conteúdos culturais complexos e muito locais. Caso esteja falando das imagens maiores ao final: ali são exercícios de linguagem derivados, criados a partir de elementos simples apresentados na página principal do site do projeto. Abrazos!

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May 2016 Mi respuesta en el diálogo iniciado por Jetzabel Mondragón en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro

Gracias Jetzabel! O livro vai nascer. :-)

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May 2016 Me gusta la opinión de Jetzabel Mondragón en el artículo mini Rio: 100 miniaturas de Río de Janeiro