Yahoo: faça você mesmo

Como o ex-gigante buscador da internet criou seu novo logotipo.

Luciano Cassisi Ciudad Autonoma Buenos Aires
Followers:
1176
Comments:
1
Votes:
5
Compartir:

Em sua página de Tumblr, Marissa Mayer (Presidente e Diretora Executiva do Yahoo) explicou que o processo de criação do novo logotipo foi realizado internamente, sem gastar milhões em consultorias externas:

«Em um final de semana do verão passado arregacei as mangas com a equipe de design do logo: Bob Stohrer, Marc DeBartolomeis, Russ Khaydarove e nosso estagiário Max Ma. Passamos a maior parte do sábado e do domingo desenhando o logo do principio ao fim, e nos divertimos muito avaliando cada detalhe».

Um dos principais argumentos de Mayer a favor da mudança é que 87% dos empregados do Yahoo não gostava do antigo logo e que alguns clientes manifestavam que, ainda que adorassem os produtos recentemente projetados, o logotipo anterior era visto como «estranho». E sem dúvida era, ainda que nem sempre de modo tão evidente.

Lembro-me que no ano de 2000 ou 2001 fizemos uma pequena experiência de análise de qualidade gráfica marcária com meus alunos de Design Gráfico da UBA. Selecionamos cinco logotipos de famosas marcas multinacionais entre os quais se encontrava o Yahoo. A cada aluno era dado um papelzinho onde deveria avaliar anonimamente a qualidade gráfica de cada logotipo, definindo entre qualidade alta, média e baixa.

Naquele momento, o logotipo do Yahoo era praticamente igual ao logotipo anterior, com suas letras pessimamente desenhadas, deformadas e desalinhadas. A única diferença residia na cor, que era vermelha no lugar de púrpura, além disso, tinha uma sombra plana que piorava ainda mais a já péssima qualidade do signo. Havia escolhido marcas de diferentes qualidades e a do Yahoo era claramente a pior das cinco. Entretanto, quase a totalidade de meus alunos considerou que esse logotipo tinha qualidade média ou alta. Como não podiam ver uma coisa tão óbvia? Era só separar qualquer uma das letras e observar seu jeito desengonçadonas fisionomias curvas e a desprolixidade de todos os traços e vértices; erros reconfirmados por sua duplicação na sombra plana.


Antigo cabeçalho do Yahoo onde é possível ver o logotipo anterior, na cor vermelha, com uma sombra plana.

Naqueles anos, Yahoo era, aos olhos do mundo, o que hoje é o Google: necessário como a água.O víamos como uma empresa moderna, jovem, descontraída, hiper-tecnológica. Era o rei dos buscadores e dos «ponto com», mas que pouco tempo mais tarde protagonizaria, junto com tantas outras, trepidante queda do índice Nasdaq. Nesse contexto, era compreensível que meus alunos não tivessem condições de ver a baixa qualidade nos signos gráficos. O posicionamento da marca camuflava todas as grosseiras imperfeições de seu logotipo.

Hoje, que o posicionamento do Yahoo está bastante comprometido, fica muito mais fácil ver aqueles erros e aprovar a decisão de Mayer pela decisão em produzir uma mudança.

Quando li a explicação do Yahoo para seu novo logotipo senti certa esperança: não haviam caído nas argumentações delirantes, estéreis e incomprováveis em que geralmente caem muitas multinacionais quando decidem mudar sua marca gráfica. Cheguei a pensar que poderia ser uma nova tendência rumo ao senso comum. Mas Mayer me clicou no globo em sua página Tumblr:

»Não queríamos linhas retas no logo. As linhas retas não existem na forma humana e são extremamente raras na natureza. O toque humano no logotipo é que todas as linhas e formas têm ao menos uma ligeira curva».

Que bobagem! Essa simpática senhora não se deu conta de que nenhuma empresa está orientada para as máquinas, que todas se orientam aos seres humanos e nem por isso seus logotipos irão prescindir de linhas retas?

«Preferimos letras com traços finos e grossos, para transmitir o caráter subjetivo e pessoal de algumas das coisas que fazemos».

...?

«Nosso logotipo era percebido como o icônico canto tirolês Yahoo! Queríamos preservar isso e fazer algo lúdico com as letras «O»».

Uma brincadeirinha que não contribui em nada para a nova marca.

«Nossa última jogada foi inclinar o ponto de exclamação em 9 graus, só para agregar um toque de extravagância».

Os argumentos ridículos continuam, mas com tudo isso é possível dar-se conta de que «faça você mesmo» foi a filosofia que conduziu esta mudança. Não obstante, podemos sugerir para Marissa Mayer que, se não conseguir sucesso em sua gestão de ressuscitação do Yahoo, poderia montar sua própria consultoria de branding. Depois de tudo, em apenas dois dias, demonstrou que pode produzir os mesmos argumentos estéreis e chegar aos mesmos resultados de baixa qualidade, curto prazo e baixo rendimento, que algumas das principais consultoras de branding do mundo.


Logotipo anterior à esquerda, sem sombra e na cor púrpura. Ao seu lado, um pouco mais azulado, o novo logotipo.

Apesar dos argumentos ingênuos e de ser o resultado de um «design express», devemos admitir que o novo logotipo é muito menos desastroso que o anterior. Ainda que possua visíveis problemas no entreletras e o desenho destas seja bastante vulgar; em comparação com o logotipo anterior, o trabalho é mais que aceitável. Ainda mais se consideramos que, como diz Mayer, foi resolvido por uma equipe em apenas dois dias.


Versões em apócope do logotipo anterior, uma oferta que não apresenta nada de novo.

Do ponto de vista técnico, o logotipo anterior tinha uma vantagem sobre o atual. O «Y», apesar de seu terrível desenho, tinha suficiente personalidade para poder funcionar como símbolo. De fato, Yahoo tinha uma versão apocopada de sua marca gráfica: o «Y» inscrito dentro de uma elipse horizontalizada, acompanhada do signo de exclamação. Esse, que poderia ser um passo necessário para identificar produtos da marca ou aplicações muito pequenas como o favicon ou o avatar, se perdeu. Evidentemente o novo «Y» não servirá para isso. Talvez como mais um ou dois fins de semana de «faça você mesmo», Mayer e sua equipe de design express se dariam conta disso.

Translated by Luiz Claudio Gonçalves Gomes Campos Dos Goytacazes
Followers:
1176
Comments:
1
Votes:
5
Compartir:

1 Comments

Comment

 

Este artigo foi publicado previamente com o título Branding. Atendido por sus dueños, na seção «La Crítica» da revista DNI, que é publicada junto com ARQ/Diario de Arquitectura de Clarín (Buenos Aires, Argentina).

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 26/11/2013.

Luciano Cassisi

More articles by Luciano Cassisi in Portuguese

Idioma:
PT
Title:

Menos é menos, mais é mais

Synopsis:

Está na hora de aposentar o quase centenário lema «menos é mais».

Share:
Idioma:
PT
Title:

Debate: Google, melhor ou pior?

Synopsis:

A gigante da internet introduz mudanças em sua marca gráfica que merecem ser debatidas.

Share:
Idioma:
PT
Title:

Os porquês dos concursos

Synopsis:

Uma reflexão sobre os motivos que levam a existência dos concursos de ideias, sobre sua conveniência para todas as partes e sobre a qualidade dos resultados que costumam produzir.

Share:
Idioma:
PT
Title:

¡¿Signos esquecidos?!

Synopsis:

«Não o encontrei no teclado», «escrevi com pressa», «fica mais bonito assim», «era um texto informal». Não existe razão para não cultivarmos o uso correto da linguagem escrita.

Share:

You may be interested

Ricardo Rangel
Idioma:
ES
Author:

Ricardo Rangel

Title:

¿Qué hacer después de terminar la carrera de diseño?

Share:
Interactions:
Votes:
133
Comments:
56
Followers:
13
Nora Karina Aguilar Rendón
Idioma:
ES
Author:

Nora Karina Aguilar Rendón

Title:

La empresa como individuo

Share:
Interactions:
Votes:
57
Comments:
28
Followers:
130
Luciano Cassisi
Idioma:
ES
Author:

Luciano Cassisi

Title:

Video: Marca y significados del color

Share:
Interactions:
Votes:
59
Comments:
16
Followers:
1176
Fernando García
Idioma:
ES
Author:

Fernando García

Title:

Book: Félix Beltrán Diseño

Share:
Interactions:
Votes:
46
Followers:
24
Lorena Garcia Hidalgo
Idioma:
ES
Author:

Lorena Garcia Hidalgo

Title:

¿Por qué el cliente piensa diferente?

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
43
Comments:
21
Followers:
6
Luiz Claudio Gonçalves Gomes
Idioma:
ES
Author:

Luiz Claudio Gonçalves Gomes

Title:

Composición de los elementos gráficos corporativos

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
94
Comments:
26
Followers:
41
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

0
Marcell Marra
Nov 2013

Achei a marca nova um tanto quanto sem vida. Com muitos espaços negativos e pouca singularidade. Prefiro a excentricidade da primeira, que apesar de não estar alinhada aos tredings em relação à suas características, sempre se resolveu bem.

0
Reply

Upcoming online courses

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
22 Abril 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019