Você não faz branding

Atualmente vemos a super exposição da palavra branding em cartões de visitas, sites e portfólios de freelancers e de empresas. Cuidado, eles provavelmente não fazem branding.

Giovanna Lettieri Santo Domingo
Followers:
26
Votes:
26
Compartir:

Antes de explicar esse ponto um esclarecimento se faz crucial: marca não é a mesma coisa que identidade visual, ou como muitos chamam, logo. Uma logo é a identidade gráfica de uma empresa. Seu objetivo é identificar seus produtos ou serviços e diferenciá-los da concorrência. É um nome representado graficamente, seja por meio de uma tipografia, de um símbolo ou do conjunto de ambos.

Já uma marca é o discurso da empresa, é tudo que a representa, em ativos tangíveis (produtos, logo, uniforme) ou intangíveis (atendimento, qualidade, preço). Marca não é o que você fala, e sim o que o público percebe de você.«Uma marca é o sentimento afetivo das pessoas sobre um produto, serviço ou empresa». Marty Neumeier, autor do livro "The Brand Gap". Por isso a logo é apenas um dos componentes que fazem parte da marca.


Marca Red Bull: toda a comunicação, atributos e crenças do público. Não apenas uma logo em um energético, mas um estilo de vida.

Estabelecido o conceito de marca podemos entender bem o branding. Ele é a gestão de uma marca, ou, em inglês brand management. Branding é o conjunto de práticas e técnicas utilizadas para a construção e o fortalecimento de uma marca.

Não. Fazer branding não é criar uma logo. É gerenciar o valor percebido da sua marca. Isso pode acarretar, ou não, em criar ou redesenhar sua identidade visual, mas essa decisão tem que ser tomada em conjunto com uma série de outros fatores, em prol de um bem maior que é a valorização da sua marca.

O branding não é um processo fácil. Um só designer não faz branding, ele é feito por uma equipe em conjunto com os donos da empresa e demanda tempo e dedicação. Essa equipe visa desenvolver positivamente a reputação de marcas, produtos e organizações e alinhá-las com os objetivos organizacionais e o público almejado.

Um bom branding gera marcas efetivas que trabalham com uma comunicação e um atendimento corporativo de qualidade. Portanto não se deixe levar por altos preços de profissionais que propõem criar ou redesenhar sua identidade visual sem, ao mínimo, estudar sua marca. Lembre-se que estética é superficial, e teorias vazias de cores e tipos não trazem valor de mercado. Antes de «recolorir» ou «trazer jovialidade» para a sua empresa reflita sobre os valores e comportamentos que você pratica, se há verdade na sua marca.

Uma maquiagem, por mais bem feita que seja, não engana o consumidor. O melhor é lavar o rosto e rever seus conceitos.

Editor: Joaquin Presas Curitiba
Followers:
26
Votes:
26
Compartir:

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 31/01/2014.

You may be interested

Patricia Bosch Estrada
Idioma:
ES
Author:

Patricia Bosch Estrada

Title:

Stands conceptuales

Share:
Interactions:
Votes:
12
Comments:
3
Followers:
15
Joan Costa
Idioma:
ES
Author:

Joan Costa

Title:

Apuntes sobre marca país

Share:
Interactions:
Votes:
51
Followers:
2162
Romualdo Faura
Idioma:
ES
Author:

Romualdo Faura

Title:

Diseño Ficción

Share:
Interactions:
Votes:
26
Comments:
17
Followers:
18
Wesley Pinto
Idioma:
PT
Author:

Wesley Pinto

Title:

São tantos ‘brandings’ por aí

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
11
Comments:
8
Followers:
24
Oriana Suarez
Idioma:
ES
Author:

Oriana Suarez

Title:

Perder o ganar: el valor de una cotización

Share:
Interactions:
Votes:
36
Comments:
25
Followers:
5
Joan Costa
Idioma:
PT
Author:

Joan Costa

Title:

Nascimento e evolução da marca em 7 passos

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
22
Comments:
3
Followers:
2162

Upcoming online courses

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
22 Abril 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019