Uma nova marca para os Correios do Brasil

Há argumentos visuais e estratégicos suficientemente fortes que justifiquem a revisão de um elemento gráfico público e vinculado a história do Brasil e dos brasileiros?

Chico Neto, autor AutorChico Neto Seguidores: 2

Lucas Monteiro Rocha Faria, editor EdiçãoLucas Monteiro Rocha Faria Seguidores: 7

Ilustração principal do artigo Uma nova marca para os Correios do Brasil

O sistema de identidade visual de uma marca não se limita a sua assinatura visual. A avaliação do alfabeto e gramática visual demanda a observação dos usos e aplicações do símbolo, logotipo, cores, tipografia e vários outros elementos que compõem uma plataforma gráfica.

Assistir o comercial da nova marca dos Correios – criados pela agência Master Roma Waiteman em parceria com o escritório de design CDA – ajuda a compreender melhor a revisão do signo visual concebido, em 1970, por Eduardo J. Rodrigues, então estudante de arquitetura e urbanismo, em concurso realizado pela instituição.

 

A metáfora visual do abraço é extremamente simpática e importante para o posicionamento mercadológico de uma organização estatal de forte tradição e vínculo histórico com o povo brasileiro que vem enfrentando crises de relacionamento com o público. Sem dúvida, o novo desenho deu à assinatura visual, antes geométrica e enclausurada, uma plástica mais leve e amigável. A marca gráfica vem, então, para ajudar a melhorar a imagem de uma instituição em crise.

Ver diferentes aplicações, durante o comercial, ajuda a perceber a riqueza de possíveis usos que o sistema traz para o design estratégico e comunicação promocional dos Correios. Os valores de «dinamismo, difusão e movimento» foram mantidos. As cores, acrescidas à marca nos anos 1990, rejuvenesceram sem deformar a identidade cromática. A tipografia manteve também sua aparência essencial – pessoalmente, tenho críticas mais graves aqui – e os efeitos de iluminação são apenas uma importante versão cromática entra várias existentes.

A crítica maior é a aparência vulgar que o símbolo da nova marca traz. Não há nada claramente singular no novo desenho. E o anterior, pelo contrário, era mais ímpar, apesar de usar as tão comuns e persistentes setas como principal significante. Quanto a isto, gostaria de encontra algo único no desenho do símbolo e da tipografia. Não achei. Logo, não encontrei justificativa visual suficientemente forte que justificasse a busca revisão de um elemento gráfico público e vinculado a história do Brasil e dos brasileiros.

Finalmente, o que espero é que a mudança do sistema de identidade visual aponte uma mudança maior, nos produtos, serviços e experiência da marca. Os Correiros são estrategicamente importantes para a difusão da comunicação, dos bens e serviços em nosso país. Este atraso sim é crítico e demanda evolução imediata em todos os sentidos.

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
3
Votos:
14

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao espanhol Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo Uma nova marca para os Correios do Brasil

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 03/07/2014

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Retrato de Giovanna Lettieri
30
Jul. 2014

Um artigo bom e sem achismos, parabéns.

Tenho o pensamento muito similar ao seu e escrevi sobre isso também: Enlace

É muito difícil opinar sobre uma marca sem analisar todas as outras mudanças estruturais do organismo, agora é esperar para ver como se portarão os Correios.

0
Retrato de José Da Cruz Lopes
0
Jul. 2014

Uma nota explicativa da Marca «Correios do Brasil» bem estruturada e fundada no sentir e no ser cidadão brasileiro; simples e dinâmica, que dá a imagem gráfica de envolvência, de aproximar "grandezas" ou encurtar distâncias entre Estados, ...; que se esboça, pela sua geometria e volumetria, em imagem mental associada a encomenda que esperamos receber, a "caixa postal das surpresas"!

0
Retrato de Wesley Pinto
0
Jul. 2014

O artigo mais coerente que li a respeito da mudança da identidade visual do correios. Parabéns ao autor que soube olhar para o lado positivo e soube ser critico sem ofender e pautado em argumentos concretos. É fato que marca é mais que o símbolo, ela é toda percepção da empresa. Se o correios não mudar a maneira de fazer as coisas a marca continuará mal vista. Contudo, sei que o que estamos vendo é o resultado de um trabalho muito maior de orientação e alinhamento. Assim aguardemos que não seja uma mudança de logotipo, mas sim um logotipo que simboliza uma mudança.

1

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

30 horas (aprox.)
1 abril

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología...

20 horas (aprox.)
1 abril

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

15 horas (aprox.)
1 abril