Chico Neto

Uma nova marca para os Correios do Brasil

Há argumentos visuais e estratégicos suficientemente fortes que justifiquem a revisão de um elemento gráfico público e vinculado a história do Brasil e dos brasileiros?

O sistema de identidade visual de uma marca não se limita a sua assinatura visual. A avaliação do alfabeto e gramática visual demanda a observação dos usos e aplicações do símbolo, logotipo, cores, tipografia e vários outros elementos que compõem uma plataforma gráfica.

Assistir o comercial da nova marca dos Correios – criados pela agência Master Roma Waiteman em parceria com o escritório de design CDA – ajuda a compreender melhor a revisão do signo visual concebido, em 1970, por Eduardo J. Rodrigues, então estudante de arquitetura e urbanismo, em concurso realizado pela instituição.

A metáfora visual do abraço é extremamente simpática e importante para o posicionamento mercadológico de uma organização estatal de forte tradição e vínculo histórico com o povo brasileiro que vem enfrentando crises de relacionamento com o público. Sem dúvida, o novo desenho deu à assinatura visual, antes geométrica e enclausurada, uma plástica mais leve e amigável. A marca gráfica vem, então, para ajudar a melhorar a imagem de uma instituição em crise.

Ver diferentes aplicações, durante o comercial, ajuda a perceber a riqueza de possíveis usos que o sistema traz para o design estratégico e comunicação promocional dos Correios. Os valores de «dinamismo, difusão e movimento» foram mantidos. As cores, acrescidas à marca nos anos 1990, rejuvenesceram sem deformar a identidade cromática. A tipografia manteve também sua aparência essencial – pessoalmente, tenho críticas mais graves aqui – e os efeitos de iluminação são apenas uma importante versão cromática entra várias existentes.

A crítica maior é a aparência vulgar que o símbolo da nova marca traz. Não há nada claramente singular no novo desenho. E o anterior, pelo contrário, era mais ímpar, apesar de usar as tão comuns e persistentes setas como principal significante. Quanto a isto, gostaria de encontra algo único no desenho do símbolo e da tipografia. Não achei. Logo, não encontrei justificativa visual suficientemente forte que justificasse a busca revisão de um elemento gráfico público e vinculado a história do Brasil e dos brasileiros.

Finalmente, o que espero é que a mudança do sistema de identidade visual aponte uma mudança maior, nos produtos, serviços e experiência da marca. Os Correiros são estrategicamente importantes para a difusão da comunicação, dos bens e serviços em nosso país. Este atraso sim é crítico e demanda evolução imediata em todos os sentidos.

Author
Chico Neto Fortaleza
Edition
Lucas Monteiro Rocha Faria Belo Horizonte

Published on 03/07/2014

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/uma-nova-marca-para-os-correios-do-brasil) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Related

Illustration:
Silvina Rodriguez Picaro
Author:

Silvina Rodriguez Picaro

Title:

Airbnb en Cuba

Synopsis:

Airbnb está en Cuba, por ahora sólo disponible para clientes estadounidenses. ¿Será un buen negocio o un golpe publicitario oportunista?

Votes:
2
Comments:
1
Followers:
15
Idioma:
ES
Illustration:
Joan Costa
Author:

Joan Costa

Title:

Birth and Evolution of the Brand in 7 Steps

Synopsis:

The commercial brand was born 3500 years ago.First it was a sign, then a meaning, later a TV story in 30 seconds. Today, it is a complex social and transmedial phenomenon.

Translations:
Read in spanish Read in portuguese
Votes:
5
Followers:
1904
Illustration:
Giovanna Lettieri
Author:

Giovanna Lettieri

Title:

Você não faz branding

Synopsis:

Atualmente vemos a super exposição da palavra branding em cartões de visitas, sites e portfólios de freelancers e de empresas. Cuidado, eles provavelmente não fazem branding.

Translations:
Read in spanish
Votes:
26
Followers:
26
Idioma:
PT
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2016