Tudo o que é sólido desmancha no ar

O papel do designer é pensar primeiro sobre experiências humanas, em vez de pensar na coisa em si.

Érico Fileno, autor AutorÉrico Fileno Seguidores: 16

Muito tem se falado sobre Design Thinking e alguns tentam levar para uma discussão dicotômica, ou ainda pior, para uma discussão maniqueísta entre o bem e o mal. E não quero nem lembrar que às vezes surgem discussões rasas e confusas sobre o assunto. Surgem até os «pioneiros do último verão», já que estamos falando de uma buzzword nova. Afinal todo mundo quer falar sobre tal (eu me incluo nessa!). Porém, eu procuro ser muito prático no meu modo de ver e trabalhar o design na minha vida profissional. Acredito que devemos aproveitar esse momento positivo para construir um discurso coerente através desse «novo design».

Historicamente o design passou por muitas ondas, de escolas acadêmicas a movimentos. Nesses primeiros anos do novo século, não só o design, mas toda nossa sociedade está passando por profundas mudanças: barreiras geográficas estão caindo, há uma mudança significativa na ordem mundial e modelos que sustentavam nosso mundo, caíram por terra. Vemos jovens que lançam um serviço na Internet ficarem ricos da noite para o dia. Vemos empresas tradicionais nos seus ramos perderem sua liderança para empresas novatas em pouco tempo. Marcas que ontem eram símbolos da nossa sociedade, já não existem mais. Impérios se mostraram verdadeiros castelos de areia. E o que o design tem com isso? Tudo oras!

O design como manifestação do labor humano faz parte da nossa cultura e ele também está passando por profundas mudanças, conectadas ao que escrevi acima. Por quê? Porque hoje não estamos mais fazendo coisas. A «coisificação« não está mais no nosso pipeline, porque o consumidor se transformou de receptor passivo em participante ativo do processo. O nosso papel como designer é pensar primeiro sobre experiências humanas, em vez de pensar na coisa em si. Hoje somos mediadores! Essa é a nova onda!

Por isso, antes de discutir que novo design é esse que estamos falando, penso que devemos ter a clareza que o design que conhecemos está se desmanchando. Hoje, estamos pensando e construindo processos e sistemas, com foco no entendimento das experiências das pessoas. As empresas precisam acordar para esse novo momento, que está focado nas nossas experiências com os serviços.

É através da interação com os serviços, que podemos ter uma visão desse design contemporâneo e da nossa importância dentro do processo produtivo. Se tivermos a conscientização da imaterialização do design, pouco importa que nome o mercado dá para isso. Dessa forma ficamos mais livres e podemos assim nos preocupar em fazer (e pensar) design. Podemos focar no seu real objetivo: entregar valor através de serviços significativos para pessoas e de forma sustentável para a sociedade.

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
5
Votos:
17

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao espanhol Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
  • Gostaria de indicar a leitura do livro de Marshall Berman que dá título a esse artigo: «Tudo O Que É Sólido Desmancha No Ar»
Código QR para acesso ao artigo Tudo o que é sólido desmancha no ar

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 04/03/2013

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Retrato de Celso Skrabe
1
Celso Skrabe
Mai. 2013

O paradoxo deste texto é que ele é muito sólido para, simplesmente, se desmanchar no ar. No setor hospitalar, onde atuo como publisher do Anuário de Design Hospitalar e do site HospDesign Center, a idéia do Design Thinking está presente sob múltiplas formas, do Design de Serviços ao Design Basead0 em Evidência (na linha do Evidence-Based Design americano). Na atenção à saúde a questão da experiência humana está no eixo da transformação que o Design pode (e deve) promover. Afinal, se a lógica é servir ao homem, então vale o que diz Philippe Starck: «Design não é estilo. Design é lógica«

0
Retrato de Érico Fileno
16
Mai. 2013

Oi Celso, tudo bom?

Citar Philippe Starck é um outro paradoxo! Pois a lógica não é apenas servir ao homem, mas sim colocar o ser humano em primeiro plano dentro do processo projetual. Parece que não há diferença nessa frase, mas na prática muda muita coisa.

0
Responder
Retrato de Pâmela Machado
2
Pâmela Machado
Mar. 2013

Não vejo o Design Thinking como o «novo design». Até porque ele está mais para uma metodologia que se apropria de um conjunto de princípios do design, que podem ser aplicados por diversos profissionais e organizações a fim de resolver uma ampla variedade de problemas. Uma equipe de design thinkers não é formada somente por designers, mas sim uma série de profissionais de outras faculdades dispostos a utilizar o poder desruptivo da forma de se pensar do design para a resolução de um problema. Por isso da palavra thinking - pensamento.

Abraços!

1
Retrato de Érico Fileno
16
Mar. 2013

Oi Pâmela, concordo com você. Também não vejo o Design Thinking como um «novo design», por isso o uso das aspas!

0
Responder
Retrato de Leandro Leite
0
Mar. 2013

Este é um dos meus maiores problemas com o design, vê-lo como uma ferramenta que ajuda de fato a sociedade, não apenas um embelezador de produtos. Espero que essa visão imaterial do design possa abrir uma brecha para encararmos a profissão e a área de estudo de uma maneira socialmente mais positiva.

0

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 horas (aprox.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 horas (aprox.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 horas (aprox.)
1 junio