São tantos ‘brandings’ por aí

Imagino a dificuldade das empresas para escolherem qual elas vão contratar.

Wesley Pinto São Paulo
Followers:
24
Comments:
8
Votes:
11
Compartir:

Certa vez me deparei com algum desses grupos espalhados pelas redes sociais, com um anúncio que vendia algo como «branding» no social media. Fiquei curioso e como qualquer apaixonado por branding fui investigar o «conteúdo» por trás da proposta. E o que descobri me deixou muito intrigado.

Após clicar no anúncio um texto que descrevia a prática surgiu, e pasmem, ele não tinha muita diferença do já conhecido planejamento e estratégia nas mídias sociais. Apesar de citar: personalidade, identidade e outros jargões de ambas as atividades que definitivamente compõem uma marca, não as são o branding em si.

Acredito que assim como eu, muitos questionaram o motivo de fundir o termo branding a outras atividades. Será que é para agregar «valor»? Ou será que o termo branding está na moda? Ou quem sabe até o próprio desconhecimento da atividade por muitos profissionais? Ou um problema em fazer a gestão da própria marca e definir uma promessa concreta e eficiente para si mesmo?

Encucado — e um pouco tenso com a «inocente» banalização — pesquisei outros termos que carregassem consigo a palavra: branding. E adivinhem! Encontrei. Na mais explícita forma de tentarem criar seus próprios oceanos surgiram termos como: digital branding, social branding, branding estratégico (doeu!), branding no design thinking...

Tantos «brandings» que imagino a dificuldade das empresas para escolherem qual elas vão contratar, todos «brandings» famintos em provar valor, levando os contratantes a fazerem elevados investimentos, mas que no fim só recebem resultados duvidosos e de difícil mensuração financeira. Isso, sem falar do aproveitamento sobre o desconhecimento de muitos médios e pequenos empresários sobre o tema. No entanto, o maior problema é que todos esses «brandings» não são branding.

Branding é branding, brand que significa marca, mais o «ing» para dar sentido de continuidade. Branding pode ser traduzido como gestão da marca. Branding é um processo, um conjunto de ações estruturadas que proporcionam o descobrimento e cumprimento da promessa da marca, até a implementação em todos os pontos de contato.

Percebam que não foi mencionada a palavra comunicação, nem estratégia, nem «social», mas sim a intenção, a gestão, para que a marca entregue aquilo que ela promete fazer de relevante para as pessoas, e que essa promessa seja percebida nos pontos de contato da marca.

Assim, como já mencionado, branding é a gestão da marca, que irá eventualmente necessitar de serviços de outras atividades, por exemplo as agências de publicidade, mídias sociais, assessoria de imprensa, escritórios de design, entre outros. Todos devendo entregar o melhor de si, mas sempre alinhados as definições do processo de gestão da marca.

Editor: Thales Aquino Rio de Janeiro
Followers:
24
Comments:
8
Votes:
11
Compartir:

8 Comments

Comment

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 16/09/2014.

Wesley Pinto

More articles by Wesley Pinto in Portuguese

Idioma:
PT
Title:

O que você acredita que seja Branding?

Synopsis:

Muitos profissionais confundem «branding» com atividades de outras áreas. O texto a seguir surge da discussão sobre o seu significado e com as conclusões sobre o que é branding.

Share:
Idioma:
PT
Title:

Branding, enfoque e sucesso

Synopsis:

Branding e foco. Descubra um grupo que necessite muito de algo e alinhe a proposta de valor da marca para eles.

Share:

You may be interested

Chuy Velez
Idioma:
ES
Author:

Chuy Velez

Title:

Mexketing: México como marca

Share:
Interactions:
Votes:
10
Comments:
7
Followers:
6
Javier Rejon
Idioma:
ES
Author:

Javier Rejon

Title:

El mercado ecológico

Share:
Interactions:
Votes:
34
Comments:
29
Followers:
14
Alejandra Flechas
Idioma:
PT
Author:

Alejandra Flechas

Title:

A concorrência e a marca

Share:
Interactions:
Votes:
4
Comments:
2
Followers:
14
Eric Skoglund
Idioma:
ES
Author:

Eric Skoglund

Title:

Imagen corporativa para la microempresa

Share:
Interactions:
Votes:
190
Comments:
154
Followers:
43
Norberto Chaves
Idioma:
ES
Author:

Norberto Chaves

Title:

Usted no sabe con quién está hablando

Share:
Interactions:
Votes:
54
Comments:
10
Followers:
3042
Sebastian Guerrini
Idioma:
ES
Author:

Sebastian Guerrini

Title:

Cómo diseñar campañas políticas

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
85
Comments:
46
Followers:
141
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

0
Nivia Bellos
Nov 2014

Acho triste saber que como uma palavra se tornou banal em tão pouco tempo. Sendo que isso não beneficia nem o profissional competente e muito menos a empresa.

1
Reply
0
Thiago Gruber
Sep 2014

Será que a palavra "branding" será banalizada como foi a palavra "design", que atua nas mais diferentes áreas fazendo sobrancelhas, unhas e afins?

1
0
Rodrigo Utopia
Sep 2014

Ja foi.

0
24
Wesley Pinto
Sep 2014

Nas grandes empresas e grandes consultorias branding é muito bem esclarecido. Mas enfim, a realidade da maioria não é a realidade dessas grandes empresas e por isso realmente foi banalizada.

2
1
Renzo Vargas Bejarano
Sep 2014

Parece que sim

0
Reply
0
Rochester Mesquita
Sep 2014

Pois eu vou lançar mais um produto no mercado: o E-mail Branding ! kkk

Abraço e continue com os ótimos artigos!

1
24
Wesley Pinto
Sep 2014

Obrigado amigo, é bom saber que meu trabalho está sendo reconhecido.

Eu ri com E-mail Branding, sua brincadeira revela seu senso crítico e uma realidade triste desse mercado. Parabéns por seu discernimento.

0
0
Ricardo Schrappe
Apr 2015

E já deve ter gente vendendo o "Facebook Post Branding".

0
Reply

Upcoming online courses

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
22 Abril 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019