O Designer no ambiente VUCA

Os designers estão se preparando para o mundo do futuro?

Anita Chalu, autor AutorAnita Chalu Seguidores: 59

Marcio Dupont, tradutor TraduçãoMarcio Dupont Seguidores: 70

Ilustração principal do artigo O Designer no ambiente VUCA

O que é VUCA?

Essa palavra é usada com muita frequência no ambiente de management, mentoring e counselling, e está afetando cada vez mais o trabalho do designer. É a sigla em Inglês correspondente à: Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity  (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Hoje em dia, as prioridades e as coisas a que devemos prestar atenção no nosso trabalho, mudam muito rapidamente e com uma frequência assustadora.

Sendo assim enfrentamos situações em que é difícil para nós assimilar e dar resposta imediata e adequada a essas constantes mudanças em nossas obrigações e compromissos profissionais. Vivemos em um mundo em mudança no qual o "imediatismo" emergiu como característica principal e comum em muitos empregos.

O trabalho do designer gráfico é um dos mais afetados. Este mundo VUCA requer que você seja capaz de cumprir funções para as quais nem sempre está preparado. Para entrar em  um estúdio de design, se exige do profissional  diversas aptidões: você deve ser programador, designer, ilustrador, diretor de criação e editor de vídeo, tudo ao mesmo tempo. E se houver algum espaço em sua agenda lotada, por que não, você também deve ser community manager.

«Eu pareço mais um mosquito em um campo de nudismo: eu sei o que quero fazer, mas não sei por onde começar».

Stephen Bayne

Sabendo que nós vivemos em um mundo cada vez mais incerto, volátil e complexo, temos de começar a treinar novas gerações com um modelo educacional muito mais prático e racional que leva em conta os ambientes VUCA,  permitindo-lhes responder de forma rápida e inteligente à qualquer tipo de obstáculo que apareça.

Vamos ver em detalhes o que cada uma das iniciais que compõem o acrônimo VUCA significa:

  • Volatilidade (Votality): uma situação está conectada por muitas partes e variáveis. As informações que encontramos podem ser previsíveis, mas às vezes não podemos controlar sua origem ou impacto.
    Como neutralizar isso? Com visão. Os líderes devem ter uma visão clara usando metodologias ágeis que lhes permitam trabalhar em um mundo em que os mercados estão em constante mudança.
  • Incerteza (Uncertainty): o desafio é imprevisível e inesperado, por isso não sabemos quando podemos corrigi-lo.
    Como neutralizar isso? Com compreensão. Os líderes do amanhã terão a capacidade de parar e observar o que está acontecendo ao seu redor, além de suas áreas de expertise, para que a comunicação seja fluida.
  • Complexidade (Complexity): os relacionamentos não são totalmente claros, não há precedentes.
    Como neutralizar isso? Procure clareza, que é o oposto do caos gerado por qualquer processo complexo.
  • Ambiguidade (Ambiguity): embora os fatos sejam conhecidos, a mudança é possível, mas não é algo que começa ou termina imediatamente.
    Como neutralizar isso? Com agilidade, para se comunicar através da empresa ou por qualquer departamento e resolver os problemas que surgem.

Como se prepara hoje o designer para esse futuro?

Existem várias maneiras pelas quais podemos implementar esse modelo educacional. O mais comum para trabalhar em um mundo com ambientes VUCA é através do conhecimento, conscientização e certas habilidades:

  • Antecipação e Agilidade. Isso significa saber responder de maneira rápida e inteligente a qualquer tipo de obstáculo apresentado a você e aproveitar posteriormente a vantagem que essa habilidade lhe proporciona.
  • Ser capaz de criar uma visão que faça sentido para o mundo. Que as coisas façam sentido agora tem muito mais importância do que antes, especialmente diante do impacto da globalização.
  • Saber entender os seus valores pessoais e de outras pessoas. Isso significa ter a capacidade de saber o que você quer e onde você quer ir, bem como as diferentes maneiras de alcançar os seus objetivos. Pense localmente e atue globalmente.
  • Saiba como procurar clareza para as  suas ideias e soluções sustentáveis ​​para o restante da equipe. Liderar em tempos turbulentos envolve saber como lidar com situações difíceis.
  • Saber como atrair os melhores talentos para mostrar algo novo para o cliente. Apostar nas pessoas mais qualificadas para saber enfrentar os problemas que são apresentados à empresa.
  • Saiba como criar engajamento através das diferentes redes. Entenda que não há mais apenas um "Big Brother", mas que qualquer pessoa pode causar danos desde qualquer lugar e, para isso, precisamos estar preparados.


Transferido para a vida do designer, o novo ambiente VUCA que enfrentamos exige um maior profissionalismo, não só ao sair da universidade. Você deve se atualizar continuamente, fazendo programas de pós-graduação, experimentar com as novas tecnologias da sua área e, ao mesmo tempo fazer algo completamente oposto:voltar ao esboço feito à mão, ficar longe da tecnologia para manter sua mente fresca. Além disso, entender e usar as redes sociais para gerar novas fontes de pesquisa  para acompanhar a evolução do Design e as novas maneiras de projetar nesse mundo VUCA.

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
0
Votos:
7

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo O Designer no ambiente VUCA

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 25/06/2018

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

30 horas (aprox.)
1 abril

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología...

20 horas (aprox.)
1 abril

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

15 horas (aprox.)
1 abril