O Designer no ambiente VUCA

Os designers estão se preparando para o mundo do futuro?

Anita Chalu Buenos Aires
Followers:
53
Comments:
0
Votes:
7
Compartir:

O que é VUCA?

Essa palavra é usada com muita frequência no ambiente de management, mentoring e counselling, e está afetando cada vez mais o trabalho do designer. É a sigla em Inglês correspondente à: Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity  (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Hoje em dia, as prioridades e as coisas a que devemos prestar atenção no nosso trabalho, mudam muito rapidamente e com uma frequência assustadora.

Sendo assim enfrentamos situações em que é difícil para nós assimilar e dar resposta imediata e adequada a essas constantes mudanças em nossas obrigações e compromissos profissionais. Vivemos em um mundo em mudança no qual o "imediatismo" emergiu como característica principal e comum em muitos empregos.

O trabalho do designer gráfico é um dos mais afetados. Este mundo VUCA requer que você seja capaz de cumprir funções para as quais nem sempre está preparado. Para entrar em  um estúdio de design, se exige do profissional  diversas aptidões: você deve ser programador, designer, ilustrador, diretor de criação e editor de vídeo, tudo ao mesmo tempo. E se houver algum espaço em sua agenda lotada, por que não, você também deve ser community manager.

«Eu pareço mais um mosquito em um campo de nudismo: eu sei o que quero fazer, mas não sei por onde começar».

Stephen Bayne

Sabendo que nós vivemos em um mundo cada vez mais incerto, volátil e complexo, temos de começar a treinar novas gerações com um modelo educacional muito mais prático e racional que leva em conta os ambientes VUCA,  permitindo-lhes responder de forma rápida e inteligente à qualquer tipo de obstáculo que apareça.

Vamos ver em detalhes o que cada uma das iniciais que compõem o acrônimo VUCA significa:

  • Volatilidade (Votality): uma situação está conectada por muitas partes e variáveis. As informações que encontramos podem ser previsíveis, mas às vezes não podemos controlar sua origem ou impacto.
    Como neutralizar isso? Com visão. Os líderes devem ter uma visão clara usando metodologias ágeis que lhes permitam trabalhar em um mundo em que os mercados estão em constante mudança.
  • Incerteza (Uncertainty): o desafio é imprevisível e inesperado, por isso não sabemos quando podemos corrigi-lo.
    Como neutralizar isso? Com compreensão. Os líderes do amanhã terão a capacidade de parar e observar o que está acontecendo ao seu redor, além de suas áreas de expertise, para que a comunicação seja fluida.
  • Complexidade (Complexity): os relacionamentos não são totalmente claros, não há precedentes.
    Como neutralizar isso? Procure clareza, que é o oposto do caos gerado por qualquer processo complexo.
  • Ambiguidade (Ambiguity): embora os fatos sejam conhecidos, a mudança é possível, mas não é algo que começa ou termina imediatamente.
    Como neutralizar isso? Com agilidade, para se comunicar através da empresa ou por qualquer departamento e resolver os problemas que surgem.

Como se prepara hoje o designer para esse futuro?

Existem várias maneiras pelas quais podemos implementar esse modelo educacional. O mais comum para trabalhar em um mundo com ambientes VUCA é através do conhecimento, conscientização e certas habilidades:

  • Antecipação e Agilidade. Isso significa saber responder de maneira rápida e inteligente a qualquer tipo de obstáculo apresentado a você e aproveitar posteriormente a vantagem que essa habilidade lhe proporciona.
  • Ser capaz de criar uma visão que faça sentido para o mundo. Que as coisas façam sentido agora tem muito mais importância do que antes, especialmente diante do impacto da globalização.
  • Saber entender os seus valores pessoais e de outras pessoas. Isso significa ter a capacidade de saber o que você quer e onde você quer ir, bem como as diferentes maneiras de alcançar os seus objetivos. Pense localmente e atue globalmente.
  • Saiba como procurar clareza para as  suas ideias e soluções sustentáveis ​​para o restante da equipe. Liderar em tempos turbulentos envolve saber como lidar com situações difíceis.
  • Saber como atrair os melhores talentos para mostrar algo novo para o cliente. Apostar nas pessoas mais qualificadas para saber enfrentar os problemas que são apresentados à empresa.
  • Saiba como criar engajamento através das diferentes redes. Entenda que não há mais apenas um "Big Brother", mas que qualquer pessoa pode causar danos desde qualquer lugar e, para isso, precisamos estar preparados.


Transferido para a vida do designer, o novo ambiente VUCA que enfrentamos exige um maior profissionalismo, não só ao sair da universidade. Você deve se atualizar continuamente, fazendo programas de pós-graduação, experimentar com as novas tecnologias da sua área e, ao mesmo tempo fazer algo completamente oposto:voltar ao esboço feito à mão, ficar longe da tecnologia para manter sua mente fresca. Além disso, entender e usar as redes sociais para gerar novas fontes de pesquisa  para acompanhar a evolução do Design e as novas maneiras de projetar nesse mundo VUCA.

Translated by Marcio Dupont São Paulo
Followers:
53
Comments:
0
Votes:
7
Compartir:

0 Comments

Comment

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 25/06/2018.

You may be interested

David Espinosa
Idioma:
ES
Author:

David Espinosa

Title:

Diseñar con el móvil

Share:
Interactions:
Votes:
87
Comments:
64
Followers:
46
Ismael Guzmán
Idioma:
ES
Author:

Ismael Guzmán

Title:

Marcas en la política argentina

Share:
Interactions:
Votes:
38
Comments:
8
Followers:
10
Ariana Bekerman
Idioma:
ES
Author:

Ariana Bekerman

Title:

El Juicy Salif: ¿producto, arte o diseño?

Share:
Interactions:
Votes:
66
Comments:
35
Followers:
14
Fernando Del Vecchio
Idioma:
ES
Author:

Fernando Del Vecchio

Title:

La innovación en diseño no se encuentra en el diseño

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
126
Comments:
75
Followers:
662
Luiz Claudio Gonçalves Gomes
Idioma:
PT
Author:

Luiz Claudio Gonçalves Gomes

Title:

Composição dos elementos gráficos corporativos

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
9
Comments:
2
Followers:
41
Jorge Montaña
Idioma:
ES
Author:

Jorge Montaña

Title:

¿Y usted vive de eso…?

Share:
Interactions:
Votes:
57
Comments:
18
Followers:
164
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

Upcoming online courses

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
22 Abril 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019