Olmo Garcia

NACE, uma rede dedicada a abusar dos criativos

Hoje multiplicam-se certas plataformas capazes de esvaziar as entranhas do criativo. O pior? O ar esnobe que destila.

Read in spanish
NACE, una red dedicada a abusar de los creativos
Read in english
NACE, a network designed to abuse creatives
Ilustración: Oliver Montiel

Recentemente recebi um e-mail que se dirigia a mim de forma pessoal, «Olá Olmo, temos visto o seu trabalho e gostamos muito». Acontece que essa pessoa que gostava tanto do meu trabalho, mesmo sem tê-lo visto, é um membro da NACE Global Creative Network, uma plataforma estilo Adtriboo, criada por crápulas dedicados a vampirizar os designers e vender um serviço medíocre para sua clientela hipotética. NACE promove concursos abertos, para oferecer várias propostas de diferentes designers. Segundo eles dizem, o cliente vai escolher e pagará ao vencedor. Na sua ilusão de ótica, o cliente acreditará ter descartado todos os trabalhos inadequados. A maioria deles participará desta pantomima, não por maldade, mas sim por ignorância e falta de reflexão.

Admito que o mais fascinante da NACE não é a sua desrespeitosa cara de pau, mas a maneira esnobe com que eles se comunicam. Um dos seus textos diz: «Trabalhamos com um sistema de Open Talent, onde rastreamos o talento criativo onde quer que ele esteja». Felizmente, um sistema super-mega-moderno-de-localização — não um sistema modesto — encontrou-me onde eu estava. De fato, no momento da pesquisa, eu estava sentado lendo um rótulo de um sabão em pó, e eles foram capazes de chegar a mim! Bravo Open Talent, vocês são demais! De uma maneira perspicaz eles continuam: «Nossos Caça Talentos selecionam e convidam os melhores criativos para fazer parte da nossa equipe de criação on-line». Ou seja, a Open Talent, depois de ter me encontrado, recorre a Talent Hunting para que me selecionem e me convidem para integrar a sua privilegiada equipe.

Acrescentam: «Durante o processo criativo, contamos com uma Tecnologia de Feedback Instantâneo, onde cada ideia passa por um processo de curadoria da NACE». No caso de você já está trabalhando em um projeto NACE, e nesse momento você esteja sem criatividade e seja incapaz de atingir o seu alto padrão de qualidade, aparecerá a Tecnologia de Feedback Instantâneo — imagino que com o condensador de fluxo ativado — e o processo de curadoria NACE, para ajudar-nos a projetar um mega-cool como se tivéssemos vinte prêmios Laus nos respaldando.

Em seu maravilhoso descaramento eles nos lembram que «as ideias são sempre de sua propriedade intelectual até o momento em ela ideia vença». Você está entendendo bem? Isto significa que sempre que você criar uma porcaria você pode enfiar aonde quiser, mas se o seu projeto for escolhido pelo cliente, a Tecnologia de Feedback aparecerá instantaneamente para retirar os seus direitos.

Finalmente, nos asseguram, muito condescendentes eles são, que «se você quiser participar apenas os projetos que lhe interessem, sem que nada seja imposto, como em um escritório normal». Não, eu não posso acreditar? De verdade? será o meu um escritório normal?

More information
Author
Olmo Garcia Barcelona
Translation
Marcia Albuquerque Rio de Janeiro

Published on 15/04/2016

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/nace-uma-rede-dedicada-a-abusar-dos-criativos) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Related

Illustration:
Martino Liu
Author:

Martino Liu

Title:

Cómo decir no al cliente pirata

Synopsis:

Una contundente carta de la AIGA (Asociación de Diseñadores Gráficos de EEUU) para enviarle a los clientes que antes de contratar quieren ver propuestas sin pagar por ese trabajo.

Votes:
127
Comments:
66
Followers:
7
Idioma:
ES
Illustration:
Alvaro Sobrino
Author:

Alvaro Sobrino

Title:

Tipopiratería

Synopsis:

Es necesaria una reflexión común sobre el mercado de las tipografías y su diseño. Frente a la piratería, tienen que existir otras soluciones alternativas, más allá del discurso moral de las foundries y la penalización del usuario.

Votes:
9
Comments:
3
Followers:
6
Idioma:
ES
Illustration:
Alejandro Arrojo
Author:

Alejandro Arrojo

Title:

¿Es ético premiar con «promesas de fama» en un concurso de diseño?

Synopsis:

El abuso que algunas empresas ejercen jugando con las ilusiones y necesidades de los profesionales.

Votes:
140
Comments:
231
Followers:
77
Idioma:
ES
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2017