Book: Logos Cariocas da Gema

Um livro que documentou logos que são a cara da cidade maravilhosa.

Beto Lima Rio de Janeiro
Followers:
13
Comments:
8
Votes:
6
Compartir:

O livro teve como objetivo documentar logos que foram criados utilizando, no seu contexto, símbolos que representam a cidade do Rio de Janeiro como, por exemplo: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o calçadão da Praia de Copacabana, o estádio do Maracanã, a Quinta da Boa Vista, a Baía de Guanabara, o Jardim Botânico ou outro símbolo que remeta a associação e que só exista no Rio de Janeiro. O logo deveria ter um desses símbolos e/ou a palavra «Carioca» ou «Rio».

Os logos poderiam ter sidos desenvolvidos para qualquer tipo de finalidade: identidade visual de empresa, de produto, eventos, etc. Além de fazer um registro dos logos e seus pais, o livro também irá registrar a evolução dos logos utilizados pelo governo e pela prefeitura do Rio de Janeiro, desde a sua fundação.

Um hotsite foi criado para que as pessoas pudessem enviar os logos: www.marcas.2ab.com.br. Vítor Barreto, editor da 2AB Editora, explica que o site foi a melhor maneira encontrada para conseguir reunir o maior número de logos possíveis: «Com o hotsite foi possível recebermos marcas de designers de qualquer lugar do Brasil e do Mundo, com muita facilidade», comenta.

Após uma curadoria de Beto Lima e Vítor, entraram nos livros logos que tivessem as características já citadas acima e que também tenham um bom design ou uma característica marcante, que poderia estar na ideia ou no traço.

Este foi o primeiro livro a ter uma coletânea de logos de diversos perfis de clientes, serviços, designers, mas tudo focado num só tema: O Rio de Janeiro. O livro também será um registro histórico da evolução dos brasões/logos da cidade do Rio de Janeiro, até os dias de hoje. Conseguimos reunir nessa primeira edição, 482 logos, não somente criados aqui no Rio, como também em outros estados e para minha surpresa, em outros países, como Grécia e Suécia e já temos mais 70 logos, até o momento, na fila de espera para serem inseridos para a próxima edição, e como se trata de uma obra viva, espero que sempre tenhamos muito mais inspirações para a nossa cidade que tanto amo.

More information

Followers:
13
Comments:
8
Votes:
6
Compartir:

8 Comments

Comment

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 19/03/2015.

Beto Lima

More articles by Beto Lima in Portuguese

Idioma:
PT
Title:

Olhares gráficos: design, conceito e identidade visual

Synopsis:

A utilização do olho no logo da «CBS Television» e em outras empresas que dele se utilizam como elemento gráfico em suas marcas.

Share:
Idioma:
PT
Title:

Branding definitivamente não é só identidade visual

Synopsis:

Branding não é e nunca foi exclusividade dos designers. É administrado por profissionais que saibam utilizar as ferramentas do branding: os chamados gestores de marca.

Share:

You may be interested

Luiz Claudio Gonçalves Gomes
Idioma:
PT
Author:

Luiz Claudio Gonçalves Gomes

Title:

Composição dos elementos gráficos corporativos

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
9
Comments:
2
Followers:
41
Luis Roach
Idioma:
ES
Author:

Luis Roach

Title:

Diseño gráfico en la industria del videojuego

Share:
Interactions:
Votes:
109
Comments:
49
Followers:
35
Daniel Nieco
Idioma:
ES
Author:

Daniel Nieco

Title:

Marcas incompletas

Share:
Interactions:
Votes:
32
Comments:
27
Followers:
18
Eduardo Jaime Joselevich
Idioma:
ES
Author:

Eduardo Jaime Joselevich

Title:

Imagen cooperativa

Share:
Interactions:
Votes:
38
Followers:
3
Grupo Abracadabra
Idioma:
ES
Author:

Grupo Abracadabra

Title:

Gráfica para un ciclo cultural en Oaxaca

Share:
Interactions:
Votes:
36
Comments:
23
Followers:
34
Carlos Venancio
Idioma:
ES
Author:

Carlos Venancio

Title:

Las marcas tienen sus propios enemigos íntimos

Share:
Interactions:
Votes:
82
Comments:
42
Followers:
79
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

0
Manoel Lorena Manoel
Mar 2015

Veio a calhar ... mesmo não sendo o FOROALFA um canal para isso apenas mas também ..... Gostei, vou comprar o livro, vou ler, vou comentar , vou recomendar aos alunos e fazer essa coisa toda girar. Seá que temos logos caipiras da São Paulo, com cara de BAHIA ? .... senão é como em umlivro de arte/design/artesanato brasileiro em que a autora começa com um: - não estudamos na Bauhaus, não falamos alemão, não somos cartesianos, somos essa mistura ..... e por aí vai. Vou lá - eu caipira - me divertir com os logos com jeito carioca ..... o mar e aquelas montanhas de pedra lindas tem seus mistérios....

1
13
Beto Lima
Mar 2015

Manoel Lorena, minha intenção durante os 2 anos que levei para reunir não somente os 482 logos com símbolos cariocas e que foram publicados com seus respectivos autores, foi também, registrar a evolução dos brasões da cidade e do estado do Rio de Janeiro até os dias de hoje. E depois fazer o Logos de Sampa, Logos de Minas, Logos Gaúchos e assim por diante, mas pesquisando com amigos meus designers e acadêmicos, percebemos que São Paulo, por exemplo, não há tantos ícones assim que identifiquem a cidade e que sejam entendidos como símbolos por parte de outras pessoas de outras cidades, pois esse foi o critério básico para o Logos Cariocas. E uma curiosidade, é que o mais natural dos símbolos cariocas, O Pão de Açúcar, é natural, ao contrário de Torre Eiffel em Paris, ou a Estátua da Liberdade em NY, a Torre de Pisa na Itália e o Big Ben em Londres que foram criados pelo homem. Tenho mais 90 logos para entrar na próxima edição, pois se trata de uma obra viva, quem sabem um e-book. Abçs!

0
Reply
45
Fabio Lopez
Mar 2015

Beto, acho inadequado usar a plataforma FOROALFA para esse fim. Talvez fosse mais interessante escrever algo sobre o trabalho de pesquisa em si - suas conclusões e o que observou desse levantamento - do que criar um artigo que traz apenas uma apresentação publicitária do projeto. Isso abre espaço para transformarmos esse portal em um canal de vendas - e essa não é a proposta. Espero não soar ofensivo, fico no aguardo de novas contribuições. Abs!

1
13
Beto Lima
Mar 2015

Fábio, respeito sua opinão e obrigado por ter partcipado dessa minha obra colaborando com 3 logos :) Tenho mais outros artigo que serão em breves publicados , estão em fila de espera. Não vejo o menor problema em divulgar livros que possam servir de pesquisa para futuros pesquisadores, abçs :)

0
32
Bruno Porto
Apr 2015

Endossando o comentário do Fabio Lopez, aproveito para corrigir que "o primeiro livro a ter uma coletânea de logos de diversos perfis de clientes, serviços, designers, mas tudo focado num só tema: O Rio de Janeiro." foi "O perfil do Rio: grafismo de representação de uma cidade naturalmente gráfica" (Sextante, 1998), de Isabella Perrotta – que aliás teve uma continuação em "O perfil do Rio continua lindo: novas reflexões à luz de mudanças recentes" publicado em 2013, mesmo ano do "Logos Cariocas da Gema".

1
13
Beto Lima
Apr 2015

Interessante mesmo foi a matéria que saiu no Jornal O Globo em 15/03/2013, comigo e com a Isabella com o nosso trabalho sobre a pesquisa e documentação dos logos com perfis cariocas, que pelo menos no meu livro, foram publicados 482 logos(daqui do Brasil e alguns do exterior) e mais a evolução dos logos utilizados pelo Governo e pela Prefeitura do Rio, desde a época dos brasões (onde acabei encontrando um xará meu, Alberto Lima, desenhista e heraldista que foi o diretor da Oficina de Cartografia do Exército, responsável pela criação de centenas de brasões de municípios e regiões brasileiros), todos eles devidamente registrados com seus "pais"/autores de suas "crianças" . Nada como ter pesquisadores e professores agregando e evoluindo num mesmo tema :)

Link da matéria: http://oglobo.globo.com/rio/logos-usam-a...

0
Reply
0
Cristiana Serpa Ferreira
Mar 2015

Muito bom! Onde compramos o livro?

1
13
Beto Lima
Mar 2015

Cristina, você pode encontrá-lo aqui onde está bem mais em conta aqui @amazonBR http://bit.ly/1p4viyu

0
Reply

Upcoming online courses

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
6 Agosto

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019