Juan Carlos Darias (1961-2015)

Faleceu o designer e professor venezuelano Juan Carlos Darias na noite de sábado 17 de janeiro de 2015 em Caracas, aos 53 anos, vítima de um infarto fulminante.

Bruno Porto, autor AutorBruno Porto Seguidores: 39

Ilustração principal do artigo Juan Carlos Darias (1961-2015)

Juan Carlos era considerado pela comunidade internacional de design o maior embaixador que o design latino-americano já teve. Articulador generoso, assinou a curadoria de mais de vinte exposições de design apresentadas nas Américas e Europa, sempre com a participação de profissionais latino-americanos. A seu convite, diversos designers brasileiros – como Billy Bacon, Bruno Porto, Claudio Rocha, Fabio Lopez, Felipe Taborda, Ricardo Leite, Ronald Kapaz e Ruth Klotzel, entre outros – participaram de eventos e exposições internacionais. Grande admirador do design brasileiro, veio ao país por diversas vezes entre 2004, quando participou do Icograda Design Week em São Paulo e ministrou palestra na Faculdade da Cidade no Rio de Janeiro, e 2012, por ocasião da montagem da Quinta Bienal de Tipografia Latino-Americana Tipos Latinos em Brasília, onde também foi conferecista do Seminário Design e Cultura na América Latina realizado na Universidade de Brasília. Em 2013 integrou o corpo de júri da 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, organizada pela ADG Brasil, na categoria Projeto Gráfico de Revista e Publicações Pontuais.

Atuando como designer gráfico desde 1987, Darias foi diretor da revista Clips, diretor de arte da revista Poder Joven diretor de arte e articulista da publicação de design Logotipos, além de desenvolver projetos de catálogos, livretos e publicações para museus, hotéis e galerias de arte. Teve cartazes expostos em edições da Colorado Invitational Posters Bienale, nos Estados Unidos, da Bienal Internacional del Cartel en México, e da Golden Bee Moscow International Biennial of Graphic Design.

Lecionava desde 1989, e atualmente exercia as funções de Diretor Acadêmico do Instituto de Diseño Darias, que fundou em 1996, e professor dos cursos de extensão na Universidad Simon Bolivar, em Caracas. Desde 2004 era coordenador da Bienal Tipos Latinos, tendo atuado também como jurado na edições de 2006, 2008 e 2012. Participou ainda da organização de diversos seminários e encontros internacionais de design nas cidades de Mérida, Bogotá e Caracas, e atuava como consultor do Museo de la Estampa y del Diseño Carlos Cruz Díez em Caracas.

Membro da Asociación Venezolana de Bellas Artes e da Asociación Venezolana de Diseño, em 2005 fundou a Galería Venezolana de Diseño – GAVEDI onde promovia gratuitamente exposições de seu acervo particular de memória gráfica venezuelana – principalmente cartazes, embalagens, logotipos e publicações – além de realizar mostras em homenagem a veteranos profissionais de atuação relevante no país como Santiago Pol, Gerd Leufert, Nedo M.F. e Abilio Padrón.

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
0
Votos:
4

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo Juan Carlos Darias (1961-2015)

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 21/01/2015

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

30 horas (aprox.)
1 abril

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología...

20 horas (aprox.)
1 abril

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

15 horas (aprox.)
1 abril