Branding, enfoque e sucesso

Branding e foco. Descubra um grupo que necessite muito de algo e alinhe a proposta de valor da marca para eles.

Wesley Pinto São Paulo
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Para quem segue a estratégia de foco vale a máxima: não conseguimos agradar a todos. De fato tentar agradar a todos é contraproducente ao foco, é custoso, trabalhoso e perigoso pois qualquer tentativa de conversar com um consumidores pode se tornar um fiasco para o outro. Nessa estratégia o ideal é ter apenas um segmento particular para atuação.

A estratégia de enfoque, ou foco, que compreende uma das três estratégias genéricas de Michael Porter, é por essência difícil de ser descoberta como oportunidade de negócio, afinal é necessário imergir em um público para descobrir o que de fato eles necessitam, por outro lado, uma vez encontrada, ela possuí inúmeras vantagens para a empresa e para a marca, como por exemplo a conversão mais eficiente dos recursos em benefícios para os clientes e maior facilidade de cumprir com a promessa da marca e torná-la mais valiosa, relevante para os consumidores.

Nem sempre a estratégia de foco significa entregar o melhor de tudo para um nicho, mas sim cumprir com a promessa que deve estar alinhada a uma necessidade específica de um seleto grupo de consumidores. É comum no decorrer do desenvolvimento da estratégia perceber que menos é mais. Concentrar energia na eficiência e no cumprimento da promessa que está vinculada as necessidades específicas dos consumidores será automaticamente visto como um «algo a mais».Para entender melhor a estratégia de foco e necessário ilustrar rapidamente as outras três estratégias de genéricas de Porter (custo, diferenciação e foco) e para contextualizar é preciso utilizar algum segmento, como por exemplo o de pets.

No mercado de pets algumas empresas adotam a estratégia de custo, em que, através do controle dos gastos com matéria-prima, embalagem, produção e até qualidade, conseguem entregar preços menores. Outras empresas adotam a estratégia de diferenciação e se apropriam de embalagens maravilhosas, altos investimentos em comunicação, produtos macios, sabores. No entanto ao se tratar da estratégia de foco uma marca pode , por exemplo, se focar em entregar produtos para animais hipertensos e concentrar toda a energia para que a promessas de auxiliar no tratamento ou evitar que a doença se agrave sejam cumpridas.

Do ponto de vista da marca, da percepção dos consumidores sobre a empresa, é preciso que o branding focado cumpra com a promessa para os consumidores, como no exemplo mencionado, se a marca que se direciona a animais hipertensos não contribuir com o tratamento da doença ela cairá em descrédito e perderá o valor na mente das pessoas. Afinal, todas as marcas necessitam de uma promessa e em especial as marcas que se apropriam da estratégia de foco são as que sofrem mais cobranças em relação ao cumprimento do prometido.

A estratégia de foco auxilia para que os consumidores percebam de forma mais clara os valores da empresa e também mina a força da concorrência indireta que apostam em outras estratégias.Por fim, independente da estratégia adotada o mais importante é não ficar encima do muro, pois a inconsistência além de arriscada é o espaço onde a maioria compete por falta de informação ou dedicação aos conceitos estratégicos fundamentais e por isso sentem maiores resistências para alcançarem o sucesso das marcas e dos negócios.

Editor: Lucas Monteiro Rocha Faria Belo Horizonte
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Referência bibliográfica:

  • PORTER, M. Estratégia Competitiva. São Paulo: Elsevier, 2004.

Adaptação do texto original no Blog da Wy Branding, publicado em 20/04/2014.

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 02/06/2014.

Wesley Pinto

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