Daniele De Curtis

A relação entre o assessor de imprensa e seu assessorado

A importância de construir uma relação de proximidade entre o assessor de imprensa e o assessorado.

Qual a importância dos serviços prestados por uma assessoria de imprensa a uma pessoa, personalidade, empresa ou entidade? Para responder a esta questão, surge ainda uma nova indagação. Quem contrata um assessor de imprensa espera obter quais resultados?

De acordo com dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o contratante de uma assessoria de imprensa visa melhorar a imagem da marca, pois há uma grande dificuldade em se provar valor aos consumidores – que por sua vez almejam cada vez mais benefícios.

Partindo desse pressuposto, um bom assessor de imprensa deve primeiramente preocupar-se em conhecer o perfil do seu cliente, quais produtos/serviços ele oferece, seus valores, sua visão do mercado em que se está inserido, qual o público-alvo e os objetivos de crescimento que possui no momento. Conhecer e entender esses dados são os primeiros passos para o assessor de imprensa estabelecer uma relação de proximidade com o seu assessorado, o que é muito favorável para que ambos alcancem bons resultados. Isso é fundamental para que as ideias estejam alinhadas e então, será o momento de traçar o Plano de Comunicação específico para o cliente.

Para compreendermos o quão imprescindível é desenvolvermos uma relação próxima com o nosso assessorado, basta termos em mente que o nosso principal papel é fazer com que ele conquiste o prestígio e a reputação almejados. Quanto mais entendermos sobre a sua forma de pensar, o que ele faz e como faz, por que e para quem - mais oportunidades de construir pautas relevantes surgirão. Afinal, quem sabe falar com propriedade sobre o que não se conhece?

Além disso, o assessor de imprensa também deve instruir o assessorado sobre o melhor caminho para chegar ao público-alvo, propor ações para conquistá-lo e fidelizá-lo. Ou seja, é um trabalho contínuo tanto de relacionamento com os profissionais da imprensa (jornalistas, editores, chefes de reportagem etc.), quanto em entender e buscar os veículos de comunicação que o público-alvo do assessorado consome.

Portanto, prestar uma eficaz assessoria de imprensa significa conhecer bem o assessorado e o seu público-alvo, instruir adequadamente, ser o intermediador entre o contratante e a imprensa, sugerir pautas, agir de maneira proativa, criar e manter relacionamentos consistentes, elaborar conteúdo relevante e pertinente ao segmento do contratante, buscar veículos de comunicação também pertinentes, ser ético em todas as suas relações e claro, saber por quais motivos você foi contratado.

Talvez uma frase clichê sirva para definir a necessidade de agir conforme mencionado acima: «Temos que cuidar como se fosse nosso». Então, se associarmos essa frase a uma pessoa ou empresa, saberemos e entenderemos a nossa responsabilidade.

Author
Daniele De Curtis São Paulo
Edition
Joaquin Presas Curitiba

Published on 19/02/2015

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/a-relacao-entre-o-assessor-de-imprensa-e-seu-assessorado) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Related

Illustration:
Daniel Sánchez
Author:

Daniel Sánchez

Title:

Innovación en la comunicación

Synopsis:

Un producto o servicio por sí solo no es innovador, necesita de una estrategia que lo comunique.

Votes:
14
Comments:
4
Idioma:
ES
Illustration:
Daniela Del Pino
Author:

Daniela Del Pino

Title:

Tipos de Branding

Synopsis:

El Branding está relacionado con la imagen, el posicionamiento y la reputación de las marcas. Es el resultado de un sinnúmero de estrategias de diseño y marketing.

Translations:
Read in english
Votes:
89
Comments:
18
Followers:
33
Idioma:
ES
Illustration:
Oyer Corazon
Author:

Oyer Corazon

Title:

La co-creación de un logotipo

Synopsis:

Crear un Logotipo entre varios diseñadores es un reto ambicioso, extraño, complicado y, sobre todo, apasionante.

Votes:
223
Comments:
115
Followers:
28
Idioma:
ES
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2017