A relação entre o assessor de imprensa e seu assessorado

A importância de construir uma relação de proximidade entre o assessor de imprensa e o assessorado.

Daniele De Curtis, autor AutorDaniele De Curtis Seguidores: 2

Joaquin Presas, editor EdiçãoJoaquin Presas Seguidores: 18

Qual a importância dos serviços prestados por uma assessoria de imprensa a uma pessoa, personalidade, empresa ou entidade? Para responder a esta questão, surge ainda uma nova indagação. Quem contrata um assessor de imprensa espera obter quais resultados?

De acordo com dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o contratante de uma assessoria de imprensa visa melhorar a imagem da marca, pois há uma grande dificuldade em se provar valor aos consumidores – que por sua vez almejam cada vez mais benefícios.

Partindo desse pressuposto, um bom assessor de imprensa deve primeiramente preocupar-se em conhecer o perfil do seu cliente, quais produtos/serviços ele oferece, seus valores, sua visão do mercado em que se está inserido, qual o público-alvo e os objetivos de crescimento que possui no momento. Conhecer e entender esses dados são os primeiros passos para o assessor de imprensa estabelecer uma relação de proximidade com o seu assessorado, o que é muito favorável para que ambos alcancem bons resultados. Isso é fundamental para que as ideias estejam alinhadas e então, será o momento de traçar o Plano de Comunicação específico para o cliente.

Para compreendermos o quão imprescindível é desenvolvermos uma relação próxima com o nosso assessorado, basta termos em mente que o nosso principal papel é fazer com que ele conquiste o prestígio e a reputação almejados. Quanto mais entendermos sobre a sua forma de pensar, o que ele faz e como faz, por que e para quem - mais oportunidades de construir pautas relevantes surgirão. Afinal, quem sabe falar com propriedade sobre o que não se conhece?

Além disso, o assessor de imprensa também deve instruir o assessorado sobre o melhor caminho para chegar ao público-alvo, propor ações para conquistá-lo e fidelizá-lo. Ou seja, é um trabalho contínuo tanto de relacionamento com os profissionais da imprensa (jornalistas, editores, chefes de reportagem etc.), quanto em entender e buscar os veículos de comunicação que o público-alvo do assessorado consome.

Portanto, prestar uma eficaz assessoria de imprensa significa conhecer bem o assessorado e o seu público-alvo, instruir adequadamente, ser o intermediador entre o contratante e a imprensa, sugerir pautas, agir de maneira proativa, criar e manter relacionamentos consistentes, elaborar conteúdo relevante e pertinente ao segmento do contratante, buscar veículos de comunicação também pertinentes, ser ético em todas as suas relações e claro, saber por quais motivos você foi contratado.

Talvez uma frase clichê sirva para definir a necessidade de agir conforme mencionado acima: «Temos que cuidar como se fosse nosso». Então, se associarmos essa frase a uma pessoa ou empresa, saberemos e entenderemos a nossa responsabilidade.

O que você acha? Compartilhe sua opinião agora!


Opiniões:
0
Votos:
2

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao espanhol Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo A relação entre o assessor de imprensa e seu assessorado

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 19/02/2015

Baixar PDF

Debate

Logotipo de
Sua opinião

Ingresse com sua conta para opinar neste artigo. Se não a tem, crê sua conta grátis agora.

Lhe poderiam interessar

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 horas (aprox.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 horas (aprox.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 horas (aprox.)
1 junio