A Publicidade como diretora da novela das nossas vidas

Diariamente, cada um de nós deve desempenhar um papel na sociedade. Um papel que provavelmente não escolhemos interpretar.

Paola Marín Bogotá
Followers:
8
Comments:
0
Votes:
2
Compartir:

Geralmente fazemos as coisas sem sequer nos perguntar por que as fazemos, ou quem determinou que deveriam ser de uma determinada forma. Poucos conseguimos determinar quem é o diretor das nossas vidas, aquele que nos diz qual será nosso papel e como teremos de desempenhá-lo. Nosso diretor é sigiloso e passa despercebido. É como uma mensagem subliminal de uma canção: a gente não ouve, mas ela trabalha na nossa mente. Nosso diretor é tão inteligente que se faz chamar «Publicidade».

Desde seus inícios, a publicidade conseguiu mudar o pensamento e o comportamento das pessoas. Foi ela que, por meio de suas peças, determinou o lugar da mulher na sociedade, fazendo-a passar do papel de mulher submissa, que somente cuidava do marido e dos filhos, ao de mulher independente, trabalhadora e lutadora que, sem deixar de lado sua família, podia também realizar seus sonhos.

A publicidade é de uma transcendência tal nas nossas vidas que ela inclusive nos diz como amar e o que esperar do amor, nos diz o que vestir e como agir. Talvez por isso haja tantas pessoas vivendo na infelicidade: porque a publicidade nos vende sonhos, ideais e expectativas que provavelmente não conseguiremos conhecer na vida real. Quantas mulheres deixam passar homens bons, que as amam, só porque não se parecem com o ideal do príncipe azul que sempre nos venderam? E até mesmo tendo homens bons, elas sofrem e dizem que não encontram o verdadeiro amor. Quantos homens têm dó de dizer que não gostam de futebol? Isso somente por medo de serem vistos como esquisitos, porque culturalmente todos os homens têm de ser aficionados do futebol.

Não digo que a publicidade seja ruim. Sou publicitária e amo ser publicitária. Digo que devemos atentar mais para as mensagens que recebemos e saber quais devemos ignorar. Também digo que, às vezes, devemos sentir mais e pensar menos, que devemos nos preocupar mais tentando ser felizes do que tentando satisfazer os outros, porque de tanto pensar perdemos oportunidades que realmente nos fariam sorrir.

O que aconteceria se cada um começasse a criar seu próprio ideal de felicidade? Com certeza, conseguiríamos ser felizes. A publicidade pode obter coisas maravilhosas. A publicidade social, por exemplo, essa sim mereceria ter a nossa atenção o tempo todo, porque realmente nos ajuda a construir uma sociedade melhor. Mas aquela que nos diz como devemos ser, essa, deveríamos simplesmente eliminar. Se nós publicitários tivéssemos uma ideia da imensa ferramenta que temos nas nossas mãos e utilizássemos com sabedoria, possivelmente não seríamos vistos apenas como aqueles que fazem o cartaz da padaria ou os cartões de visita.

Editor: Eliane Frenkel Montevideo
Followers:
8
Comments:
0
Votes:
2
Compartir:

0 Comments

See comments

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 18/06/2015.

You may be interested

Julio Broca
Author:

Julio Broca

Title:

Image as idea, graphic and message

Translations:
Share:
Interactions:
Followers:
15
Emmanuel Calvo Canossa
Idioma:
ES
Author:

Emmanuel Calvo Canossa

Title:

El ser, la nube, el diseño y la cultura de consumo

Share:
Interactions:
Votes:
8
Comments:
2
Followers:
7
Eric Skoglund
Idioma:
ES
Author:

Eric Skoglund

Title:

Imagen corporativa para la microempresa

Share:
Interactions:
Votes:
189
Comments:
154
Followers:
43
Carlos Sánchez
Idioma:
ES
Author:

Carlos Sánchez

Title:

7 reglas para seducir clientes

Share:
Interactions:
Votes:
63
Comments:
29
Followers:
34
Mario Aleman
Idioma:
ES
Author:

Mario Aleman

Title:

Un ecosistema digital para las nuevas generaciones

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
19
Comments:
2
Followers:
37
Eddy Imeri
Idioma:
ES
Author:

Eddy Imeri

Title:

La marca, la publicidad y el branding

Share:
Interactions:
Votes:
43
Comments:
17
Followers:
8
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

Upcoming online courses

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo se planifica, construye y gestiona la marca de empresas e instituciones

4 weeks
21 Mayo

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
25 Junio

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
6 Agosto

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero