Ana Bossler

A influência dos fashion bloggers no e-commerce

Os fashion bloggers reduzem os custos de transação no e-commerce, adquirindo reconhecimento através de seus sites, que também tem a capacidade de acelerar a difusão da inovação.

Read in english
The Influence of Fashion Bloggers on E-commerce
Read in spanish
La influencia de los fashion bloggers en el e-commerce

Para um mercado ser viável, é necessário instituições que reduzam os custos de transação, pois a informação é cara. Em um ambiente em que as regras e os espaços são difusos e de rápida movimentação-evolução, como o e-commerce mundial, as tradicionais instituições existentes como o sistema legal de um país não são mais suficientes para garantir a redução desses custos, transformando os blogueiros em uma poderosa ferramenta de difusão de tendências com uma importante função econômica e de redução de custos.

Da interação com o comércio, surge o fenômeno atual citado acima, onde os  blogues ganham importância estratégica desde a necessidade de reduzir os custos de informação sobre o produto a ser comprado, tais como sua qualidade, fornecedor, métodos de entrega.  Desde seus sites-posts, indexados à ferramentas de busca, se determina o que e onde comprar, pois os fashion bloggers provêm novas formas de seguir tendências. 

Por essa razão, são cada vez mais influentes e começam a gerar lucros, ao passo que se profissionalizam como mídia. De sua posição inicial, estática, esperando ser encontrados através de palavras-chave, ganham reconhecimento do seu público, que procura informações sobre o que comprar, passando a exercer uma função dinâmica, determinando quais as tendências a serem adotadas e a que velocidade. Assim, geram a expansão da economia dos nichos, com  uma comunicação muito especifica e atraem o público que se identifica com esse nicho.

Em países como o Brasil, em que grande parte da população vive longe do eixo Rio- São Paulo, principal zona comercial, responsável pela disposição de produtos de maior valor agregado, o e-commerce se torna alternativa de consumo de produtos de design diferenciado a um menor preço- onde os blogues atuam na difusão das tendências e de novos produtos. Assim, os blogues ganham popularidade, respeito e seriedade pela difusão de produtos e marcas pelos seus canais, tornando-se tão importante como outras ferramentas de publicidade e marketing.

Em um mundo em constante transformação, a institucionalidade dinâmica dos blogs se torna essencial com a redução de custos de atuação em um mercado, possibilitando a existência do comércio em formato eletrônico, desde um cenário  que se caracteriza pela negociação em e entre redes. Representam um novo espaço de interação econômica, que se constrói a cada transação, fazendo com que os blogs surjam como a mídia de maior influencia potencial, pois o cálculo de riscos já não suporta o modelo tradicional de instituições definidas ex ante.

Na moda, que se caracteriza pela velocidade da movimentação dos ciclos, os blogues aceleram a difusão da inovação e de novos produtos ao compartilhar tendências com um público predisposto à adotá-las e que tem a capacidade de influenciar o comportamento nos seus grupos. Pelo alcance geográfico, expandem a renda do comércio, sem a limitação da publicidade tradicional. Um analise dos dados do comércio eletrônico no Brasil mostra que em 20121 movimentaram o equivalente a US$ 10 bilhões e representam o 5º setor em transações eletrônicas. Fica claro que a influência e a importância dos fashion bloggers só irá aumentar com o tempo.

Author
Ana Bossler Porto Alegre
Edition
Marcio Dupont São Paulo
  1. Fonte: Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, 2013.

Em co-autoria com Priscila Lima Pereira e Débora Rodrigues, o texto é parte da palestra que será dada no  Encuentro Latino de la Moda 2013 denominada El impacto de los bloggers en el comercio, un análisis comparado de la Argentina y Brasil, resultado da pesquisa do Think Tank Economics of Fashion.

Published on 16/09/2013

IMPORTANT: This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Instead, we suggest and value a partial reproduction, also including the name of the author, the title and the source (FOROALFA), a link to this page (https://foroalfa.org/articulos/a-influencia-dos-fashion-bloggers-no-e-commerce) in a clear and visible place, inviting to complete the reading.

Related

Illustration:
Rafael Juárez
Author:

Rafael Juárez

Title:

Quiero tener mi sitio web pero no sé de Internet

Synopsis:

Respuesta a la pregunta más común —explícita o tácita— que presentan la mayoría de los que deciden encarar proyectos en la web.

Votes:
160
Comments:
34
Followers:
73
Idioma:
ES
Illustration:
José Antonio Giménez
Author:

José Antonio Giménez

Title:

Book: Un libro de recetas para superar la crisis con diseño

Synopsis:

Profesionales de 14 países aportan sus opiniones y reflexiones sobre la profesión y su relación con las empresas y la sociedad.

Translations:
Read in english
Votes:
37
Comments:
18
Followers:
51
Idioma:
ES
Illustration:
Isabel Campi
Author:

Isabel Campi

Title:

Book: Diseño e historia

Synopsis:

La Fundación Historia del Diseño publica un aporte a la construcción del discurso de la disciplina.

Votes:
34
Comments:
9
Followers:
99
Idioma:
ES
FOROALFA ISSN 1851-5606 | Contactar | Publicidad | ©Luciano Cassisi 2005~2016