10 objetos fundamentais para o designer

A minha lista de objetos favoritos e indispensáveis.

Pablo Álvarez City Bell
Followers:
176
Comments:
0
Votes:
15
Compartir:

Os designers são, por natureza, curiosos, gostando, por isso, de todo o tipo de gadgets. Apresento aqui dez que não poderemos deixar de ter. Apesar de podermos ainda não ter todos, concordarão que estão são presentes perfeitos para oferecer a qualquer designer. 

1. Tablet

O gadget tecnológico do momento. Qualquer designer pode desfrutar dele para ler, distrair-se, apresentar os seus trabalhos ou para, simplesmente, se dedicar à criação de aplicações ou jogos mobile. Eu utilizo o da marca da maçã e só me tem dado alegrias. É realmente cómodo para apresentar trabalhos e, sem dúvida, muito fácil de transportar, já que cabe em qualquer mochila ou pasta de portfólio. Existem de várias marcas e dimensão ainda que, creio, não nos devamos esquecer que deve haver um equilíbrio entre o tamanho (nem demasiado grande, nem muito pequeno) e a funcionalidade (quanto maior o número de aplicações disponíveis, melhor uso lhe podemos dar).

2. Catálogo Pantone

O universo da cor rege-se por padrões e, para o designer, é a Pantone quem os determina desde há muitos anos.
Qualquer designer com alguma experiência poderia “etiquetar” uma maçã com um Pantone 386 ou um anoitecer de verão com um Azul Reflexo. Desde que nos iniciamos como designers que passamos a aferir as cores não apenas pelo que nos transmitem mas também como compostos CMYK, Pantones ou como gradações de luminosidade.

3. Computador potente

Se é verdade que começo, geralmente, os meus desenhos recorrendo ao lápis e ao papel, a ferramenta, por excelência, da nossa profissão é o computador. Estes existem em diferentes formatos, tamanhos e marcas. Alguns preferem os do Bill Gates enquanto outros os do Steve Jobs. No entanto é certo que todos precisamos de «potência». Um computador fiável, eficiente, acompanhado pelo melhor monitor possível (refiro-me a qualidade – precisão de cor – e dimensão – o maior que possamos adquirir). Para completar o kit, devemos ter uma boa impressora a cores ou uma plotter de provas.

4. MP3

Os nossos dias de criatividade estão carregados de estímulos que despertam a nossa mente, sendo que cada um tem as suas próprias «musas inspiradoras»: imagens, revistas, livros, filmes, objetos, jogos... No entanto ainda há mais uma coisa que não pode faltar: a música. Seja de que género ou estilo for, desde que se goste, a música deve estar sempre presente. Para isso, nada melhor que um leitor de MP3 que possibilite compactar toda a discografia de forma a levá-la sempre connosco.
O meu iPod acompanha-me sempre, para onde quer que eu vá.

5. Mesa digitalizadora 

Qualquer ilustrador ou designer acha fundamental o uso deste equipamento para retoques, desenhos ou arte digital. Proporciona-nos uma grau elevado de liberdade no trabalho, assemelhando-se muito ao lápis e ao papel, mas com a potência de editores que nos permitem fazer e voltar atrás à nossa vontade. O bom uso destas ferramentas está, logicamente, dependente da destreza de mãos de quem a opera.

6. Mochila

O computador, o tablet, a paleta Pantone, os lápis, o MP3, isto é, tudo o que foi anteriormente mencionado, deve acompanhar-nos sempre que vamos ao gabinete do cliente, amigo, colega, etc. Tudo tem de caber na mochila! O melhor aliado do designer é, por isso, um bom saco ou mochila que permita transportar o equipamento e outros acessórios relacionados com o nosso trabalho.
A minha favorita é a Samsonite por ser cómoda, ter grande capacidade e muitos compartimentos.

7. Smart Phone

Se há coisa comum a toda a humanidade é o uso do telefone móvel. Mas para os designers, na maior parte dos casos, estes aparelhos curiosos transformam-se em verdadeiros ateliers ambulantes. Receber e enviar emails, aprovar a última prova de cor ou procedendo, até ao último momento, a correções junto com o cliente, tornaram-no indispensável.
Desde há muitos anos que utilizo o BlackBerry, já quase não me lembrando de como era a vida sem ele.

8. Pendrive

Todos os nossos trabalhos passam pelos bits de uma pendrive ou de um disco duro portátil. É ali que arquivamos, compartilhamos, transportamos, enviamos tudo o que produzimos. É, nos tempos que correm, uma ferramenta fundamental devido à necessidade de transportar e armazenar grandes quantidades de dados em muito pouco espaço num objeto facilmente transportável. Tanto as pendrives como os discos duros portáteis já me salvaram devido aos backups e a sua faculdade de levar tudo num único objeto.

9. Câmara fotográfica

Seja para captar momentos únicos, transmitir uma ideia, nos inspirarmos com as nossas imagens ou porque utilizamos a fotografia como parte integrante do nosso trabalho de designer, é indispensável ter uma boa câmara sempre à mão.
Eu utilizo uma reflex com várias objetivas, o que me garantem grande versatilidade na hora de disparar. Se, para além disso, conseguirmos improvisar pequena mesa de fundo infinito com boa iluminação, obteremos um pequeno platô para realizar provas de excelente qualidade.

10. Uma boa caneca

As horas noturnas passam melhor com o acompanhamento de um bom café, pelo que nada melhor que ter uma caneca preferida sempre pronta para encher de café, chá, chocolate ou o que nos apetecer. Ao fim de um tempo, começamos a apreciar essa caneca que tantas noites nos manteve despertos, apoiando o nosso duro e árduo trabalho.

Translated by Alvaro Sousa V N Gaia
Followers:
176
Comments:
0
Votes:
15
Compartir:

0 Comments

Comment

This article does not express the opinion of the editors and managers of FOROALFA, who assume no responsibility for its authorship and nature. To republish, except as specifically indicated, please request permission to author. Given the gratuity of this site and the hyper textual condition of the Web, we will be grateful if you avoid reproducing this article on other websites. Published on 13/03/2013.

You may be interested

Fernando Weissmann
Idioma:
ES
Author:

Fernando Weissmann

Title:

Los cuentos del diseño

Share:
Interactions:
Votes:
42
Comments:
73
Followers:
69
Vivian Urmeneta
Idioma:
ES
Author:

Vivian Urmeneta

Title:

Proyectos florero

Share:
Interactions:
Votes:
0
Followers:
3
Carolyn Aldana Kukiel
Idioma:
ES
Author:

Carolyn Aldana Kukiel

Title:

Las mañas del venezolano en la moda

Share:
Interactions:
Votes:
34
Comments:
11
Followers:
61
José Antonio Giménez
Idioma:
ES
Author:

José Antonio Giménez

Title:

¿La muerte del papel?

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
76
Comments:
15
Followers:
54
Norberto Chaves
Idioma:
ES
Author:

Norberto Chaves

Title:

El símbolo de una comunidad

Translations:
Share:
Interactions:
Votes:
181
Comments:
81
Followers:
3029
FOROALFA
Idioma:
ES
Author:

FOROALFA

Title:

Gran encuentro anual de diseño

Share:
Interactions:
Votes:
33
Comments:
20
Followers:
555
My opinion:

Login with your account to comment on this article. If you do not have it, create your free account now.

0
José Da Cruz Lopes
Apr 2013

Porquê aos dez e não a meia-dúzia ...? É só um pretexto para dar este comentário pessoal; poderia ser um velocípede sem motor ou então eléctrico ou fotovoltaico para sustentar (mais e melhor) a nossa mobilidade do quotidiano ou de fim-de-semana. Ora aqui vão onze e deixo a outros colegas novas ideias para completar a tal dúzia de objectos de design fundamental na nossa vida hodierna. Abr e bjs da lusitânia.

0
Reply
0
Claudia Pinto
Apr 2013

Me falta a caneca, credo! Como não pensei nisso antes? Uma caneca no escritório!

Uma caneca colorida, grande, meio taça, meio copo, um pouco xícara. De louça, porcelana quem sabe...! Pra encher de café, ou chocolate...sobre a mesa, companhia nas decisões de projeto, escolha de cores, do traço, curvo ou reto.

0
Reply
0
Carlos Eduardo Mauro
Mar 2013

O artigo e muito bom Pablo, uma abordagem bem colocada, vejo isso aqui em nosso laboratório acadêmico, eles utilizam muito e parece que flui melhor os trabalhos.

Agora para ajudar mais um objeto , muito utilizado pelos alunos de design e Honda biz 125!

0
Reply

Upcoming online courses

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

3 weeks
6 Agosto

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

4 weeks
17 Septiembre

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

15 claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

4 weeks
29 Octubre

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología, función social...

4 weeks
28 Enero 2019

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

6 weeks
22 Junio 2019