Antonio Fontoura

Antonio Fontoura

Curitiba (Paraná) Brasil

Seguidores:
0
Votos:
0
Opiniones:
6

Diseñador Gráfico profesional, docente especialista en Ensino do design, con 32 años de trayectoria. Ejerce la docencia en PUCPR e UTFPR.

Áreas de interés: Diseño Gráfico, Diseño Industrial, Diseño Textil, Branding

Brasileiro nascido em Curitiba, Paraná. Técnico em Edificações e Desenho Industrial e licenciado em Desenho (Esquema 1) pelo antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, bacharel em Desenho Industrial, especialista em Informática na Metodologia do Ensino Superior e mestre em Educação – Pedagogia Universitária pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná e doutor em Engenharia da Produção – Gestão Integrada do Design pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Leciona no curso de Tecnologia em Design Gráfico na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nos cursos de Design na PUCPR e é professor no Programa de Pós-Graduação em Design na UFPR - Universidade Federal do Paraná. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Design e Educação e particularmente em EdaDe – Educação de crianças e jovens através do Design.

0

Jun 2012 Mi opinión en el artículo Esconder e revelar

Marco

Gostei muito de poder ler algo seu por aqui.

Esconder ou revelar?

Fontoura

0
0

Jun 2012 Mi opinión en el artículo Pensamento tipológico

Gosto muito dos artigos de Chaves. São exelentes e servem como um bom material de apoio pedagógico para as minhas aulas. «Pensamento Tipológico» não foge a regra.

Prof. Antônio M. Fontoura

0
0

Dic 2011 Mi opinión en el artículo Por favor, me pirateiem!

É isso aí! Muito interessante, me fez pensar.

0
0

Dic 2011 Me gusta el artículo:

0

Feb 2010 Mi opinión en el artículo ¿Existe la «teoría del diseño»?

Creio que seja inaceitável uma prática dissociada de uma teoria (ou teorias). Uma prática dissociada de uma teoria só pode ser uma prática alienada! Na minha opinião não existe «uma» teoria de design mas teorias que sustentam essa prática.

0
0

Sem dívidas a experiência profissional é importante. O docente deve ter uma sólida formação prática e teórica. Lamentavelmente, muitos docentes, apesar de possuirem experiência profissional em design, lhes falta uma formação pedagógica adequada. A docência superior é também uma atividade profissional que demanda formação especializada. Saber fazer não é suficiente para saber ensinar!

0
0

Nov 2009 Mi opinión en el artículo Londres 2012: ¿un buen símbolo?

Não me seduz, mas o símbolo é bom. É impactante e chama a atenção. Busca o novo. Rompe com o passado correndo o risco de romper com a legibilidade. Mas quem precisa «ler» 2012?

0