António Emídio Ribeiro Teixeira

António Emídio Ribeiro Teixeira

Vila Nova de Gaia
Porto
Portugal

António Emídio Ribeiro Teixeira es artista, profesional, con 48 años de trayectoria. Reside en Vila Nova de Gaia (Porto), Portugal. Trabaja en Porto. Tiene interés en Arte. António Emídio está en FOROALFA desde 2012.


Seguidores:
0
Votos:
0
Opiniones:
0

Más información sobre António Emídio Ribeiro Teixeira

Funções profissionais desenvolvidas

Exerceu funções na Universidade de Aveiro como Assistente Convidado com dedicação exclusiva desde novembro de 1998 até novembro de 2013. Durante este período esteve ao serviço do Departamento de Comunicação e Arte como pianista acompanhador.

 

Habilitações Literárias

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Ingleses e Alemães, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1987.

Curso Superior de Piano, Conservatório de Música do Porto, 1988.

Curso de Formação - Hebraico 1 e 2, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2013.

Curso de Especialização em Técnicas de Tradução Especializada (Alemão), Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 2014.

Curso de Formação – Hebraico, Ulpanor, Jerusalem, Israel, 2014.

 

FORMAÇÃO ARTÍSTICA E LITERÁRIA

1976/1979 Inicia os seus estudos musicais no Porto como aluno da Professora Celeste Matos, piano.

1980 Ingressa no Conservatório de Música do Porto, classe da Professora Maria da Glória Moreira.

1982 Termina o Curso Geral de Piano com a classificação de 19 valores. Obtém uma bolsa de estudo atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian que lhe será concedida até 1986.

1983 É admitido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Prossegue o seu trabalho pianístico com as Professoras Maria da Glória Moreira e Helena Costa.

1987 Conclui a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Ingleses e Alemães, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

1988 Termina o Curso Superior de Piano na classe da Professora Maria da Glória Moreira com a classificação de 18 valores.

1989/91 Estudos de pós-licenciatura na área de Música e de Germânicas na Ruprecht- Karls-Universität, Heidelberg.

2012/13 Frequentou e concluiu o Curso de Formação Hebraico 1 e 2 (120 horas) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a classificação de 18 valores.

2014 Concluiu com 16 valores, o Curso de Especialização em Técnicas de Tradução Especializada (Alemão, vertente jurídica) no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

 

Cursos de aperfeiçoamento pianístico:

Curso de Interpretação e Técnica Pianística, Fundação Engenheiro António de Almeida, Orientado por Luís Carlos de Moura e Castro. Curso de Interpretação Debussy e Ravel, Palácio de Mateus, Vila Real, sob orientação do Professor Adriano Jordão. Como bolseiro da Sociedade Albert Schweitzer, frequenta o Curso de Interpretação J.S. Bach sob a direção de Helena Costa em Gunsbach, Alsácia. Participa nos Cursos Internacionais de Música do Porto na classe do Professor Carlos Cebro realizados no Curso de Música Silva Monteiro, Porto. XXI Cursos Internacionais de Música, Estoril, orientado pela Professora Helena Costa. Curso Internacional Francisco de Andrade, Conservatório Regional de Gaia, classe da Professora Helena Costa. 1990 Cursos Internacionais de Música da costa do Sol, Estoril, classe de Helena Costa.

 

ATIVIDADE DOCENTE

Lecionou nos seguintes estabelecimentos de ensino:

1987/88 Educação Musical do nível básico, Colégio Adventista de Oliveira do Douro. 1991/98 Academia de Música de S. João da Madeira, onde leciona piano aos níveis básico e secundário. Exerce as funções de delegado da disciplina de piano no Conselho Pedagógico da referida escola. Fundador do Concurso de Piano Florinda Santos. 1993/95 Disciplina de Alemão na escola Inglesa de S. João da Madeira. 1996/98 Leciona piano na Academia de Música de Paredes.

 

Funções como pianista acompanhador:

1986/87 Conservatório Regional de Música de Vila Nova de Gaia. 1996/98 Academia de Música de S. João da Madeira. 1998 Universidade de Aveiro. 2003 Acompanhador da Master Class de violoncelo dirigida por Igor Gavrysh, inserida no Festival de Música de Aveiro 2003. 2004 Acompanhador das Master Classes de clarinete dirigidas por Alain Damiens no âmbito dos Mestrados em clarinete no DeCA, Universidade de Aveiro. 2005 Acompanhador da Master Class de clarinete orientada por António Rosa no Conservatório de Música de Aveiro. 2006 Acompanhador da Master Classe de clarinete dirigida por Thomas Friedli no âmbito dos Mestrados em clarinete no DeCA, Universidade de Aveiro. 2008 Colaborador da Orquestra Filarmonia das Beiras 2008/10 Teve a seu cargo todas as classes de canto do Curso da Universidade de Aveiro (licenciatura e mestrado) lecionadas por António Salgado, Isabel Alcobia, Joaquina Ly e Filipa Lã, bem como a classe de violoncelo lecionada por Aliaksandr Znachonak, Mestrado em violino orientado por Valentin Stefanov, classes de flauta de Jorge Correia e Angelina Rodrigues e ainda a classe de finalistas do curso de guitarra do docente Paulo Vaz de Carvalho.

 

Funções como professor de piano:

1991/98 Academia de Música de S. João da Madeira 1996/98 Academia de Música de Paredes

 

PRÉMIOS OBTIDOS

1984 2º Prémio no Concurso Nacional de Piano do Conservatório Calouste Gulbenkian em Braga. 1986 1º Prémio no Concurso de Piano Maria Campina em Faro. Prémio de Interpretação da obra portuguesa, Concurso de Piano Maria Campina, Faro.

 

ACTIVIDADE CONCERTÍSTICA

Além de numerosas audições em que participou desde 1980 como discente do Conservatório de Música do Porto e de diversas atuações em colaboração com outros músicos, vem desenvolvendo atividade pianística tanto a solo como em música de câmara desde 1991, ano em que regressa a Portugal. Tem dedicado especial atenção à Música de Câmara e do seu reportório constam obras com canto, clarinete, flauta, violoncelo, violino, viola de arco, piano a quatro mãos, etc. 1981/2002 Realizou recitais na Casa-Museu Teixeira Lopes, Fórum Picôas, Câmaras Municipais de Viseu, Matosinhos e Santa Maria da Feira, Fundação Calouste Gulbenkian, Ateneu Comercial do Porto, Conservatórios de Braga, Aveiro e Lisboa, tendo ainda participado em programas dos Maestros José Atalaya e António Victorino de Almeida. Apresentou-se regularmente como solista e acompanhador de Lied na R.T.P. 2003 Em abril de 2003 participou em recitais inseridos no Fórum Língua e Cultura Irlandesas patrocinados pela instituição Oideas-Gael em Gleann Cholm Cille, Irlanda e posteriormente no Firth Hall de Sheffield, Reino Unido. 2005 Ao lado de José Augusto Pereira de Sousa apresentou-se em recital organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos enquadrado nas comemorações de Guilhermina Suggia em setembro de 2005. 2006 Em 2006 realizou a gravação em direto para a Antena2 da Sonata de Schostakowitsch para Violoncelo e Piano com o violoncelista Vasco Alves com quem atuou no mesmo ano em recital inserido no Festival de Outono de Aveiro. Recital com José Augusto Pereira de Sousa, Rivoli, Porto, Abril de 2006, interpretando obras de Bach, Beethoven, Brahms e Luiz Costa. 2007 Recital com o violoncelista José Augusto Pereira de Sousa, Junho de 2007, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. Recital com o violoncelista José Augusto Pereira de Sousa, Outubro de 2007, Festival de Outono, Aveiro. 2008 Recital de Canto e Piano com a soprano Isabel Nogueira, Sudhaus, Schwäbisch Hall, Alemanha. Em novembro de 2008 recital com a violinista Maria Gonçalves inserido no I Curso Nacional de Saúde e Bem-Estar para os Músicos organizado pela UA e APMAE. Em dezembro de 2008 recital com o guitarrista António Justiça inserido no Festival de Guitarra de Terra de Santa Maria. 2009 Em maio de 2009, recital com a violinista Maria Gonçalves inserido no Encontro Internacional de Investigação em Performance, PERFORMA, UA, Aveiro com obras de Bartok e Prokofiev. 2010 Recital de Canto e Piano: Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Voz 2010, DeCA, Universidade de Aveiro, organizado pela Prof.ª Doutora Filipa Lã. Recital de Canto e Piano nas 2.as Jornadas de Ciência vocal: A voz cantada, organizadas pela Prof.ª Doutora Filipa Lã. Recital de Canto e Piano na apresentação do Dicionário do Canto Lírico de Leonor Lucena. 2015 Em fevereiro de 2015, Recital de Canto e Piano com a Soprano Filipa Lã inserido na Reunião Geral PLI 2015 da Universidade de Coimbra, Biblioteca Joanina, Coimbra.

Próximos seminarios online

Seminarios de actualización para especializarte junto a los que más saben

Auditoría de Marca

Auditoría de Marca

Taller de práctica profesional: análisis, diagnóstico y programa de marca sobre casos reales

30 horas (aprox.)
1 abril

Relecturas del Diseño

Relecturas del Diseño

Una inmersión en el discurso sobre el diseño para despejar sus nociones más controvertidas: creatividad, innovación, arte, tecnología...

20 horas (aprox.)
1 abril

Branding: Diseñador y Cliente

Branding: Diseñador y Cliente

Tratar con el cliente, hacer presupuestos y planificar las etapas de la creación de una marca

15 horas (aprox.)
1 abril