A ressureição do design físico

Ao contrário de muitas previsões e dos incríveis produtos digitais existentes, os livros físicos não morreram; por motivos semelhantes, o Design físico também não morrerá.

Pablo Torres, autor AutorPablo Torres Seguidores: 9

Marcio Dupont, editor EdiçãoMarcio Dupont Seguidores: 70

Lembro que há alguns poucos anos, quando surgiram as primeiras notícias sobre o surgimento do livro digital, muitos imaginaram a morte do livro físico. Seria o fim das bibliotecas e livrarias, já que qualquer um poderia acessar facilmente acervos de livros na internet ou fazer o download e desfrutar da leitura em um dispositivo móvel, como um tablet ou até no seu celular. Melhor de tudo, toda sua biblioteca seria levada na memória desse dispositivo, ou seja, não seria mais necessário ocupar espaço! Maravilha!

Apesar do mercado de livros digitais crescer sem parar (dados apontam crescimento de 300% em um ano), o que podemos constatar é que o mercado de livros impressos nunca foi tão promissor como agora! Segundo dados publicados pela AAP (Associação Americana de Editores), apesar da crise financeira, a venda de livros aumentou em 13% nos EUA no ano de 2012, movimentando 2,33 bilhões de dólares. Segundo estudos da International Publishers Association (IPA), os EUA permanecerão na primeira colocação de maior mercado de livros do mundo, seguido pela China. O Brasil, que antes figurava entre os 20 primeiros, ficou com a nona colocação mundial!

Nesse sentido, podemos dizer que não há dualidade entre os tipos de livros, mas há complementaridade. Eles não existem para dividir, mas para dar mais opções a quem busca a leitura. O livro físico traz a experiência do toque, os detalhes da impressão e do design gráfico, a experiência da aquisição em um ambiente apropriado; é possível ler o livro físico no ônibus ou no metrô e não correr o risco dele ser roubado. O livro digital não ocupa espaço, está inserido em um aplicativo entre muitos outros do dispositivo eletrônico, ele pode ser animado e ilustrativo, além de também ser possível ler um livro de 700 páginas sem ter que carregar 2 quilos caso fosse um livro físico.

O design viveu por um tempo o mesmo dilema: estaria o design de produtos digitais substituindo o design de objetos? Thomas Rempen, em 1994, chegou a prever que no futuro se faria cada vez menos a configuração do hardware, ou seja, de produtos reais, e sim a configuração de software, de ideias reais e complexas.

Porém, como desfrutar dos maravilhosos produtos digitais sem uma estrutura física por trás deles? Como acessar a internet sem um computador, ou baixar e utilizar aplicativos sem um tablet ou celular? O que seria da experiência de consumo de um produto Apple sem o iPhone ou sem o iOS ou o iTunes? Neste sentido, o design físico não pode ser esquecido e nem menos ser relegado ao segundo plano. O design de objetos e o design de produtos digitais devem coexistir e se complementar, assim como os livros físicos e digitais!

Jean-Noël Kapferer sugere que as empresas redescubram a dimensão física, sem a qual a marca não é nada. Foi isso que fizeram grandes marcas de tecnologia, como Amazon, Microsoft e Google. A Amazon criou o Kindle, um dispositivo próprio para compra e consumo de livros digitais. A Microsoft, sempre conhecida pelos softwares mais populares do mundo, lançou o console XBox para entrar no promissor mercado dos vídeos games. E o Google lançou o Nexus, famoso como «o celular da Google», e o Google Glass, que vem para revolucionar a interação entre usuário-produto digital por meio de um produto físico.

Assim, o design de produtos físicos, que as pessoas veem e tocam, se complementa e se enriquece com o design de produtos digitais, onde acontece a interação e a magia, com o objetivo de criar e levar ao consumidor uma experiência memorável de marca. Da mesma forma que os melhores livros fazem, transformando a nossa visão de mundo e da vida mesma.

Kindle, XBox e Google Glass: produtos interativos fantásticos com suporte de produtos físicos.


Votos:
2

Colabore com a difusão deste artigo traduzindo-o

Traduzir ao espanhol Traduzir ao inglês Traduzir ao intaliano
Código QR para acesso ao artigo A ressureição do design físico

Este artigo não expressa a opinião dos editores e responsáveis de FOROALFA, os quais não assumem qualquer responsabilidade pela sua autoria e natureza. Para reproduzi-lo, a não ser que esteja expressamente indicado, por favor solicitar autorização do autor. Dada a gratuidade deste site e a condição hiper-textual do meio, agradecemos que evite a reprodução total noutros Web sites. Publicado em 28/05/2014

Baixar PDF

Ilustração principal do artigo O Design e o ‘faz-de-contas’
O Design e o ‘faz-de-contas’ Corremos constantemente o risco de cair no conto do Design de 'faz-de-contas'. Mas como podemos nos esquivar deste erro e fazer um design real e efetivo?

Lhe poderiam interessar

Ilustração principal do artigo Esquematismo
Joan Costa, autor Joan Costa Esquematismo Já levo mais de três décadas a trabalhar aprofundadamente na prática, estudo, pesquisa e experimentação de um fenómeno que me fascina: o mundo dos esquemas.
Ilustração principal do artigo Design e vida cotidiana
André Ricard, autor André Ricard Design e vida cotidiana Os designers podem melhorar a qualidade de vida das pessoas projetando objetos de baixa tecnologia onde a forma do objeto facilite a sua função.
Ilustração principal do artigo O design das experiências humanas
Rique Nitzsche, autor Rique Nitzsche O design das experiências humanas O futuro do design está sendo plantado há muitos milhares de anos. Invenção tecnológica é só uma consequência do design da vida.

Próximos seminários on-line

Cursos de atualização para se especializar com os melhores

Estrategia de Marca

Estrategia de Marca

Claves para programar el diseño de símbolos y logotipos de alto rendimiento

20 horas (aprox.)
1 mayo

Tipología de Marcas

Tipología de Marcas

Criterios y herramientas para seleccionar el tipo adecuado al diseñar marcas

15 horas (aprox.)
1 mayo

Branding Corporativo

Branding Corporativo

Cómo planificar, construir y gestionar la marca de empresas e instituciones

20 horas (aprox.)
1 junio